faceboook

Big Data e sua relação com as ferramentas de BI

Em um cenário no qual a Business Intelligence já dominou o mercado, Big Data vem ganhando cada vez mais atenção e valorizando as ferramentas de BI.(...)

Autor: Redação Impacta

Em um cenário mundial no qual a Business Intelligence (BI) já dominou o mercado, Big Data vem ganhando cada vez mais atenção e valorizando ainda mais as ferramentas de BI.

Através das ferramentas de Business Intelligence, é possível reunir dados e explorar eficientemente as informações das corporações, mantendo a competitividade da empresa. Graças a isso, além do BI, Big Data ganha ainda mais força e solidez no mercado. Isso porque eles são conceitos diferentes, mas complementares.

Justamente para o bom planejamento estratégico de uma empresa, o BI vem sendo amplamente aplicado, para oferecer informações mais precisas e qualitativas, como resultado da análise de dados, oferecendo mais rapidez e inteligência empresarial na hora da tomada de decisões pelos gestores. Quer entender mais sobre o assunto? Confira o nosso post!

Qual a relação entre Big Data e Business Intelligence?

Enquanto o BI analisa dados que já estão consolidados, o Big Data age de uma forma mais abrangente e com maior dinamismo. Como permite uma análise de dados não-estruturados muito grande e complexa, o Big Data consegue aumentar a relevância e a eficácia do Business Intelligence para a empresa em questão.

Ou seja, na prática, o Big Data nada mais é do que uma evolução do BI, que, com suas ferramentas, torna todo o processamento das informações mais confiável, eficiente e prático.

Qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence?

Embora complementares, Big Data e BI são diferentes e possuem objetivos distintos dentro de uma organização. Na maioria dos casos, ambos trabalham em conjunto, para melhor analisar e otimizar os dados.

Business Intelligence tem mais foco na coleta, transformação, organização e disponibilidade dos dados estruturados, para que seja tomada uma decisão, o que permite uma análise rápida de dados, sem gerar quaisquer problemas para as organizações. Além disso, o BI fornece tendências e ideias aos seus gestores, que, a partir dessas informações, conseguem criar diretrizes mais eficazes para o alcance de resultados empresariais mais eficientes.

Já o Big Data é mais voltado para o processamento de dados em geral para a busca de informações. O diferencial dele é conseguir lidar com um grande volume de dados, em tempo hábil, fazendo com que as empresas que o adotam tenham maiores vantagens competitivas.

Big Data vem ganhando cada vez mais atenção e valorizando ainda mais as ferramentas

Big Data e Business Intelligence na prática empresarial

Para a implementação de uma solução de Big Data na empresa, é preciso que os desenvolvedores tenham também uma boa maturidade em BI a fim de que tudo funcione corretamente na prática.

Isso é necessário, pois é um sistema bastante complexo e exige experiência do responsável em soluções que envolvam a análise de dados. Por isso, a empresa terceirizada que implanta o sistema de Big Data em uma organização sem ter experiência prévia em assuntos empresariais costuma fracassar.

Enquanto isso, o BI trata de dados já conhecidos e de concepções sobre a empresa. Ambos têm a sua importância e podem trabalhar maravilhosamente bem juntos, desde que bem implantados por uma equipe eficiente, agregando valor e fazendo com que a empresa contratante alcance resultados ainda mais satisfatórios em seus negócios.

E então, ainda tem dúvidas sobre essa dupla? Deixe um comentário!

Prepare-se para o futuro:

pos_bi

Para formar profissionais capazes de projetar, implementar e gerenciar sistemas e tecnologias que usam dados de fontes internas e externas, a pós-graduação em Business Intelligence com Big Data da Impacta oferece, além das aulas teóricas,  aulas em laboratórios com softwares fornecidos por parceiros como EMC e SAS.

Quer saber mais sobre o curso? Entre em contato com um consultor através do atendimento online, clicando aqui!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!