Confira as principais diferenças entre marketing digital e tradicional
Conheça as principais diferenças entre o marketing digital e o tradicional e saiba utilizar as melhores estratégias para o seu negócio. Veja aqui!(...)
Autor: Redação Impacta
Embora existam enormes diferenças entre o marketing digital e o tradicional, é possível atingir ambos universos ao mesmo tempo através de um bom posicionamento de marca e uma campanha de sucesso. Para isso, é preciso que os dois mantenham um diálogo na busca pelos resultados esperados.
Entretanto, dependendo do tipo de campanha que se pretende fazer e qual tipo de público busca-se atingir, é interessante escolher, entre as duas estratégias de marketing, aquela que trará maior ROI – retorno sobre o investimento – para a empresa.
Para você entender melhor como funciona cada meio, vamos listar aqui alguns temas que diferenciam o marketing digital do tradicional. Confira!
Interatividade com o público
Uma das maiores qualidades do marketing digital é a capacidade de interação com o público. Diferentemente de um outdoor ou um anúncio de jornal ou revista, em que não é possível saber exatamente qual é a reação do consumidor ao lê-los, a divulgação virtual gera uma resposta em tempo real.
Na internet todos têm voz e liberdade para produzir seu próprio conteúdo, e, com isso, as pessoas ficam mais à vontade para criticar, elogiar ou tirar dúvidas sobre determinado serviço ou produto. Dessa forma, é imprescindível que as marcas vejam o que está sendo dito online e saibam como responder a estes usuários. Abre-se, assim, um canal direto de comunicação com o consumidor na busca de atender suas necessidades e anseios. A interação dos clientes e com os clientes é um ponto fundamental para que se consiga analisar e medir o alcance das campanhas, e, consequentemente, da empresa no mercado.
Mensuração dos resultados no marketing digital x tradicional
A mensuração no marketing tradicional acontece de forma muito diferente no digital. Podemos calcular o índice de audiência que um determinado comercial obteve na TV, por exemplo. Já nas redes sociais, podemos contabilizar os compartilhamentos de um post, quantas pessoas o curtiram, quantas visualizaram (e inclusive se visualizaram todo o anúncio, se for em vídeo, ou apenas metade, etc.) e quantas reações positivas e negativas o anúncio causou.
Existem ótimas ferramentas para facilitar a análise dos resultados online, como é o caso do Google Analytics e do Universal Analytics. Com o leque disponível de métricas voltado para as mídias online e sua resposta instantânea, é necessário agir de forma rápida e estar sempre inovando na hora de produzir conteúdos.
Segmentação voltada para melhor atingir o público-alvo
Toda campanha tem um público-alvo. Para que a informação chegue até o consumidor de forma eficiente, é preciso definir antes qual é o perfil se almeja atingir. Não dá para vender absorventes falando com o público masculino, por exemplo, uma vez que são as mulheres que irão verdadeiramente compreender os benefícios do que está sendo anunciado.
Nas mídias tradicionais, embora a linguagem seja voltada ao público feminino, você não controla quem irá visualizar a informação. Isso já não acontece no meio online. As mídias sociais oferecem a possibilidade de segmentação por idade, região, faixa etária e interesses, fazendo com que o seu anúncio chegue apenas para aquelas pessoas que você gostaria que vissem seu produto.
Preços de investimento diferentes
Outra grande diferença entre a comunicação do marketing digital e o tradicional é o preço. Os custos de veiculação de comerciais, de impressão para revistas e jornais ou colocação de outdoors são geralmente muito mais altos que os links patrocinados e os anúncios online.
Na mídia tradicional, muitos fatores influenciam no orçamento: faca de corte, material para impressão, tamanho, cores, aplicação especial, etc. Na internet, o preço é muito mais flexível, pois você consegue analisar com precisão o quanto está disposto a investir para alcançar suas metas de receita, independentemente do formato escolhido para o anúncio.
Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.
Que bom que gostou, Paulo. Acompanhe sempre o Blog Impacta e veja mais dicas e novidades da área: http://www.impacta.com.br/blog/category/marketing-digital/. Conheça também nossos cursos de Marketing Digital e prepare-se para ter um 2016 ainda melhor!
Gostei muito desta postagem. Aprendi um pouco mais sobre o assunto.
Gostei muito da abordagem deste assunto.