Por que existe a falta de profissionais no Marketing Digital?

Existem muitos motivos sobre a falta de profissionais na área de Marketing Digital, sendo uma delas as faculdades estarem atrasadas em relação a web.(...)

Autor: Redação Impacta

Por Felipe Morais,
O mercado de comunicação e Marketing Digital é, sem a menor dúvida, um dos que mais crescem no Brasil. Diversos fatores têm levando os anunciantes a repensar o papel da web em suas estratégias de marketing: o fato de mais de 75 milhões de pessoas estarem na web; da Classe C representar 52% dos acessos no Brasil e estar altamente valorizada pelas marcas devido a seu alto poder de compra.
Além disso, os jovens estarem cada vez mais conectados; de passarmos mais tempo na frente do PC do que da TV, além da popularização da banda larga no país.
Para as marcas que trabalham bem o canal, e hoje temos várias delas, os retornos tem sido de ótimo para excelentes. Vendas- tanto online ou offline- e conhecimento de marca aumentam; pessoas falam melhor das marcas nas Mídias Sociais- o que melhora a reputação de marca- e o relacionamento com cliente melhora.
Qual é a principal  conseqüência disso tudo? O aumento dos lucros da empresa.
Ainda estamos engatinhando na web: nem todas as marcas viram seu potencial e sabem como trabalhá-lo, mas a evolução nesses últimos 3 anos é enorme. Citemos um exemplo: o Fiat Mio um case de interação, relacionamento e inovação. O carro foi desenhado colaborativamente, sem pensar em suas vendas diretas.
Aliás, ele nem será vendido. Entretanto o ganho em base de dados de clientes é impressionante. O case prova que as pessoas querem falar, se expor, saber o que está acontecendo, opinar, interagir, indicar… Se não fosse assim, o Facebook seria apenas um site para arrumar namorada em Harvard.
Com todo esse crescimento, o mercado está cada dia mais aquecido. Os anunciantes estão mudando o posicionamento em relação ao meio digital e também montando departamentos internos exclusivamente para atendê-lo e trabalhar em parceria com as agências digitais.
Esse é um movimento crescente que não tem data para acabar, mas como sempre, nem tudo é o mundo perfeito.
Quem trabalha na área, assim como eu, sabe o quanto as agências estão contratando, ou melhor, querendo contratar. Por mais que haja muita demanda, não há profissionais qualificados.
E porque isso? Primeiro porque as faculdades estão atrasadas. Elas investem pesado em mídia online na época de vestibular, mas seus  cursos de Comunicação, Publicidade, Marketing e Propaganda não ensinam sobre web. A questão é: por que?
Como disse no começo desse texto, os jovens estão cada vez mais conectados e ai vivemos um grande paradoxo. As faculdades tem como público-alvo jovens de 17 a 19 anos, heavy users de Internet (isso sem falar do mobile, games, blogs…).
O que tem acontecido é que muitos jovens estão chegando ao mercado com a visão de que sabem tudo de web porque conseguem baixar um filme no Torrent, tem 2.000 amigos no Facebook ou porque fizeram um vídeo no YouTube que conta com 10 mil visualizações. Mas o que esses sabem de estratégias digitais, comportamento do consumidor, compra de banner em home de portal, aplicativos para iPhone, arquitetura de informação ou design estratégico? Nada! E onde deveriam aprender? Na faculdade, mas isto não acontece.
Universidades tem aberto cursos de curta e média duração voltado ao mercado digital. Não é difícil ver esses cursos lotados ou tendo uma “sessão extra” porque a procura foi grande. Algumas, tem cursos de pós graduação em marketing digital, mas é necessário que o aluno passe 4 anos sem aprender nada de estratégia para chegar em uma pós e tentar entender alguma coisa.
Uma pós parte do princípio de “especialização” em que presume-se que o aluno já tem conhecimento e quer aprofundar. Mas nem sempre isso ocorre.
Eu dou aula de planejamento na Pós de Marketing Digital da Faculdade IMPACTA de Tecnologia, em São Paulo, e tenho visto um pessoal bem motivado com o crescimento da web. Eles querem fazer a diferença e estão crescendo no mercado por talento, vontade e porque correm atrás. Isso é válido, mas ainda reforço: é necessário ter base para que o sucesso profissional venha mais rápido!
Quando veremos as faculdades saírem do marasmo e olharem para um futuro que começou “ontem”?
*Felipe Morais (@plannerfelipe) é especialista em planejamento estratégico digital e professor da Pós Graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta
 

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