faceboook

Alunos da Faculdade Impacta estão entre os vencedores do Hackathon Mit Insights

Os alunos da Faculdade Impacta se destacaram e conquistaram o 3.º lugar com o projeto rentSplit, que trabalha com aluguéis compartilhados.

Autor: Jéssica Lima

Nos dias 14 e 15 de novembro, aconteceu na cidade de São Paulo o Hackathon Mit Insights, criado pela ABRAMIT (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário e Tecnologia), que desafiou profissionais e estudantes de TI, comunicação e design a criar soluções digitais para o mercado imobiliário, que sofre com processos desestruturados e ineficientes.
Mais uma vez, o nosso aluno Augusto Bondança, do curso de Sistemas de Informação, e Emerson Silva, ex-aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se destacaram e conquistaram o 3.º lugar com o projeto rentSplit, que trabalha com aluguéis compartilhados.
A inspiração
Com a ideia de tornar a jornada do consumidor mais satisfatória, o projeto criado por Augusto, Emerson e equipe teve como inspiração as repúblicas, onde as pessoas alugam quartos e dividem o valor do aluguel com outro morador, opção mais barata para quem precisa economizar.
Apesar das vantagens que a república oferece, muitos ficam desamparados quando o colega de quarto deixa o local inesperadamente e, assim, têm que arcar com o valor do aluguel sozinhos, fator que também se reflete no mercado imobiliário, em que a falta do pagamento pode gerar um despejo para o inquilino.
 
A solução
Para solucionar o problema, foi criada a rentSplit, plataforma que trabalha em parceria com imobiliárias, em que o objetivo é evitar que as pessoas sofram durante o processo de alugar imóvel, dividir aluguel ou vender o imóvel parado.
Funciona assim: o usuário estará logado no aplicativo e escolherá o imóvel desejado. Ao clicar na imagem da propriedade, ele poderá ter informações mais detalhadas e saber se outro usuário já fez uma solicitação naquele mesmo imóvel para poder dividir o aluguel. Caso o interessado tenha pessoas conhecidas que queiram dividir o quarto, basta seguir este mesmo processo e enviar o convite para elas.
O aplicativo ainda facilita o pagamento do aluguel, pois há uma opção para gerar boleto, além de mostrar o histórico de pagamentos, que alerta aqueles que estão atrasados.
Já o contrato de aluguel é gerado no sistema e cada pessoa que está alugando é responsável por si mesma, ou seja, se alguém decidir sair do imóvel no período em que o contrato está vigente, será gerada uma multa que deverá ser paga ao dono do local. Vale ressaltar que o valor do aluguel dos outros inquilinos não será alterado.
No período em que a vaga estiver disponível no imóvel, a rentSplit terá 30 dias para trabalhar com o seu serviço de social intelligence, que mapeia toda a base de dados de cadastros e verifica se existe outro usuário com as mesmas características de perfil que o antigo inquilino. Assim, é feito um match com a vaga no imóvel disponível.
Este dashboard, desenvolvido especialmente para imobiliárias, coleta dados em tempo real, mostrando os últimos contratos gerados pela plataforma. Nele também é possível acompanhar o processo de locação.
Faculdade Impacta
Atitude Impacta
Nós, da Faculdade Impacta, ficamos muito felizes e satisfeitos com as conquistas de nossos alunos. É gratificante saber que estão utilizando a tecnologia e o aprendizado que recebem em sala de aula para fazer transformações em nossa sociedade. Parabéns a todos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!