Dart: a Linguagem de Programação que quer substituir o Java

A maioria dos aplicativos no sistema Android utiliza o Java como base. Porém, o Google quer mudar isso com a linguagem de programação Dart. Saiba mais (...)

Autor: Bruno Saes

Atualmente a grande maioria dos aplicativos desenvolvidos para o sistema Android – exceto para alguns games – utiliza a linguagem Java. Porém, o Google quer mudar esse cenário e vem trabalhando, desde 2011, em uma nova linguagem de programação para web e apps, chamada de Dart.

A novidade agora é que o Dart foi apresentado durante um congresso pelo engenheiro do Google, Eric Seidel. A aplicação no sistema operacional Android foi batizada de Sky e tem o objetivo de criar apps mais rápidos e responsivos, rodando mais leves e estáveis.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do Sky que mostra aplicações criadas em Dart

Na apresentação do Sky – que está disponível para download na Play Store – a aplicação rodou a 60Hz, ou 60 frames por segundo, constantes, mas a ideia é chegar a 120Hz sem causar demora na tempo de carregamento de frames ou na atualização da tela do smartphone ou tablet. Isso é possível, pois o framework Sky não interfere na interface do usuário – UI, continuando rápida e responsiva, mesmo que o app fique lento.

Além de mais agilidade, a linguagem Dart é diretamente ligada à web, sendo descrita como se os apps criados com base nela funcionassem como sites, já que a maior parte dos códigos ficaria hospedada na rede. Isso facilitaria a vida de desenvolvedores, que podem usar o servidor HTTP para inserir dados e atualizações no aplicativo mesmo depois de instaladas no dispositivo do usuário. A grande desvantagem dessa integração com a internet é que as aplicações podem não funcionar em ambiente offline.

Vale lembrar que o Sky e o Dart ainda estão em fase de testes e aprimoramentos, mas o projeto é open source – código aberto – e você pode acompanhar ou colaborar no Github.

Linguagem de programação dart é aposta do Google para substituir o Java

Que tal aprender a desenvolver apps para Android e se preparar para o Dart?

Com o curso Android Developer da Impacta você aprende, através de APIs de desenvolvimento open source como a API Android, as ferramentas, recursos e habilidades básicas necessárias para criar aplicações para smartphones e tablets.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!