faceboook

Google Trends 2015: veja o que as pessoas mais pesquisaram no ano

Você sabe o que as pessoas mais pesquisaram em 2015? Quais os assuntos mais pesquisados em cada mês do ano? Confira o Google Trends 2015!

Autor: Rodrigo Cipullo

O Google Trends divulgou recentemente a sua retrospectiva com alguns dos acontecimentos mais marcantes de 2015 e as buscas mais realizadas, sobre esses temas, no Brasil. O ranking varia desde desastres e catástrofes, como Mariana-MG e os atentados em Paris até curiosidades como o viral de “qual a cor do vestido?” e lançamentos de filmes como  o Star Wars VII.

Veja o vídeo do Google Trends 2015:

Quer saber os acontecimentos e o que os brasileiros mais buscaram sobre eles? Confira no artigo abaixo.

A cor do vestido foi um dos assuntos mais pesquisados no Google em 2015

  • Fevereiro – Qual a cor do vestido?

Preto e azul ou branco e dourado? O “famoso” vestido que uns viam de uma cor e outros de outra mexeu com a curiosidade dos brasileiros e gerou 73 mil pesquisas no mês de fevereiro. A brincadeira começou com um casal de escoceses, pediu para a mãe de um deles mostrar uma foto do vestido que iria usar no casamento, desde então a foto se tornou um viral. Os estados que mais buscaram algo relacionado ao tema foram respectivamente Tocantins, Alagoas e Rondônia e as perguntas mais utilizadas, no mundo, foram: “Qual é a cor do vestido?”, “O vestido é branco e dourado?” e “O vestido é azul e preto?”.

  • Abril – Terremoto no Nepal

O terremoto que abalou o país e devastou milhares de cidades e casas, matou cerca de nove mil pessoas e chegou 8,1 na Escala Richter rendeu 85 mil pesquisas de brasileiros no Google. Os estados que mais pesquisaram foram respectivamente Rondônia, Paraíba e Espírito Santo. A pergunta “Como posso ajudar o Nepal?” foi a principal feita em todo o mundo, naquele dia 25 de Abril.

Escândalos de corrupção, como o caso da Petrobras, foram muito buscados no Google em 2015

  • Junho – Corrupção na Petrobrás

As denuncias e escândalos de corrupção na Petrobrás tiveram grande destaque na imprensa brasileira e mundial. No Google não foi diferente, o mês de junho recebeu 52 milhões de pesquisas relacionadas ao tema. Os estados que mais buscaram informações foram Alagoas, Roraima e Rio de Janeiro. As principais perguntas feitas do Brasil foram “Qual foi o escândalo de corrupção na Petrobras?”, “Onde comprar ações da Petrobras?” e “O que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) diz sobre a Petrobras?”.

  • Julho – A morte do Leão Cecil

O leão Cecil que era monitorado, para estudos e pesquisas, pela Universidade e Oxford era um grande atração no Zimbábue e foi  morto por um caçador armado no dia 1 de julho, o caso ganhou repercussão mundial e no Brasil não foi diferente, foram cerca de 32 mil pesquisas em julho. Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul foram quem mais buscaram sobre o tema. O termo “caça” é bastante procurado durante todo o ano, porém com a morte do leão teve um pico gigantesco de buscas. As principais perguntas foram: “Quem matou o leão Cecil?”, “Por que o leão Cecil é famoso?” e “O que aconteceu com o leão Cecil?”.

  • Agosto – A crise migratória

A crise de imigrantes e refugiados do oriente médio para a Europa comoveu o mundo, no Brasil durante o mês de agosto o tema teve mais de 23 mil pesquisas relacionadas. Os estados de São Paulo e Piauí foram os que mais realizaram pesquisas. Como curiosidades os países europeus que mais buscaram temas relacionados foram respectivamente: Macedônia, Portugal e Lituânia.

  • Setembro – A economia brasileira

Com 18 milhões de pesquisas, a crise econômica brasileira foi o grande destaque no mês de setembro.  O assunto, amplo e complexo, foi dividido no ranking por: inflação, com mais buscas em Roraima, Amapá e Tocantins; desemprego, com grande volume de buscas no estado do Acre; economia, com os estados de Minas Gerais e Paraíba concentrando o principal número de buscas e PIB, termo amplamente procurado pelos estados do Paraná e Amapá. Já as principais perguntas feitas sobre inflação no Brasil foram: “o que é inflação?”, “como funciona a inflação?” e “o que é a demanda por inflação”.

  • Outubro – Meu primeiro assédio

O programa da Rede Bandeirantes de Televisão MasterChef Junior Brasil foi ao ar em outubro e mostrou uma competição de culinária entre crianças. Uma das participantes, a menina Valentina Schulz – de 12 anos, foi vitima de ataques virtuais com teor de assedio, as ofensas se concentraram principalmente na rede social Twitter. A reação foi de grande repudio e a ONG Think Olga deu inicio a o movimento a partir da #MeuPrimeiroAssédio, os mulheres de todo país postaram seus relatos. As buscaram chegaram ao impressionante número de 11 milhões de pesquisas e os estados que mais buscaram informações sobre o tema foram Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

  • Novembro – O mês dos desastres

Ataques em Paris – os atentados que ocorreram no dia 13 de novembro, uma sexta-feira, tomaram as atenções do mundo para Paris gerou 897 mil pesquisas. No mundo as principais perguntas sobre Paris foram: “o que aconteceu em Paris?”, “por que o Estado Islâmico atacou Paris?” e “é seguro viajar para Paris?”. Já os estados brasileiros que mais realizaram pesquisas relacionadas foram o Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Desastre em Mariana – um dos piores acidentes ambientais da historia do Brasil rendeu mais de 14 milhões de pesquisas e devastou diversas cidades em três estados brasileiros, os que mais buscaram informações sobre o desastre no Google foram: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, nessa ordem.

Novo filme da saga Star Wars foi um dos temas mais buscados no ano

  • Dezembro – A força despertou

A estreia de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força gerou uma reação mundial, no Brasil o mês de dezembro registrou mais de 155 mil pesquisas relacionadas. Como curiosidade os personagens mais buscados foram: Darth Vader, Princesa Leia e Chewbacca já as principais perguntas foram: “em que ordem devo assistir Star Wars?”, “Quem é Kylo Ren?” e “Luke Skywalker é Kylo Ren?”.
Quer saber mais detalhes e informações das buscas no Google dos principais acontecimentos de 2015? Veja aqui, em detalhes, os resultados do Google Trends para o Brasil e para o mundo.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!