Living Coral: cor Pantone de 2019!

Todo ano a Pantone escolhe uma cor para ser a tendência no design, na moda, marketing e tecnologia. Conheça a Living Coral, a cor de 2019!

Autor: Redação Impacta

Conhecida mundialmente como referência em escala de cores que são tendência, a Pantone revela todos os anos qual será a cor do momento. A empresa tem como principal objetivo ajudar empresas em geral a seguirem o mesmo tom para produtos e serviços. Para 2019, a companhia elegeu o Living Coral como a cor de maior relevância.
As escolhas das cores não são feitas por acaso. Elas são definidas a partir de uma série de estudos, baseados no comportamento da sociedade, de ideias que estão surgindo, do que tem sido criado na moda, no design, na tecnologia, nas indústrias etc. O Living Coral, por exemplo, reflete a vontade de uma vida mais simples, da necessidade de um ano mais leve e feliz.
Fazendo uma retrospectiva, em 2018, a cor escolhida foi a Ultra Violet, que representou o cosmos, a vontade do homem de mais descobertas, do que está por vir — e foi mesmo um ano marcado por momentos como esses. Já em 2017, a cor foi o Greenary, um verde que remete à natureza, traduzindo os anseios de atenção ao meio ambiente.
E, então, que tal saber mais sobre a cor de 2019? Confira a seguir tudo sobre o Living Coral!

Conceito

De acordo com a Pantone, a cor de 2019 está ligada ao calor, à alegria e ao otimismo. A ideia que o Living Coral passa é de conforto, sensação de leveza e de boas vibrações, características tão necessárias no mundo de hoje, que passa constantemente por um turbilhão de acontecimentos e, além de tudo, está se transformando de maneira muito rápida.
O Living Coral, ou coral vivo, tem a missão de encorajar as pessoas a tentar se relacionar umas com as outras — e com o meio em que vivem — de uma forma mais divertida e tranquila. E isso entra também no universo digital, no qual as pessoas passaram a buscar o equilíbrio em suas experiências, se conectando de forma mais humana.
Vale dizer, ainda, que essa cor foi fortemente inspirada na linda e contagiante vibração dos corais marinhos. Paralelo a isso, o coral também foi muito usado nas décadas de 1950 e 1960, em nuances de tom pastel que ditaram moda, design e são lembradas até hoje. Se tornaram, inclusive, símbolo do estilo vintage.

Como usar o Living Coral

A cor definida pela Pantone tem algo bem bacana: é fácil de usar em vários lugares, ambientes e cenários. Nas redes sociais, por exemplo, as fotos tendem a ganhar um tom muito mais alegre, sofisticado e interessante. Já que muitas vezes as cores predominantes nessas plataformas, como o azul, são mais frias.
No design, por exemplo, o Living Coral chega com uma força surpreendente nos lares das pessoas e até mesmo no ambiente corporativo. Esse tom de coral fica cheio de vida em uma sala com outros móveis, sejam eles mais no estilo retrô ou mais puxados para o moderno e futurista.
Aliás, é bom ressaltar que o Living Coral tem como ponto alto uma iluminação própria, que chama atenção em qualquer lugar que esteja. Ou seja, basta um detalhe no canto da sala, no quarto, na cozinha etc. para que a ideia de calma e simplicidade seja transmitida com sucesso.
É interessante checar o que já foi lançado no mercado com essa cor, pois desde o final de 2018 algumas marcas e empresas já tinham a informação da tendência para 2019 e começaram a usar a inspiração nas mais variadas formas possíveis — a moda foi uma delas.

Com o que combinar e onde aplicar

As cores ideais para combinação são: verde-escuro, roxo e azul-marinho. Como o Living Coral tem bastante luz própria, precisa ser complementada com alguns tons profundos para equilibrar a força da cor.
Na hora da aplicação, é importante checar qual mensagem você quer passar. O mais indicado é apostar em detalhes, mesmo se for para que o coral seja a cor principal de todo o conceito.
No marketing, por exemplo, é possível chamar a atenção do cliente investindo no Living Coral apenas em alguns traços do produto ou serviço. Se o objetivo for conquistar e fidelizar o consumidor, vale a pena apostar em um fundo com essa tonalidade e caprichar na imagem que será vinculada às plataformas.
Já nas redes sociais, quanto mais a página tiver pinceladas de coral, mais leve e feliz o leitor se sentirá ao passar os olhos e se deparar com tudo o que está acompanhando. Pode parecer que não, mas essas cores influenciam bastante a construção da imagem de uma marca, principalmente em endereços eletrônicos como sites e blogs.

Exemplos que deram certo

O iPhone XR foi lançado no mercado antes mesmo da divulgação do Living Coral pela Pantone, mas tem a versão exatamente com o mesmo tom. Coincidência ou não, a tendência veio estampada nas opções do celular, que caíram no gosto dos clientes ao redor de todo o mundo.

No universo fashion, o coral também chegou com tudo. Desde as coleções lançadas em meados de 2018, os empresários da moda notaram que essa tonalidade era perfeita para 2019. Afinal, as pessoas estão em busca de leveza, simplicidade e alegria — refletidas nitidamente em uma moda mais enxuta, porém com a mensagem certa a ser passada.
Nos móveis e construções, a cor também mostrou a que veio. Virou tendência rapidamente e foi adotada por grandes marcas, que não pouparam opções para o consumidor escolher e ambientar a sua casa ou local de trabalho com uma cor vibrante e de boas energias. Ou seja, a escolha da Pantone realmente traduz o que a sociedade vive e busca em determinado ano.
Agora que você conheceu mais sobre a influência das cores escolhidas pela Pantone e como elas se relacionam com a comunicação visual, deve ter ideias novas para usar e abusar da cor. É uma questão de soltar a imaginação para aplicá-la em qualquer lugar: na criação de ideias para o design, plataformas tecnológicas e muitos outros. O Living Coral é, sem dúvidas, a cor do ano. Aposte!
Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, compartilhe!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!