faceboook

6 bons motivos para participar de um Hackathon

Hackathon: Descubra 6 motivos para participar

Autor: Jéssica Lima

Antes de tudo, o hackathon é um evento que promove a busca por soluções e inovações tecnológicas para problemas recorrentes. A origem da palavra “hackathon” vem de “maratona hacker”, mas isso não tem nada a ver com entrar no Facebook do(a) crush ou roubar bancos pela internet. Na verdade esses encontros juntam programadores, designers, gerentes de projeto e outros profissionais para uma maratona de programação intensiva.

Um hackathon geralmente dura um ou mais dias. Cada vez mais, grandes empresas têm criado esse tipo de evento para buscar soluções em algum segmento. A Rede Globo, por exemplo, promoveu um hackathon onde os participantes ficaram confinados na casa do Big Brother Brasil para desenvolver novas tecnologias e estratégias para o reality show.
O limite de tempo em um hackathon força os participantes a aplicarem seus conceitos em soluções viáveis. Eles formam equipes que competem entre si em busca da melhor proposta.
Ainda não se convenceu? Tudo bem, somos insistentes e vamos mostrar oito motivos para participar de um hackathon:
 

1- Toda criatividade é bem vinda

Sabe aquela ideia louca que você teve e ninguém colocou muita fé? O hackathon é o momento certo para expô-la. Todas as novas ideias são bem recebidas e amplamente discutidas. A criatividade é o ponto chave para resolver questões e criar soluções para os problemas apresentados.
 

2- Diversão

Esse vento tem a capacidade de reunir muitas pessoas com interesses em comum e criar uma comunidade com uma identidade única. Os momentos passados lá são bastante divertidos e os participantes ficam bem descontraídos e animados (ainda mais com a quantidade de energético tomada).
 

3- Aprendizado

Como os hackathons envolvem muita gente, eles garantem uma multiplicidade de perspectivas. O limite de tempo cria uma atmosfera muito produtiva, que força os participantes a destilar seus conceitos até soluções reais. A troca de experiência e conhecimento leva a um grande aprendizado – de todas as partes. Tudo isso aumenta a chance de encontrar soluções inovadoras para problemas persistentes na sociedade ou em alguma empresa.
 
networking no hackathon
 

4- Networking

O que é a vida sem contatinhos, não é mesmo? Para se manter atualizado e conectado com os profissionais de diversas áreas, é preciso envolver-se nesse tipo de evento. Seus futuros colegas de trabalho podem estar lá, promovendo o evento ou trabalhando com você.
 

5- Premiações

As empresas que promovem hackathons sempre oferecem prêmios para os grupos vencedores do desafio. Dependendo do evento, os prêmios podem incluir dinheiro, bolsa de estudos, viagens, cartões presente, produtos eletrônicos, patrocínio do seu projeto, etc. Além disso, é muito bom ter a participação em hackathons como experiência para próximos trabalhos.
 

6- Transformações sociais

Muitos hackathons têm buscado meios para melhorar a sociedade como um todo. Um exemplo disso foi o Hackathon Eleições 2016, que teve como objetivo encontrar soluções para que as pessoas pudessem escolher melhor seus candidatos em meio a tantas opções. O projeto vencedor usa a base de dados online do eleitor e processa seus “ideais” e coisas que ele acredita e acha fundamental para a sociedade. Depois disso, mostra as opções de candidatos que discursam sobre esses ideais e se alinham com seus conceitos.
Vale lembrar que mesmo os projetos que não vencem essas competições acabam servindo de base para muitos avanços tecnológicos e sociais.
 

Gostou do artigo sobe hackathons? Já participou ou tem vontade de participar de algum? Deixe seu comentário.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!