Como calcular a Média do ENEM? Descubra tudo aqui!

Você já sabe como calcular a Média do ENEM? Saber a sua Nota é fundamental para garantir a entrada nas Faculdades e em Programas como ProUni, Fies e (...)

Autor: Redação Impacta

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal porta de entrada de alunos em instituições de Ensino Superior no Brasil, somando quase 6 milhões de inscrições apenas na edição de 2020.

 

Com a realização afetada pela pandemia do Covid-19, a prova foi adiada e ganhou a novidade da opção de exame online, que ainda não permite a inscrição de treineiros. 

 

Portanto, quem optou pela prova impressa fará nos dias 17 e 24 de janeiro, já quem escolheu a versão digital terá os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para concluir o exame. 

 

O que continua igual – e fundamental aos alunos – é a importância de se preparar bem para ter um bom resultado na prova. Em algumas faculdades, como aqui na Impacta, a nota do ENEM garante a entrada no curso sem precisar fazer outra prova. 

 

Além disso, ir bem no Exame é essencial para quem deseja participar de programas como ProUni, FIES e SiSu. Seja qual for a porta de entrada que optar, você terá que calcular a média do ENEM. Mas como fazer isso?  

 

É isso que veremos a seguir para que você calcule a sua nota e comece a vida acadêmica com tudo!

 

O que é a Média do ENEM?

Antes de saber como calcular sua nota, é preciso entender que existem dois tipos de médias no ENEM: a média simples e a média por peso. É importante saber como calcular essas duas variáveis da sua nota porque há usos diferentes para ambas. 

 

A média simples, por exemplo, é usada para determinar a nota mínima para dispensar a prova de vestibular em algumas faculdades, além de servir de base para garantir acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Financiamento Estudantil.

 

Nos dois programas, além dos pré-requisitos de renda e perfil social, é preciso ter no mínimo 450 pontos de média simples no ENEM, sem poder zerar na redação.

 

Já a média por peso pode ser utilizada como critério de instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), permitindo exigir notas maiores ou menores em determinadas áreas de conhecimento. 

 

No último caso é fundamental se atentar as regras de cada universidade na hora de se candidatar com a sua nota do ENEM.

 

Ok, mas e como calcular? Vamos ver a seguir!

 

media_enemComo como calcular a Média do ENEM

 

  • Média Simples

 

Para calcular a sua média simples, também chamada de média aritmética, basta somar a pontuação das suas notas nas cinco provas do Enem e depois dividi-la por cinco. 

 

Nesse cálculo – simples – as notas de cada área de conhecimento têm o mesmo valor, sendo elas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

 

Vale lembrar que as notas de cada área variam de 0 a 1.000 pontos e as provas são avaliadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. 

 

Vamos ver um exemplo de um candidato para calcular a média do ENEM?

 

Matemática: 447,2

Linguagens e Códigos: 649,4

Ciências da Natureza: 875,4

Ciências Humanas: 775,1

Redação: 850

 

O cálculo seria:

447,2 +  649,4 +  875,4 + 775,1 + 850 = 3.597,1 

Depois,  3.597,1 ÷ 5 = 719,42

Média Simples do candidato: 719,42

 

  • Média por pesos

 

Já a média ponderada é calculada quando precisamos atribuir pesos diferentes para os valores que compõem um cálculo. Portanto, para calcular essa média do ENEM, o candidato precisa saber qual é o peso que determinada instituição de ensino atribui a cada área.

 

Algumas universidades participantes do SiSU podem considerar pesos diferentes para cada prova. Vamos ver o exemplo da Faculdade X:

 

Matemática: Peso 2,00

Linguagens e Códigos: Peso 2,00

Ciências da Natureza: 3,00

Ciências Humanas: 1,00

Redação: peso 2,00

 

Sendo assim, para se calcular a média é preciso primeiro multiplicar o valor da nota pelo seu peso, para assim somar os resultados e depois dividir por 10. Vamos voltar ao exemplo, mas agora usando os pesos definidos acima, para ficar mais claro.

 

O cálculo seria:

(447,2 x 2) + ( 649,4 x 2) + (875,4 x 3) + (775,1 x 1) + (850 x 2) =
894,4  +  1298,8  +  2.626,2  +  775,1  +  1700 = 7.294,5

Depois, 7.294,5 ÷ 10 = 729,45

Média por Peso do candidato na Faculdade X: 729,45

 

Como podemos reparar nos dois exemplos, a média por peso fica um pouco maior o que poderia beneficiar o candidato em alguma instituição específica do seu interesse.

 

Agora que já sabemos como calcular a sua média do ENEM, basta focar nos estudos para arrebentar na prova e garantir a sua entrada na faculdade dos seus sonhos. 

 

O nosso Manual do ENEM pode te ajudar a saber como se preparar da melhor maneira, organizar os estudos e se dar bem na hora da prova! Confira e baixe gratuitamente CLICANDO AQUI.

 

Boa sorte e bons estudos!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!