faceboook

Como desenvolver espírito de liderança

Uma das qualidades que o mercado de trabalho brasileiro mais necessita é o espírito de liderança. Saiba como desenvolvê-lo e inspire pessoas e times.(...)

Autor: Redação Impacta

O espírito de liderança é hoje tratado como um dos principais fatores de sucesso nas organizações. O Brasil, no entanto, está sofrendo com a falta de líderes.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, o Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking que analisou 94 países, principalmente pelo histórico de deficiência na educação, na infraestrutura e na formação de pessoas qualificadasLiderança envolve influenciar e inspirar pessoas para alcançarem um objetivo comum.

Neste cenário, para ter sucesso é preciso desenvolver o espírito de liderança

 Veja abaixo quatro maneiras para desenvolver esta competência:

1. Conheça a organização 

Você só poderá ser um bom líder se souber se adaptar à empresa e às pessoas com as quais está trabalhando.

É de extrema importância que o líder conheça e esteja alinhado com a missão, visão e valores da empresa, tendo o que os recrutadores chamam de “brilho nos olhos”. Esse alinhamento facilitará a gestão, a tomada de decisões e contribuirá de forma significativa para influenciar os liderados na busca dos objetivos traçados.

Como líder você deve fazer com que cada colaborador tenha esse alinhamento.

2. Saiba que os desafios são a chave para o espírito de liderança 

Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças e desenvolvimento, e os profissionais hoje trabalham de forma extremamente colaborativa e buscando ativamente realizar projetos que agreguem valor.

Caso você não estimule os seus colaboradores eles irão ficar desanimados e nunca irão atingir o potencial que poderiam entregar.

A melhor forma de desafiar os seus colaboradores e estimular o espírito de liderança é através da elaboração de metas, que devem ser no modelo SMART, ou seja, as metas devem ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal (em inglês, Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Based, ou SMART).

É muito importante que as metas sejam desafiadoras, porém, que estejam dentro das possibilidades de ser atingidas através de um bom plano e execução.

3. Adapte-se

Ken Blanchard, um dos gurus da liderança, diz que o minuto mais importante é aquele que você passa com o seu time e que se você não gosta de gente deve voltar a ser um colaborador individual, pois liderar tem a ver com equipe.

Visto que liderar tem a ver com equipe, o líder tem que entender que cada membro da equipe tem as suas particularidades e que estas precisam ser respeitadas e trabalhadas.

Uma maneira de descobrir isso é realizando seções de feedback em intervalos regulares, talvez até mesmo criando um programa de desenvolvimento individual, mapeando junto com o colaborador os pontos fortes e as características que devem ser trabalhadas.

Desta forma o colaborador se sentirá respeitado, valorizado e cada vez mais comprometido com a liderança e a organização.

4. Treine a sua equipe 

O treinamento da equipe é um dos principais fatores para ter uma equipe com espírito de liderança. E sai muito mais barato treinar a sua equipe do que perder bons profissionais e ter que contratar pessoas externas que levam, em média, cerca de um ano para começar a desenvolver o seu pleno potencial na empresa.

Determine um percentual do orçamento para treinar o seu time e foque os treinamentos baseado no desejo de crescimento do colaborador na empresa e das necessidades do cargo.

Agora é colocar em prática as dicas e treinar a sua habilidade de liderar, podendo se tornar um gerente ou até mesmo um CIO. Deixe seu comentário!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!