faceboook

Gestão da Tecnologia da Informação tem mercado promissor na área de TI

A graduação em Gestão da Tecnologia da Informação na Impacta tem vantagens que irão fazer a diferença no mercado de trabalho.

Autor: Jéssica Lima

A Tecnologia é uma área repleta de possibilidades. E entendê-la de maneira abrangente é uma das propostas da Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade Impacta.
Nas organizações, de forma geral, pode-se dizer que a área de TI se tornou parte essencial no fluxograma das instituições, com destaque para o gestor da área. Por esse motivo, o curso prepara o aluno para gerenciar os recursos de TI em uma empresa, a partir de técnicas específicas para implementar sistemas informatizados de forma segura para os negócios.
O profissional será capaz de decidir sobre tecnologias adequadas para cada organização, como software, redes de computadores, banco de dados e ferramentas para segurança da informação, a fim de melhorar o desemprenho de cada setor da empresa.

gestao-da-tecnologia

Diferenciais do curso na Impacta

A Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação na Impacta tem vantagens que irão fazer a diferença no mercado de trabalho. Entre elas, 70% da carga horária dentro de laboratório, incentivo à criação do próprio projeto e o aprendizado de Gestão de Projetos, que utiliza conceitos e melhores práticas do PMI – Project Management Institute.

Sobre o curso

A Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação te preparara para ser um profissional completo na administração de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. O curso tem como objetivo habilitar o aluno para o cenário real de gestão e liderança em tecnologia, garantindo o preparo para enfrentar desafios e criar soluções de problemas, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Mas como aprender a gerir a TI?

Por meio de uma série de conhecimentos e disciplinas planejadas. Como o profissional vai atuar na gestão, o enfoque é menos voltado para ferramentas tecnológicas, sistemas, programas, aplicativos e bancos de dados.
É preciso possuir uma base sólida na gestão de pessoas, processos e recursos. Isso porque caberá ao gestor de TI, dentro das organizações, contribuir para a formação de recursos humanos capazes de elaborar, conduzir, participar e/ou executar projetos, programas e atividades de implantação da tecnologia da informação, com qualidade e segurança.
Entre as disciplinas do curso, incluem:
– Sistemas integrados de gestão;
– Inteligência de negócios;
– Gestão estratégica de pessoas;
– Gestão da qualidade.

Mercado de trabalho

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, é difícil imaginar uma empresa que não precise dela. Por esse motivo, nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação tem se mostrado um dos mais aquecidos e promissores no Brasil.
O Gestor de Tecnologia da Informação é um dos profissionais mais disputados da área de TI. Empresas de diversos segmentos, desde a área financeira até no ramo da saúde, públicas ou privadas, precisam deste profissional para liderar suas equipes com eficiência e otimizar os processos.
Entre os cargos em que este profissional pode atuar, estão:
– Gestor em Tecnologia de Informação;
– Gerente de Projetos de Sistemas de Informação;
– Assistente em Qualidade e Segurança de Informação;
– Consultor em Sistemas de Informação.
gestao-da-tecnologia
Já entre as atividades executadas, podemos citar:
– Identificar com qualidade as informações necessárias para execução dos processos de uma empresa;
– Identificar e estruturar os dados necessários para a obtenção das informações utilizadas nos processos de uma empresa;
– Estruturar os dados necessários para os processos de decisões gerenciais;
– Avaliar custo-benefício dos sistemas de informação utilizados nas empresas;
– Planejar e implementar sistemas de informação;
– Gerenciar sistemas implantados;
– Acompanhar e definir rotinas;
– Compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação das tecnologias da informação, buscando reduzi-los.

Quanta ganha um Gestor de Tecnologia da Informação?

Por ser um profissional valorizado, os salários são muito atraentes, com uma média de R$ 8,5 mil em alguns segmentos, segundo pesquisa realizada pela Catho.

Este curso é para mim?

Espera-se que o aluno egresso no curso de Gestor de Tecnologia da Informação tenha um perfil analítico e crítico. Assim como, certo conhecimento para sustentar decisões financeiras, operacionais, mercadológicas e tecnológicas.
Quem investir na carreira de Tecnologia da Informação deve saber que as chances de sucessos são imensas. Tanto pela já consolidação da carreira no mercado, quanto pela carência de mão de obra qualificada.

Dica

Se antigamente o gestor de TI era conhecido como o “cara da informática” e era o profissional procurado pela equipe quando a internet caia ou a impressora parava de funcionar, hoje o gerente de TI explora e aperfeiçoa as tecnologias, fazendo a conexão entre a ferramenta e a estratégia de negócios. Então, mais do que conhecimento das tecnologias, o profissional precisa de uma formação que lhe permita ter visão de negócios e o planejamento de ações estratégicas.
Se você se interessa pela área, agora é o momento! Acesse e conheça a Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e torne-se um líder na área de TI.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!