faceboook

Curso Técnico: O que é e quem são os Profissionais?

O Curso Técnico é uma Ótima Opção para quem Busca Formação Rápida para o Mercado de Trabalho. Confira o Artigo Completo e Saiba quem São os Profissionais (...)

Autor: Redação Impacta

00Os profissionais de nível técnico, que são formados em um Curso Técnico, são muito procurados no mercado de trabalho. Afinal, a escassez de mão de obra qualificada em diversos setores só vem aumentando, além de surgirem demandas em novas áreas com o avanço tecnológico.

Portanto, se engana quem acha que fazer uma Graduação é a única opção de formação para quem está saindo do ensino médio e quer construir uma carreira de sucesso. 

Com aulas focadas na prática e na preparação para o trabalho, os Cursos Técnicos são uma ótima opção para quem busca a rápida entrada no mercado de tecnologia, por exemplo. 

Mas você sabe o que e como são os Cursos Técnicos? Ou conhece as opções de formação na modalidade? Para esclarecer tudo e apontar quem são os profissionais de nível técnico, preparamos esse artigo especial. Confira!

O que é um Curso Técnico?

A ideia de que a única opção para dar continuidade aos estudos é entrando em uma faculdade ainda é muito comum entre alunos do ensino médio e recém-formados. Mas se você chegou até aqui, já sabe que isso não é verdade.

Nesse cenário, outra confusão recorrente é a que acontece entre os cursos de graduação Tecnólogo e os Cursos Técnicos, que são modalidades diferentes mas ambas boas opções para quem procura formação profissional mais rápida.

Para ficar mais claro, os Cursos Técnicos são uma categoria específica do sistema de ensino no Brasil que têm o objetivo de capacitar alunos para o mercado de trabalho.

Diferentemente de um curso tecnólogo de Ensino Superior, o curso técnico pode ser feito por alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio, podendo cursar ambos ao mesmo tempo. Sempre com foco em disciplinas práticas para determinada atividade do setor produtivo.

Os cursos técnicos estão divididos em 3 categorias:

Curso Técnico Integrado

Nessa modalidade o aluno começa o Curso Técnico logo após a conclusão do Ensino Fundamental ou após o primeiro ano do Ensino Médio. 

A partir do segundo ano, o estudante tem aulas das disciplinas regulares integradas às matérias práticas do curso técnico no eixo tecnológico escolhido (veremos quais são as 13 opções de eixos logo mais). 

Tudo em uma única instituição de ensino, e garantindo o certificado de conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico aos alunos aprovados.

Curso Técnico Concomitante

Assim como o Curso Técnico Integrado, nessa modalidade o aluno assiste às aulas do Ensino Médio em paralelo ao Curso Técnico, porém nesse caso de forma separada e com a obrigação de já ter concluído o primeiro ano. 

É possível estudar em instituições separadas e/ou em períodos diferentes, como fazer o ensino médio de manhã e o curso técnico a noite, por exemplo. 

Com o diploma de formação do ensino médio, o formando aprovado no curso técnico também terá dois certificados!

Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente

Nesse caso, o Curso Técnico pode ser feito por quem já concluiu todo o Ensino Médio e não tem limite de idade aos participantes. 

Com formação mais rápida do que uma graduação, geralmente de 1 ano e meio a 2 anos, é uma ótima opção para quem procura começar uma carreira ou recolocação no mercado de trabalho.

 

Eixos Tecnológicos: Quais as opções de Cursos Técnicos?

De acordo com o catálogo do Pronatec do MEC, atualmente no Brasil são reconhecidos mais de 185 opções de cursos técnicos, que estão divididos em 13 áreas de atuação, sendo chamadas de Eixos Tecnológicos.

Veja quais são:

  1. Ambiente e Saúde
    Ex: Técnico em Enfermagem
     
  2. Controle e Processos Industriais
    Ex: Técnico em Eletrônica e Técnico em Mecatrônica
  3. Desenvolvimento Educacional e Social
    Ex: Técnico em Biblioteca
  4. Gestão e Negócios
    Ex: Técnico em Contabilidade
  5. Informação e Comunicação
    Ex: Técnico em Telecomunicações e Técnico em Informática
  6. Infraestrutura
    Ex: Técnico Aeroportuário
  7. Militar
    Ex: Técnico em Equipamento de Engenharia
  8. Produção Alimentícia
    Ex: Técnico em Confeitaria
  9. Produção Cultural e Design
    Ex: Técnico em Artes Visuais
  10. Produção Industrial
    Ex: Técnico em Biocombustíveis
  11. Recursos Naturais
    Ex: Técnico em Agropecuária
  12. Segurança
    Ex: Técnico em Segurança  do Trabalho
  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer
    Ex: Técnico em Eventos 

curso_tecnico_ensinoPor que fazer um Curso Técnico?

Você já deve ter ouvido que “a vida é feita de escolhas”, não é mesmo? Por mais sufocante que essa frase possa significar aos mais indecisos, a verdade é que estamos sempre escolhendo quais caminhos seguir. E na nossa carreira isso não é diferente.

Nesse sentido, uma das escolhas mais difíceis na vida acontece ao sair da escola (ou até antes disso) para optar como e em qual área do mercado de trabalho deseja se especializar. 

Acontece que muitas vezes nessa hora o Ensino Técnico é visto como um opção de menor valor e que não vai garantir bons salários, mas a realidade é outra. 

Com alta demanda no mercado brasileiro, os Profissionais de Nível Técnico devem se manter com espaço por um bom tempo, acompanhando a evolução tecnológica e garantindo boas remunerações.

Veja mais 4 motivos para fazer um Curso Técnico:

  1. Agiliza a entrada no mercado de trabalho

Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para que os jovens busquem o primeiro emprego. Com uma qualificação técnica, é mais provável que o estudante comece a trabalhar mais cedo.

  1. Menor custo de investimento

A educação técnica é uma alternativa mais fácil, rápida e barata, que proporciona aos estudantes as habilidades práticas e os conhecimentos específicos que eles precisam para crescer profissionalmente.

  1. Contato direto com a prática profissional

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

  1. Base para uma carreira ainda mais completa

Além de ser uma ótima base para quem deseja se tornar um servidor público concursado, o Ensino técnico também pode ser sucedido por uma graduação e, posteriormente, por uma especialização em determinada área, unindo as habilidades práticas da atuação com os conhecimentos gerenciais.

Entendeu como os cursos técnicos abrem portas para o mercado de trabalho e uma carreira de sucesso? Quer conhecer mais sobre essas opções? A Impacta tem Cursos focadas no eixo de tecnologia, comunicação e processos industriais: Conheça aqui!

Não esqueça de deixar seu comentário nos contando se o conteúdo foi útil para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!