Aluno IMPACTA: Alunos finalistas do Hackathon da NASA

Os alunos da Faculdade Impacta são finalistas mundiais do Space Apps Challenge, o Hackathon da NASA para buscar soluções aos problemas mundiais.

Autor: Bruno Saes

No final de abril, os alunos da Faculdade Impacta Vinicius Luiz de Camargo Pereira, Wilder Roberto Ramos Pereira, Matheus Rodrigues Catossi, Julio Cesar dos Santos e Nathalia Garcia partiram para Curitiba, onde aconteceu a etapa nacional do Space Apps Challenge: o Hackathon da NASA.
Levando na bagagem muita criatividade e inovação, os alunos disputaram, nos dias 21 e 22, o desafio que reuniu mais de 250 inscritos e 25 times com grandes ideias e soluções tecnológicas para resolver alguns dos maiores problemas do mundo propostos pela NASA.

Participando na categoria Migratory Travels and Travel Stories (Viagens Migratórias e Histórias de Viagem em português), os estudantes apresentaram o projeto intitulado de BeeBox, que traz uma solução para facilitar o combate a extinção das abelhas (Entenda o projeto abaixo).

Alunos finalistas mundiais do Hackathon da NASA

Para orgulho dos alunos e da Faculdade Impacta, o projeto foi selecionado para a etapa Global do Space Apps, levando o debate da importância da preservação das abelhas para todo o mundo.

Entendendo o projeto

As abelhas são essenciais à vida na Terra, sendo responsáveis diretas por, pelo menos, 8% de toda a produção alimentar mundial. Além disso, são elas as responsáveis ​​por cerca de 90% da polinização da flora brasileira.

Porém, devido ao desconhecimento da população e de governos locais, muitas espécies estão entrando em extinção.

Para combater isso, o BeeBox é um aplicativo que ajuda pessoas e instituições a encontrarem e protegerem as abelhas, que muitas vezes são encontradas em colmeias em bairros afastados e acabam sendo destruídas.

O programa permite que as pessoas relatem onde há uma colmeia ou uma quantidade significativa de abelhas em uma região. Assim, é possível rastrear o local em que elas estão vivendo e saber qual o ambiente ideal para realoca-las.

Instituições especializadas, apicultores ou mesmo governos, podem assim fazer a retirada correta das colmeias, preservando a vida das abelhas e permitindo análises científicas sobre os insetos.
Saiba mais sobre o projeto BeeBox aqui!

Próximos passos

Agora, os juízes da NASA passarão o mês revendo os candidatos selecionados nos 69 países participantes. O anúncio dos vencedores mundiais nas 5 categorias deve ocorrer já no início de junho.
Ficamos na torcida junto com os alunos Vinicius, Wilder, Matheus, Julio Cesar e Nathalia!
Baixe agora o app BeeBox no Google Play: https://goo.gl/dANND7

2 Comentários

  1. GABRIEL disse:

    PODERA POR SUAS IDEIAS NESTE SITE DA NASA APROVEITE ESTA E SUA CHANCE VA AGORA E POSTE SUA IDEIA

  2. GABRIEL disse:

    FOR YOUR IDEAS ON THIS SITE FROM NASA ENJOY THIS AND YOUR CHANCE GO NOW AND POST YOUR IDEA

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!