faceboook

Cargos em alta no mercado de trabalho

Apesar da crise e da falta de empregos em algumas áreas, outros setores possuem cargos em alta no mercado de trabalho. Veja quais são:

Autor: Redação Impacta

A época é de crise, mas existem áreas que o número de vagas de trabalho no mercado não diminuiu. Claro, não estamos falando que há oportunidades em todos setores, mas há sim um bom número de cargos em alta em 2016. Em qualquer guia salarial, essas carreiras acabam se destacando especialmente por aliar bom número de vagas com salário competitivo.

Para quem está pensando em mudar de carreira, talvez a escolha de uma dessas alternativas seja a melhor maneira de entrar com o pé direito na vida nova. Já para quem está qualificado em uma dessas áreas, a boa notícia é que agora é o melhor momento para conseguir uma colocação ainda melhor ou, ainda, garantir um salário mais atrativo.

Listamos abaixo algumas das carreiras que estão em alta na atualidade e que figuram entre os itens mais procurados pelos profissionais de recrutamento e seleção. Portanto, tome nota das principais oportunidades disponíveis, boa pesquisa e boa sorte.

Com crise, mercado financeiro se destaca

Sempre que há uma crise instalada, a procura por pessoas especializadas no mercado financeiro cresce e no momento atual não tem sido diferente. Os setores de exportação, as indústrias farmacêutica e de beleza e a área de tecnologia estão entre os que tem maior demanda por mão de obra na atualidade.

Aqueles profissionais especializados em planejamento e gestão financeira, que tenham habilidade em negociação e estejam focados em trazer melhores resultados para a sua companhia levam muita vantagem nesse momento.

Se você é da área, vale a pena sondar as alternativas de vagas no mercado e conferir se o seu salário atual está condizente com a média de um guia salarial. Para quem acabou de se formar em uma área correlata e está em dúvidas sobre que caminho seguir, a hora é perfeita para se especializar em áreas como controladoria e gestão.

Procura-se: profissionais de recrutamento e seleção 

O setor energético, as indústrias farmacêuticas e as startups de tecnologia, ao menos por enquanto, são as empresas que parecem estar sofrendo menos com o período de crise.

Nesses ambientes de trabalho as contratações seguem em alta e, com tantos profissionais disponíveis no mercado, falta pessoal para encontrar os melhores em cada setor.

Nesse cenário se destacam os profissionais de Recursos Humanos, que tem visto o número de oportunidades de contratação aumentarem. Funções de coordenação, especialista e analista são muito desejadas. Um bom modelo de currículo, nível de inglês acima da média, olhar estratégico e proatividade são algumas das características que podem fazer com que você se destaque, caso esse seja o perfil de vaga que você está procurando.

Carreiras jurídicas com oportunidades

Outra área que vive um bom momento, com oportunidades acima da média, é a carreira jurídica. Aqueles que são especializados em Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Civil e Compliances certamente não terão do que reclamar no que diz respeito às oportunidades disponíveis no momento.

Algumas características a serem aperfeiçoadas são o nível de inglês visão de longo prazo e perfil comercial. Há um número maior de vagas para candidatos recém-formados ou com poucos anos de experiência, o que torna essa carreira uma boa aposta em longo prazo. Aqueles que estiverem melhor preparados agora, poderão pleitear bons salários no setor nos próximos dois anos.

Setor de Tecnologia tem cargos em alta no mercado de trabalho

Setor de tecnologia segue em alta

Procure em qualquer guia de pesquisa salarial: as vagas do setor de tecnologia são, provavelmente, as que pagam mais e as que têm o maior número de oportunidade já há alguns anos. Isso se deve, especialmente, à força do setor e, principalmente, à falta de mão de obra qualificada no país em número suficiente para atender toda a demanda.

Empresas de internet, companhias de desenvolvimento de software e startups estão entre as instituições que mais contratam profissionais desses setores na atualidade. Programadores e engenheiros de big data, assim como analistas de informação, têm em seu campo um vasto leque de possibilidades para se destacar nos próximos anos.

Interior do Brasil: oportunidades na área de saúde

Se nas grandes cidades a disputa por vagas nas áreas de medicina e enfermagem é extremamente acirrada, em cidades menores no interior do Brasil, em muitos casos, há menos candidatos do que oportunidades para serem preenchidas. Portanto, isso acende uma luz verde para aqueles que desejam tentar a sorte longe dos grandes centros.

Pediatras, geriatras, ginecologistas e médicos do trabalho levam vantagem por ter um número maior de oportunidade. Entretanto, outras especializações não ficam tão atrás, valendo a pena pesquisar com carinho as oportunidades que surgem em cidades com menos de 200 mil habitantes.

Quem trabalha com equipamentos médicos também pode se beneficiar de um possível aumento do número de profissionais em cidades menores, uma vez que esses municípios precisarão investir para se modernizar.

Agronegócios em franca expansão de profissionalização

Por fim, a última das áreas que anda carente de mão de obra nos processos de recrutamento e seleção é o setor de agronegócios. Nos últimos anos, houve uma série de investimentos das indústrias visando profissionalizar e preparar melhor os engenheiros e analistas que trabalham ligados diretamente ao desenvolvimento dos negócios no campo.

Contudo, o ritmo de formação de profissionais não acompanhou a demanda e o resultado é um grande número de posições-chave que ainda não encontram pessoas suficientemente qualificadas para atender a todas as necessidades. Os setores voltados para a produção de alimentos seguem sendo os mais disputados e, por conta disso, também são aqueles que remuneram melhor os profissionais envolvidos.

Fonte: Conteúdo publicado em parceria com Robert Half.

2 Comentários

  1. marcos disse:

    Bem interessante esta relação, tava vendo outra lista também pra tomar umas decisões https://beduka.com/blog/profissoes/profissoes-mais-bem-pagas-brasil/

  2. Paula disse:

    Com a melhora da economia alguns setores tendem a se destacar mais, alguns deles são os setores imobiliário, construção civil, etc… Cargos como corretor de imóveis poderiam entrar também nesssa lista: https://educaescola.com.br/carreiras/o-que-faz-um-corretor-de-imoveis

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!