faceboook

Como escolher a pós-graduação mais adequada para sua carreira?

Como escolher a pós-graduação mais adequada para sua carreira? - Faculdade Impacta de Tecnologia

Autor: Rogério Ramalho

Muitos profissionais que concluíram o ensino superior há alguns anos e estão ativos no mercado de trabalho desejam dar um up em suas carreiras. O objetivo dessas pessoas é ter um cargo reconhecido e ganhar um salário melhor, já que, geralmente, elas são as principais responsáveis pela renda da família.

Mas, nesse mercado cada vez mais competitivo, é preciso diferenciar-se com conhecimento e aptidões técnicas. Durante muitos anos, ter um diploma universitário era sinal de mérito absoluto: por meio dele, se conseguiam os melhores empregos e salários, além de uma boa colocação profissional.

Hoje, os tempos são outros. A graduação, abrangente por natureza, tornou-se porta de entrada para outras etapas, como um estudo mais específico, minucioso e direcionado. E é aí que entra a pós-graduação como um dos melhores caminhos para quem deseja ampliar suas possibilidades profissionais.

Para ajudar nesse momento, vamos dar algumas dicas sobre como escolher uma pós-graduação de qualidade. Confira!

O papel da pós-graduação

Por um lado, a graduação oferece uma visão geral sobre as áreas de atuação. Já a especialização, por outro, vem para atender à exigência de aprimoramento dos conhecimentos específicos, sendo muito mais interessante para o mercado de trabalho.

Hoje, aqueles que contam com um curso de especialização no currículo têm mais chances de obter êxito na profissão. Porém, vivemos tempos concorridos e, na busca pelo sucesso profissional, quem deseja se destacar precisa investir em um bom curso para alavancar sua carreira.

Os passos necessários para encontrar o melhor curso

Encontre o timing certo

Antes de começar a procurar pela pós-graduação ideal, é importante se questionar se essa é a hora certa. Você tem tempo disponível para voltar a estudar?

Sabemos que qualquer estudo toma tempo em nossa rotina. Quando estamos envolvidos em outros projetos profissionais (ou até familiares e pessoais), precisamos analisar tudo cuidadosamente antes de assumir novos compromissos.

Defina seu perfil profissional

Novos desafios vão surgindo no mercado de trabalho e precisamos nos atualizar para acompanhar as mudanças. Fazer uma pós-graduação é uma forma de buscar conhecimento e desenvolvimento de carreira.

Isso porque o curso possibilita complementar a visão generalista que o estudante adquire na graduação com conhecimentos técnicos mais específicos. Mas é preciso entender seu perfil profissional.

As opções de pós-graduação oferecidas pelas instituições de ensino são divididas em stricto sensu e lato sensu. Os primeiros são voltados à academia e à pesquisa: os mestrados e doutorados.

Já os cursos lato sensu são aqueles direcionados à atuação profissional. Especialização, aperfeiçoamento e MBAs (que, no inglês, significam Master in Business Administration), destinados à administração de empresas, são alguns dos exemplos.

Entenda sua área de atuação

Quem quer seguir uma carreira de pesquisador e se tornar professor pode optar pelo stricto sensu. Mas vale ressaltar que, por mais que essa opção tenha reconhecimento de mercado, geralmente ela não é uma modalidade muito prática, voltada para a capacitação de profissionais. Seu objetivo é o fomento da produção de um conhecimento mais teórico.

Já para aqueles que procuram adquirir competências voltadas às atividades do mercado, é recomendável escolher os cursos lato sensu. Eles são um diferencial que empresas procuram e, quanto mais focados naquilo que o mercado exige, melhor.

Além de elevar suas chances de ser promovido ou ganhar um aumento salarial, esse tipo de especialização pode ser uma forma de se diferenciar no mercado e obter qualificação para disputar por melhores oportunidades.

Foque em seus objetivos de carreira

Cursar uma pós-graduação abre portas e significa investir em seu próprio conhecimento. Mas é preciso ter objetivos claros e definidos. Procure entender o que você quer e por quê. Imagine-se daqui a alguns anos. Antes de escolher sua pós ideal, faça essas reflexões e busque o autoconhecimento.

Coloque no papel suas competências e habilidades, além dos pontos fracos e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Mapeie o caminho que vai levar você até seus objetivos.

Assim, ficará mais fácil encontrar uma especialização que seja alinhada à sua carreira. Ao definir os objetivos, você pode focar na busca pelos cursos, instituições e modalidades de ensino adequados.

Pesquise sobre as instituições

Procure por instituições que contém docentes atuantes no mercado de trabalho. Assim, você recebe toda a abordagem teórica focada no desempenho profissional e acaba aprendendo com quem sabe fazer. Além disso, é preciso ficar atento à credibilidade do local.

Escolha cursos que atendam à demanda do momento e mostrem as mudanças ou novas concepções das profissões. Outro ponto a ser avaliado na hora de decidir pela instituição é sua bagagem e o networking que ela pode proporcionar a você.

A especialização traz um conhecimento bastante significativo, mas não serve apenas para isso. Conviver com profissionais que trazem experiências diferentes da sua pode proporcionar uma visão ampliada das peculiaridades do mercado.

O networking também contribui para que sejam encontradas soluções diferentes para problemas comuns de sua área. E o mais importante: o coloca em contato com pessoas que podem ajudá-lo futuramente.

Busque por instituições que ofereçam isso — utilize o tempo que for necessário na pesquisa por tais informações. Avalie se as opções disponíveis vão atender às suas expectativas.

Saiba como escolher uma pós-graduação

Embora o número de pós-graduados no Brasil ainda esteja aquém em relação aos países desenvolvidos, existem muitos cursos disponíveis. Então, busque pelo máximo de informações que conseguir.

Achou uma especialização interessante? Pesquise-a a fundo. Analise sua grade curricular, mande um e-mail para o coordenador e tente descobrir quem são os professores.

Uma pós-graduação prepara você ainda mais para o mercado de trabalho e pode mudar seu futuro. Por isso, evite opções desvalorizadas ou instituições completamente desconhecidas.

Um bom curso é aquele que passa credibilidade. Avalie se não é melhor investir um pouco mais e garantir um diploma reconhecido do que gastar menos e correr o risco de perder tempo ou dinheiro.

A Faculdade Impacta é uma instituição com know-how de mais de 15 anos e 98% de alunos entrando no mercado após os cursos. São especializações com certificação, qualidade de ensino, metodologia diferenciada e tecnologia de ponta.

Além disso, oferecemos um excelente custo-benefício e uma ótima localização. Agora que você já sabe como escolher uma pós-graduação de qualidade, entre em contato conosco e saiba mais informações!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!