faceboook

A dupla dinâmica: planejamento de carreira e sucesso

Duas coisa andam lado a lado no mundo corporativo: planejamento de carreira e sucesso profissional. Entenda como fazer o seu!

Autor: Maria Cecilia Antunes

Estamos sempre buscando algum objetivo na vida. Pode ser a conquista de um cargo melhor na empresa em que trabalhamos, o alcance da independência financeira, e até mesmo conseguir fazer cursos de atualização constantes. A dupla dinâmica planejamento de carreira e sucesso profissional pode nos ajudar muito, já que consiste em estabelecer quais são esses objetivos, o que é preciso fazer para alcançá-los e o tempo em que trabalharemos para atingi-los.

No post de hoje, falamos mais sobre esse assunto, explicando a importância de estar sempre se planejando e estabelecendo as nossas prioridades enquanto profissionais.

Qual a importância de fazer planejamento de carreira?

De modo geral, todos temos sonhos e objetivos que gostaríamos que se realizassem brevemente. Porém, quando pensamos nisso, definimos corretamente o que é preciso para atingi-los e o que gostaríamos de conquistar em médio e longo prazos.

Quando consideramos seriamente o assunto, começamos a fazer o planejamento de carreira, que consiste, em definir metas e as maneiras com as quais poderemos atingi-las em um tempo específico.

O que é atingir o sucesso profissional?

Quando falamos em sucesso profissional, já vem à mente a ideia de um funcionário que se tornou líder na empresa em que trabalha ou que enriqueceu às custas do trabalho. Mas ter sucesso profissional pode variar de pessoa para pessoa.

Por exemplo, você pode querer conquistar o cargo de gerência de sua empresa e, quando chegar lá, dar-se por satisfeito, isto é, não vai querer ocupar outros cargos, nem vai almejar ter a sua própria empresa. Você também pode querer ter um horário de trabalho flexível e considerar isso uma forma de ter sucesso profissional.

Não existem regras claras sobre ser bem-sucedido no trabalho. Tudo depende daquilo que você almeja e do estilo de vida que pretende ter.

Fazer um planejamento de carreira está diretamente ligado ao sucesso

Planejamento de carreira e sucesso profissional andam lado a lado?

Já deu para perceber que sim, certo? É essencial que você defina quais são seus objetivos de vida e os passos que deverá seguir para a conquista deles. Pode acontecer de sua dificuldade para alcançar o sucesso se relacionar com a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre determinados assuntos.

Vale a pena, nesse caso, pensar em fazer um curso livre, de atualização ou tirar aquela certificação. Isso impactará diretamente em seu sucesso profissional, uma vez que parte de seus sonhos será realizada de acordo com o fato de ser bem-sucedido no trabalho.

Como o ato de se planejar interfere em sua vida pessoal?

Normalmente, as pessoas separam a vida pessoal da profissional e, no dia a dia, essa divisão é bastante saudável. No entanto, muitos sonhos que você tem em sua vida pessoal só serão conquistados com o sucesso em sua vida profissional.

Por exemplo, se você tem vontade de viajar, conhecer outros países, vai precisar estabelecer um planejamento de carreira que envolva, talvez, obter um salário melhor ou estar em dia com as duas obrigações profissionais.

Enfim, o seu planejamento de carreira e o consequente sucesso profissional impactam em sua vida pessoal, aproximando-o de seus sonhos.

É provável que muitos de seus amigos e conhecidos também tenham dificuldades para perceber as relações entre planejamento de carreira e sucesso profissional. Que tal dividir essas ideias com eles? Faça isso, compartilhando esse post nas suas redes sociais!

Baixe agora o e-Book gratuito – Como ser promovido? Guia básico da especialização profissional

Baixe o e-Book Como ser promovido? Guia básico da especialização profissional

Quer saber como ser promovido? baixe agora mesmo o seu e-Book!

8 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!