Aprenda como se preparar e estudar para o Enem em 5 passos

O que muitos jovens brasileiros que terminam o ensino médio têm em comum? O Enem! O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje uma das provas mais importantes (...)

Autor: Rogério Ramalho

O que muitos jovens brasileiros que terminam o ensino médio têm em comum? O Enem! O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje uma das provas mais importantes para se ingressar na faculdade e em diversos cursos e carreiras, como a área da Tecnologia, por exemplo. Por isso, é importante saber como estudar para o Enem.
São quatro provas em que caem assuntos para testar seus conhecimentos e habilidades, no formato de múltipla escolha. Cada parte tem 45 questões, sem contar a redação. Vale ressaltar que a nota do Enem é aceita em diversas instituições do país inteiro!
Que tal se destacar e conseguir um ótimo desempenho, garantindo, quem sabe, até mesmo uma vaga naquela universidade que você tanto deseja?
Vem ver 5 passos e dicas sobre como estudar para o Enem!

1. Organize sua rotina de estudos

Para começar com o pé direito, o primeiro passo é organizar uma rotina de estudos. Sem ela, talvez você se perca entre os assuntos, além de não ter ideia de como anda seu próprio ritmo e sequência de matérias. Reflita sobre quais são os horários disponíveis que você tem para estudar, outros para praticar e ainda uma pausa de descanso.
Com uma boa rotina de estudos você não se cansa demais, nem perde a concentração. Outra dica bacana é revezar os assuntos. Se hoje você estudou muitos tópicos relacionados a Ciências Humanas, no outro dia vá fundo em Linguagens e por aí vai, até dedicar tempo igual para todas as áreas. Depois foque no que tem mais dificuldade!
Isto também é interessante para movimentar os estudos. Por exemplo: durante os primeiros dias você lê em casa. Depois, se reúne com os amigos para tirar dúvidas, aí volta para a escola e faz mais exercícios. Percebe como isso é uma rotina de estudos que nunca deixa seus dias chatos ou muito pesados?

2. Defina metas de estudo

Outra dica muito interessante é definir metas de estudo. Isso porque, avançando calmamente e com muita atenção no que se é aprendido, fica mais fácil assimilar o conteúdo. Tente deixar sempre bem claro onde e de que forma você pretende chegar, por exemplo: quer saber mais sobre Matemática? Divida os conteúdos por dias e horários disponíveis para estudar.
Você verá que pouco a pouco vai melhorando naquilo que sente mais dificuldade, além de apenas reforçar o que já sabe superbem. Com metas de estudo bem definidas você também consegue focar no que realmente é importante e necessário, não deixando nenhum assunto passar. Ponha tudo em uma agenda ou post-its, e vá seguindo diariamente aquele plano.
Aí é só fazer uma análise ao fim daquela meta e checar quanto tempo você levou para, de fato, alcançar o resultado esperado, se esse caminho realmente ajudou você a aprender mais, o que pode ser melhorado e onde a meta realmente não funcionou. Com isso, você vai poder elaborar novas metas que sejam eficazes e ajudem na rotina de estudos.

3. Escolha ferramentas de estudo

Você se dá melhor estudando em dispositivos móveis, como um tablet, ou prefere mesmo um computador de mesa? E os livros e cadernos? É essencial que você se sinta bem à vontade com as ferramentas de estudo, pois só assim conseguirá aprender de um jeito mais natural, da forma que mais se sente atraído e que, principalmente, gosta mais.
Lembre-se de que o importante é que você assimile todos os conteúdos, não importa a forma que escolher estudar. Sabe aquelas videoaulas no YouTube? Pois é, elas também são uma excelente ferramenta de estudos e tem gente que aprende bastante assim, enquanto outras pessoas simplesmente não conseguem entender muito bem. Normal!

4. Resolva provas anteriores

É muito comum durante as aulas do Ensino Médio os professores passarem testes de provas anteriores do Enem como exercício. Use isso a seu favor e tente resolver todas as questões, não importa quanto tempo levar. Não se esqueça de que, entendendo e conhecendo mais o estilo da prova, as chances de tudo sair bem no dia decisivo aumentam bastante.
Tenha, pelo menos, uns dois modelos de ex-Enems, para realmente ficar por dentro da linguagem usada, o nível de dificuldade e até o tempo que leva para resolver toda a prova. Isso vai ajudar bastante você! Outra ideia é se testar e tentar resolver uma prova no mesmo tempo em que a oficial acontece, que são 5 horas.
Não deixe de fora a redação, combinado? É bom fazer vários tipos de redação, até de anos bem anteriores, pois escrever bem nunca é demais e uma nota alta nessa prova pode trazer um ótimo resultado para você!

5. Revise com frequência os assuntos estudados

Não acumule estudo! Deixar para depois uma revisão ou reforço naquilo que foi dado em sala de aula é se auto prejudicar, sabia? Quanto mais acumulado estiverem seus estudos, mais difícil vai ser lembrar do que o professor disse, quais dicas ele deu, além de detalhes importantes que precisam ser assimilados ao máximo.
Um ótimo caminho a seguir é estudar sempre depois das aulas. Pegue o conteúdo abordado naquele dia e reforce em casa, com muita leitura e exercícios. Vale também trocar informações com um colega, com o intuito de aprender de um jeito até mais dinâmico e bacana, já que estudar a dois ou em grupo é uma possibilidade de aprofundar assuntos!
Quer mais uma dica? Pense em criar encontros de estudo a cada fim de módulo, capítulo ou bimestre. Você consegue estimular a si mesmo e aos outros estudantes que precisam de um empurrãozinho para não se perder em meio ao que é aprendido diariamente.
Consegue perceber como esses passos são dicas incríveis para que você saiba como estudar para o Enem e não tenha dificuldade em aprender e assimilar todos os conteúdos? Experimente esse plano de estudos e invista em si mesmo. Lembre-se de que o resultado das provas depende apenas de você e do quanto se dedicou a este projeto para seu futuro!

Gostou do texto? Então saiba tudo para se preparar para o ENEM com esse Manual gratuito:

[rock-convert-cta id=”2754″]

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!