faceboook

Aluno da Faculdade Impacta vence pela 2ª vez o Bluehack, o Hackathon da IBM

Solução apresentada visa levar confiança ao consumidor sobre os produtos derivados do agronegócio.

Autor: Jéssica Lima

Solução apresentada visa levar confiança ao consumidor sobre os produtos derivados do agronegócio. Saiba mais

Nos dias 25 e 26 de março, aconteceu na cidade de São Paulo o Bluehack, Hackathon da IBM, que reuniu mais de 700 pessoas ligadas à tecnologia em busca de novas ideias que solucionem diferentes problemas da sociedade.
A Faculdade Impacta, mais uma vez, foi destaque durante o evento: o aluno Júlio Cesar dos Santos, da graduação de Sistemas de Informação, apresentou um projeto inovador, o AgroSolutions, que venceu o primeiro lugar na categoria Agro.
O Projeto
A falta de confiança da população sobre os produtos derivados do agronegócio cresceu consideravelmente depois dos últimos acontecimentos envolvendo irregularidades na produção da carne brasileira e na fiscalização dos frigoríficos.
Para contornar este problema, o projeto do aluno Júlio Cesar busca informar o consumidor final com um feedback positivo sobre toda a cadeia de produção de determinado produto. Foi criado um framework utilizando uma série de ferramentas e tecnologias disponibilizadas pela IBM.
Funciona assim: Através da IoT (Internet of Things) dados são capturados e enviados para a plataforma, que trata as informações e as insere no blockchain, criando um selo para cada etapa do processo de logística da carne, desde a sua produção, passando pelo abate, até a ida para as distribuidoras, a chegada no varejo e à mesa do consumidor. Todo este processo irá garantir a procedência da carne e certificar sua qualidade.
O consumidor ou os demais envolvidos em qualquer uma das etapas também poderão, através de um chatbot, consultar e validar as informações recuperadas do blockchain.
 
Estamos orgulhosos
Nós da Faculdade Impacta sempre recebemos estas notícias com muita alegria. Acreditamos na transformação do futuro através da tecnologia e da educação, e a evolução de nossos alunos é motivo de muito orgulho e certeza que de que estamos caminhando para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!