As tendências de design para Web em 2014

Termos como Web Design Responsivo, Flat Design, Interação e Web Multiplataforma dominaram a rede, com objetivo de evoluir a web.

Autor: Redação Impacta

2013 foi um ano de muita evolução na web. Com a alavancada dos smartphones, Smart TVs e outros equipamentos que fazem parte da Internet das Coisas, foram acrescentados inúmeros itens ao check-list dos profissionais de projetos digitais. Termos como Web Design Responsivo, Flat Design, Interação e Web Multiplataforma dominaram a rede em sites especializados, fóruns e blogs, todos com um único objetivo: evoluir a web com performance, acessibilidade, focando na experiência do usuário com uma navegação e usabilidade mais rica.

  • Flat Design

No ano passado, o Flat Design invadiu o mercado, tirando a complexidade e peso das formas e deu espaço a elementos simples, interfaces limpas, focando principalmente no que realmente interessa:  o conteúdo. Para o ano de 2014, simplicidade continua sendo  a palavra-chave para o design na web. Já passou a hora dos experimentos. Com o estabelecimento das tendências, chegou a hora de colocar tudo em prática de uma forma mais sólida. Já vimos a simplificação da identidade visual de grandes empresas em 2013, como Yahoo, American Airlines, Motorola e Youtube, que nos mostram o caminho simples, claro e objetivo que o design está seguindo.

  • Tipografia

Realmente 2013 foi o ano da tipografia na web. Novas possibilidades e recursos facilitaram a vida dos designers, como as novas técnicas do CSS3 e disponibilidade de web fonts como o Google Fonts. Presenciamos inúmeros sites usando e abusando das fontes como nunca havíamos visto antes. Com isso, a tipografia passou a ter um papel fundamental na web.

  • Design Responsivo e Multiplataforma

Marcar presença no maior número de canais de comunicação possível, com uma experiência que satisfaça os usuários, já não é um luxo e sim uma obrigação. Com as novas possibilidades do HTML5, com certeza interagiremos com um número maior de sites responsivos, sites otimizados para mobile e prontos para qualquer plataforma.

  • Acessibilidade

Se a tecnologia avançou e se popularizou, o aumento de usuários não foi diferente. Hoje, desenvolver um site para web significa atingir um maior número de usuários que possam navegar, usufruir e interagir com o conteúdo, independente de qualquer tipo de necessidade especial. Em 2014 presenciaremos a acessibilidade com mais peso e maturidade.

Com certeza cada projeto é único. Tendências vêm para  ajudar, mas não necessariamente são de aplicação obrigatória.

Esteja atento ao decidir optar por elas. Analise cuidadosamente se ela será a solução certa para o trabalho envolvido. Tendências vêm com o intuito de transformar, mas passam tão rápido quanto chegam – o Design para Web é uma das áreas que mais evoluem. Portanto, estar conectado e atualizado é fundamental para o web designer.

Curtiu o post? Deixe nos comentários se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

1 Comentário

  1. André Luiz Ribeiro disse:

    Muito bom conteúdo, importante material para quem quer esta atualizado com as novas tendência!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!