Entrevista Online: Como se preparar?

Confira 7 Dicas para se preparar para a Entrevista Online! Com as Empresas realizando Processos Seletivos Virtuais, é preciso se preparar ao ambiente. (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Em tempos de distanciamento social uma prática, que já acontecia com algumas áreas e profissionais, vem ganhando espaço nas empresas: a Entrevista Online.

Acontece que, mesmo com os impactos e a transformação que a pandemia do coronavírus causou no mercado, alguns setores viram aumentar a demanda de serviço e estão em fase de contratação – como é o caso da área de Tecnologia que cresceu na quarentena.

Porém, como a preocupação com o isolamento ainda é fundamental, muitos RHs e empresas de recrutamento e seleção tiveram que se adaptar ao novo cenário e passaram a realizar todos os processos à distância – com a ajuda da tecnologia, é claro.

Além de evitar e deslocamento e o contato físico, como indicam as autoridades de saúde para o momento, a Entrevista Online traz benefícios para recrutadores e candidatos como:

  • Economia de tempo e de recursos

Sem gastos com transporte e alimentação, o profissional não precisa mais dedicar meio período do seu dia para participar da entrevista de emprego. Já a empresa torna o processo mais rápido e dinâmico, podendo conversar com diversos candidatos sem precisar reserva espaços no ambiente de trabalho.

  • Autonomia e familiaridade com o online

O trabalho remoto deve se tornar uma prática cada vez mais comum no mercado, com muitas empresas mantendo o cenário que foi adaptado ao momento de isolamento. Isso porque, além da maior segurança com a saúde, o formato tem se mostrado econômico e eficiente para muitos negócios.  

Com isso, os recrutadores também já consideram nas entrevistas online a familiaridade e autonomia dos candidatos para atuação no regime de home office. Saber utilizar as ferramentas digitais e manter o compromisso com o cenário de trabalho à distância são pontos que devem ser analisados na entrevista virtual.

Sem contar essas vantagens que o cenário digital proporciona, o processo de entrevista online é bem similar ao presencial, exigindo preparação do profissional. Porém, algumas “dicas extras” para esse novo ambiente podem fazer a diferença na hora da avaliação.

Pensando nisso, preparamos a nossa lista para te ajudar a se dar bem e no processo seletivo digital e garantir o emprego que você merece. Confira!

7 Dicas para se preparar para a Entrevista Online

Não é porque você não precisa se deslocar de casa até a empresa que a entrevista online não exija preparação do candidato. Aliás, muito pelo contrário, já que no formato é importante estar atento a pontos que nem sempre estamos acostumados. Vamos ver as dicas?

1 – Não se atrase:

Por mais que pareça contraditório falar em atraso sem sair de casa, estar atento ao horário é um dos pontos mais importantes para a entrevista online.

Acontece que muitas vezes o candidato esquece de  levar em conta o tempo necessário para sua preparação e realização dos testes necessários, gerando correria e até certos imprevistos indesejados.

2 – Estude a empresa

Essa dica é válida para qualquer tipo de entrevista de emprego, mas o ambiente digital facilita a vida do candidato. O ideal é já conhecer um pouco da empresa e da vaga assim que se candidata, mas após o convite para a entrevista isso se torna obrigação do profissional.

Pesquise sobre a organização para entender a sua atuação, seus valores e história. Vale checar também as redes sociais da empresa e conhecer os profissionais por meio do LinkedIN.

Assim, além de estar alinhado com o que a vaga oferece, você demostra ao recrutador que está interessado na oportunidade de trabalhar na empresa.

3 – Conheça e teste as ferramentas online

Outro fator importante na preparação para a entrevista online é testar a conexão da internet e as ferramentas utilizadas no processo. Atualmente a maioria dos recrutadores opta por utilizar programas de chamada de vídeo como Google Hangouts, Skype ou Zoom, porém há casos de uso até mesmo de Whatsapp.

Portanto, é fundamental testar com antecedência o uso da ferramenta indicada pela empresa. Vale fazer uma chamada com um amigo para saber se áudio, vídeo e conexão funcionam bem.

Caso ocorra algum problema, você deve avisar ao recrutador com antecedência para encontrarem uma alternativa adequada para realizar a entrevista sem atrasos.

carreira_estilo_vida

4 – Prepare-se para mostrar o rosto

Como falamos acima, muitas empresas optam por realizar as entrevistas online por meio de chamadas de vídeo. Assim, o recrutador pode conversar de uma forma mais similar ao presencial, analisando pontos como postura e comunicação corporal.

Portanto, o candidato também deve considerar que será visto. Por mais que algumas áreas atualmente valorizem menos questões visuais, não é legal aparecer em uma entrevista como se estivesse acabado de sair da cama, não é mesmo? Estar com uma roupa adequada e uma boa aparência demonstra profissionalismo e interesse.

5 – Escolha um local adequado

Assim como a aparência do candidato é importante na entrevista online, o local também. Além de evitar demonstrar um ambiente desorganizado ao recrutador, escolher um ambiente adequado vai te ajudar a fazer a entrevista com mais tranquilidade.

Escolha um local que ofereça uma boa conexão, seja silencioso e te deixe confortável. Em muitas casas essa tarefa pode ser um tanto quanto desafiadora, mas com preparação e avisando aos demais moradores é possível encontrar um cantinho ideal. Outra dica é evitar locais muito escuros e desligar aparelhos como TV  e sons.

6 – Evite distrações

Essa dica vale tanto para o ambiente de realização da entrevista quanto para o ambiente online. Para garantir que não será interrompido ou distraído durante o processo seletivo online a dica é deixar tudo desligado ou no modo avião. No aparelho utilizado para a conversa com a empresa, deixe apenas a ferramenta aberta.

Já no cenário físico, além de desligar os aparelhos que possam gerar ruídos, vale avisar todo mundo de casa sobre o horário da entrevista para que ninguém resolva bater um bolo nessa hora, não é mesmo?

7 – Faça um “colinha”

Outra vantagem que o candidato recebe com a entrevista online é poder preparar algumas “colas” para a hora da conversa. Você pode deixar anotado, por exemplo, alguns dos pontos que você gostaria de destacar ao se apresentar.

Outra opção é deixar separado os links para um portfólio ou para trabalhos de referência que você possa compartilhar durante a entrevista. Vale deixar ao alcance das mãos uma caneta e um bloco de notas para não esquecer nada!

Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a conquistar um bom emprego. Boa sorte!

E aí, já participou de uma entrevista online? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!