Instagram: Como Maximizar o seu Potencial de Marketing!

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas na atualidade, então porque não maximizar seu potencial dentro dela?

Autor: Redação Impacta

Por Adzuna,
Lançada em 2010, em menos de 10 anos o Instagram se tornou uma verdadeira potência global e se juntou ao Twitter e Facebook no panteão das redes sociais. Atualmente, são mais de 400 milhões de usuários ativos mensais e uma média de aproximadamente 80 milhões de fotos postadas diariamente. 
Com o volume que não para de aumentar, se destacar no Instagram não é uma tarefa fácil para a maioria dos perfis e é necessária uma estratégia apurada para maximizar o seu potencial de marketing na rede.
Ao buscar uma interação média por foto acima da média (4,2%) e obter maior visibilidade no seu ramo, seja Instagram pessoal ou profissional, há algumas dicas que podem ser bem úteis.

   Não fique fissurado pelo número de seguidores

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É aquele velho ditado: “É melhor falar para 100 pessoas que te escutam do que falar para 10 mil pessoas que não te escutam.”

É claro que não é preciso levar isso ao pé da letra, pois independente da situação de engajamento é melhor ter 10 mil seguidores do que 100, mas esse ditado serve como uma analogia interessante quando o assunto são os seguidores no Instagram.
A velha tática de “comprar” seguidores e realizar ações como follow e unfollow já estão bem ultrapassadas e manjadas pelo próprio Instagram — que tem utilizado cada vez mais medidas que vão contra essas ações. Em muitos casos, a rede tem até mesmo excluído perfis que insistem em ganhar seguidores através de atalhos que violam as diretrizes do Instagram.
Tanto para perfis profissionais quanto pessoais o número de seguidores não é a única e mais importante métrica para definir a visibilidade da conta.
Em muitos casos, empresas que investem na imagem de outros perfis ao realizar ações de marketing, utilizam softwares que medem o real impacto daquela determinada conta através do engajamento.
Quantas pessoas interagem com os stories? Quantas pessoas visualizam os stories? Quantas pessoas comentam as publicações? Essas são algumas das questões mais relevantes que o indivíduo precisa se perguntar na hora de buscar mais engajamento. O número de seguidores será um reflexo de um trabalho bem feito.
Ao ter engajamento, você saberá que as pessoas realmente se importam com o que você posta. Isso é muito melhor do que ter um mar de seguidores que simplesmente não está nem aí para o conteúdo colocado no ar.

   Defina objetivos

Esse tópico é bem básico e serve para qualquer tipo de perfil. Na hora de pensar em estratégias que vão ajudar a impulsionar a sua conta no Instagram, é fundamental definir o público-alvo e saber exatamente como o Instagram se integra às suas outras redes sociais.
Não é preciso ser nenhum expert em mídias digitais para definir esses objetivos. Há muitos artigos interessantes sobre como identificar o público-alvo, assim como vários outros que identificam como trabalhar o Instagram de maneira diferente do Twitter e Facebook, por exemplo.
Também na hora de definir objetivos, tenha como uma de suas prioridades aumentar paulatinamente o engajamento — e, claro, sem ficar fissurado no número de seguidores.

   Tenha um calendário de conteúdo

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É importante ser uma figura frequente no Instagram e assim, alimentar tanto o feed quanto os stories de maneira constante com conteúdo interessante e informações valiosas para os seguidores. 

Ao criar um calendário de conteúdo, você tem na palma das mãos o que fazer ao longo de toda semana. Dessa maneira, não há o risco de repetir conteúdo que já foi postado anteriormente e o seu perfil não corre a chance de ficar dias sem nada novo para os seguidores.
Outro fato importante é que seguir esse tipo de calendário limita a possibilidade de “flopar” o feed e os stories das pessoas com intermináveis posts.
Fique atento, porém, ao fato de que o calendário de conteúdo não precisa ser necessariamente engessado. Quem trabalha no ramo jornalístico, por exemplo, precisa estar atento às novidades e isso pode derrubar outras pautas que já estavam previamente programadas.
Sendo assim, o calendário de conteúdo serve muito mais como um norte do que necessariamente algo quadrado e totalmente rígido.
Entre as diversas ferramentas disponíveis para Instagram, existem plataformas que disponibilizam calendário de conteúdo. Para quem não está disposto a investir, é possível fazer isso em aplicativos comuns de calendário.

   Tire lições valiosas dos influencers

É verdade que a realidade dos influencers no Instagram é muito diferente do que a da esmagadora maioria dos perfis do Instagram, no entanto, é possível encaixar algumas lições valiosas de alguns deles.
Um exemplo prático é o da Youtuber Alessandra Prado, que tem mais de 200 mil inscritos no YouTube e 1.4 milhões de seguidores no Instagram.
Seus destaques são todos classificados através de capas próprias padronizadas, como Trip, Twitter, Eventos e muito mais. Um perfil trabalhado dessa maneira mostra cuidado e zelo por parte de quem o gere e isso só traz resultados positivos.
Já o da apresentadora Tata Werneck, por exemplo, é muito mais espontâneo e condiz com sua personalidade. Com mais de 4.500 publicações, ela mantém o perfil constantemente atualizado e sem se importar com o politicamente correto.
Tata também trabalha com seus patrocínios de maneira bem natural. Com mais de 37 milhões de seguidores, a apresentadora tem parceria com grandes marcas como English Live, Huggies, Sorriso e tantas outras.

   Lembre-se que potencializar um perfil é trabalho a longo prazo

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Por último, é preciso lembrar sempre que maximizar o seu potencial de marketing no Instagram é um trabalho a longo prazo.

Não é da noite para o dia que você se tornará uma marca desejada para ser divulgada por outras empresas. É preciso comprometimento, disciplina e força de vontade para alimentar o perfil constantemente com bom conteúdo e seguir o planejamento feito ao longo dos meses.
Normalmente o trabalho de impulsionamento de um perfil demora meses ou até mesmo anos e construir uma imagem respeitável no Instagram demanda esforço.
Ao entender que tudo isso se trata de um planejamento longo, você terá mais paciência para trabalhar o perfil a longo prazo e não correr o risco de disparar 50 stories por dia e desistir do processo após uma semana.
Curtiu o post? Deixe seu comentário contado se você já conhecia essas táticas de como maximizar o potencial do seu Instagram ou caso já tenha feito alguma, nos conte se deu certo!
 

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