faceboook

A nova geração de data centers

Conheça a nova geração de data centers e saiba como projetar, gerenciar e diminuir seu consumo de energia. Confira!

Autor: Redação Impacta

Devido à importância dos data centers para as empresas, é extremamente fundamental que desde sua projeção até seu gerenciamento diário tudo seja executado da forma mais eficiente possível. As exigências sobre os data centers só aumentam, os departamentos de TI das empresas têm o desafio cada vez maior em aumentar a sustentabilidade e alta disponibilidade, melhorar a eficiência e reduzir os custos.

Para auxiliar nessa difícil atividade existem no mercado soluções para otimizar a gestão da nova geração de data centers, que são conhecidas como DCIM (Data Center Infrastructure Management). Saiba mais sobre isso agora!

A importância das soluções DCIM

Atualmente, os profissionais que ocupam cargos de gerência na área de tecnologia da informação precisam de muita informação rápida e confiável a respeito dos data centers sob sua supervisão. Além disso, precisam também ter total controle remotamente. Os data centers atuais são extremamente complexos, portanto essas soluções de DCIM têm que trazer essas informações da forma mais fácil possível, para que o gestor possa entender e chegar a uma solução do problema de forma rápida, assim como poder da melhor forma possível gerenciar e otimizar os data centers. Veja alguns pontos em que soluções DCIM podem ajudar:

  • Alinhar o TI às necessidades do negócio, manter esse alinhamento não importa o quanto as necessidades do negócio possam crescer ou mudar.
  • Em um único painel de controle, localizar, visualizar e gerenciar toda a infraestrutura.
  • Economia de energia elétrica.

Nova geração de Data Centers

Planejamento

Tudo começa por um bom planejamento. E nessa etapa o DCIM pode ajudar muito. O objetivo desse planejamento é alinhar o mais próximo possível a capacidade dos data centers com as reais necessidades da empresa. Cada dispositivo, cada conexão, suas localizações, custo de energia, tudo isso pode ser modelado e estudado. Podem-se simular diversos cenários possíveis, dessa forma pode-se evitar futuros desperdícios ou falta de infraestrutura. Pode-se entrar em vários detalhes no nível de planejamento como energia e refrigeração para saber se as necessidades do hardware serão atendidas.

Recursos avançados

Um dos recursos mais impressionantes que as soluções DCIM podem oferecer é o de visualização 3D interativa, que mostra o que está acontecendo no data center com sua representação 3D fiel, o que permite à equipe de TI:

  • Navegar até o dispositivo desejado.
  • Interrogar aquele dispositivo, como se estivesse nele presencialmente.
  • Rastrear e avaliar a sua interconectividade. Tanto de energia quanto de rede, para que se possa saber de todas suas possíveis extensões de problema em todo o ecossistema do data center.
  • Conduzir investigações de causa de problemas em segundos.
  • Tomar ações de correções imediatas para prevenir problemas como queda de energia.

Se implementado de forma correta, o DCIM com certeza é um excelente investimento que rapidamente pode trazer valor, pois permite não só melhorar as atividades de operação de infra como reduzir diversos riscos e agilizar processos. A equipe pode focar em atividades mais relevantes como elaboração de estratégias, implementação de sistemas e engenharia. As soluções DCIM auxiliam os profissionais em todas etapas, planejamento, prevenção e remediação de problemas que tanto ocorrem em data centers em geral.

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

Seja um especialista em projetos de Data Centers

Com a crescente necessidade de Data Centers modernos, cresce também a exigência do mercado por profissionais especializados na área. Você pode ser esse profissional com o curso de MBA em Projeto e Gerenciamento de Data Center da Faculdade Impacta. Conheça!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!