faceboook

AutoCad e treinamentos – como convertê-los em uma equipe de sucesso

Há muito tempo diversas empresas desenvolvem projetos de arquitetura e engenharia através do software AutoCad, que está sempre precisando de treinamento.(...)

Autor: Redação Impacta

Há muito tempo diversas empresas desenvolvem projetos de arquitetura e engenharia através do software AutoCad. O carro-chefe da Autodesk surgiu em 1982 e através de suas atualizações quase anuais, em pouco tempo estabeleceu-se como o programa mais utilizado para projetos e desenhos técnicos entre todos os softwares CAD.
Por conta desse monopólio e de suas constantes atualizações, os profissionais que utilizam AutoCad (também chamados de “cadistas”) sempre precisaram de treinamento constante. E como qualquer tipo de treinamento para funcionários, especializar cadistas representa um grande investimento por parte das empresas.
Saber como otimizar esse investimento e garantir um time de cadistas plenamente preparado e atualizado é um desafio que não pode ser desprezado pelas empresas. Seja uma equipe de funcionários fixos ou freelancers, ter um time de profissionais de excelência pode ser crucial para o portfólio e posicionamento da empresa, e consequente, para seu sucesso e destaque no mercado.
Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como montar e manter uma equipe de alto nível que traga retorno sobre qualquer investimento em treinamento e preparação:

  • Hoje em dia muitas empresas contam com provas de conhecimentos gerais ou específicos em seus processos seletivos. Inserir uma “prova” de AutoCad na entrevista pode ser uma boa ferramenta para afunilar quem de fato tem domínio sobre a ferramenta.

Uma prova rápida (pense que, provavelmente, haverá outras entrevistas em sequência) que se transforme em uma mais específica em uma segunda etapa do processo seletivo, pode ajudar a selecionar os melhores cadistas disponíveis no mercado.

  • Manter contatos sólidos é um conselho válido em qualquer área. Um bom e amplo “network” pode ser sua salvação em alguns momentos. No caso de empresas que utilizem profissionais de AutoCAD; necessidade de “contratações relâmpago”, prazos apertados que demandem aumento de mão de obra freelancer ou grandes projetos surgidos inesperadamente podem ser episódios facilmente contornados através de um “network” eficiente, que possa indicar bons freelancers, staffs completos ou mesmo profissionais que estejam em busca de um novo emprego.
  • No passado, muitas equipes de AutoCad eram treinadas por seus próprios gestores. Isso é algo cada vez mais raro, exatamente por ser relativamente complicado. Quanto mais genérica e neutra for a especialização de um cadista, menor será o risco de se criar maus hábitos na utilização do software pelos funcionários. É fato que algumas versões do AutoCad costumam ser “pesadas” e lentas em alguns computadores, e quanto mais correto for o uso, mais otimizadas elas serão. Contar com centros de treinamento que ofereçam cursos específicos, com instrutores preparados, que tenham vivência no segmento e domínio do software pode ser um grande diferencial na formação de seus funcionários. Além disso, um bom relacionamento com empresas especializadas em treinamento pode se converter em parcerias produtivas e uma boa ferramenta de divulgação e posicionamento de sua empresa.
  •  Em um mundo globalizado e informatizado, é cada vez maior o numero de funcionários em empresas de um modo geral que trabalham, frequentemente, a partir de casa. O chamado “home office” traz benefícios desde conforto e ganhos em concentração por parte do funcionário até economias generalizadas por parte da empresa. O cadista conta com um diferencial relevante nesse sentido, e que pode – e deve – ser aproveitado por seus empregadores; a licença dupla da Autodesk. Ao contrário das licenças de uso de software da maioria das outras empresas, a Autodesk disponibiliza licenças duplas na venda de boa parte de seus produtos, entre eles, o AutoCad.  Dessa forma, é possível instalar o programa em um computador corporativo e um pessoal, por exemplo, oferecendo ao funcionário a possibilidade de utilizá-lo em casa, e impactando o mínimo possível sua produtividade.

Somando-se tudo isso, fica claro que uma equipe de cadistas de excelência pode ser montada em qualquer lugar. Basta investir de forma inteligente e preocupar-se em buscar resultados positivos. Eles certamente virão até você.
Curtiu o post? deixe se comentário nos contando se achou o conteúdo relevante ou caso tenha ficado alguma dúvida!
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!