faceboook

Conheça as melhores ferramentas de Business Intelligence

Para trabalhar com grandes quantidades de dados, o profissional com certeza vai precisar de algumas ferramentas de Business Intelligence. Veja as melhores!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A escolha da profissão pode ser uma questão difícil, não é mesmo? Diante de tantas opções, é preciso avaliar diversos critérios para tomar a decisão certa.
Algumas alternativas interessantes são as profissões da carreira em TI (Tecnologia da Informação) ligadas ao tratamento de dados. Afinal, as empresas acumulam muito arquivos: de clientes, de fornecedores, de operações etc.
Nesse contexto, quem domina as ferramentas de Business Intelligence (BI) — mecanismo de gestão que agrupa e avalia informações — tem destaque no mercado de trabalho. Os recursos tecnológicos baseados nele organizam, armazenam e analisam grandes volumes de conteúdo de forma automática.
Quer saber mais? Então confira neste post 6 apps para te ajudar a colocar o BI em prática!

1. IBM Watson Analytics

O IBM Watson Analytics é um recurso disposto na nuvem para interpretar informações de forma mais inteligente e com uma visualização simplificada de dados complexos. Com isso, é muito mais fácil aproveitar o conteúdo de uma organização para projetos inovadores.
Essa solução tecnológica também faz previsões com base em desempenhos anteriores por meio de dashboards e infográficos muito didáticos. Um de seus destaques é a funcionalidade que permite usar registros coletados do Twitter.
O IBM Watson foi consagrado por ajudar as empresas a encontrar saídas para problemas específicos. Ele consegue responder a determinadas questões instantaneamente, o que contribui muito para tomar decisões. Além disso, toda a avaliação de conteúdo é muito primorosa, o que potencializa a performance do cruzamento de dados.
Outra serventia de peso é a determinação de metas com base nos dados recolhidos, o que inclui ponderações sobre possíveis interferências capazes de atrapalhar o cumprimento desses propósitos. Dessa forma, um profissional pode fornecer aos gestores a previsão de futuros cenários em quadros virtuais que registram planos e argumentações. 

2. Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI engloba diversas ferramentas de Business Intelligence com foco na criação de insights, tendo como base a análise de dados. Esse aplicativo fornece à administração uma visão panorâmica das métricas mais relevantes para um negócio, com o agrupamento de todos esses indicadores em um só lugar.
Outro benefício é a sua integração com mais de 60 soluções diferentes. Ele consegue operar em sintonia com o Google Analytics, com o Salesforce, com o SharePoint e com o arquivo informacional da SQL Server, entre inúmeros outros.
Outra vantagem é o monitoramento de performance, que, de maneira muito eficaz, ajuda no alcance dos objetivos. Também são atrativos dessa solução os relatórios com avaliações, que podem ser acessadas por várias pessoas e departamentos. Assim, ele possibilita o compartilhamento seguro e rápido de conteúdos entre os diversos integrantes de um time profissional.
Nesse contexto, quem sabe utilizar esse app concede à empresa meios para supervisionar melhor o andamento das etapas que levarão ao resultado esperado. Vale lembrar que essa habilidade é muito valorizada no mercado de trabalho, uma vez que reduz erros e impede desperdícios.

3. Google Data Studio

Com o Google Data Studio, o usuário produz até cinco relatórios customizados de graça, que podem ser modificados em cloud computing e compartilhados sem nenhum limite ou restrição.
A coleta de informações é bastante fiel à realidade, uma vez que você confere a origem de cada registro. Desse modo, o entendimento sobre as engrenagens de um negócio se torna mais eficiente e ágil.

Esse software consegue transformar dados dispersos e não lapidados em pareceres com informação valiosa de maneira muito veloz. Além disso, é possível dispensar consultas e codificações na hora de produzir os documentos de análise da gestão.

4. Tableau

O Tableau é reconhecido pela sua alta usabilidade, isto é, é possível aprender a mexer no programa de maneira descomplicada. O software foi desenhado para fornecer aos usuários poder de decisão diante de um vasto conteúdo. Assim, as chances de novos negócios são enxergadas com mais rapidez, bem como os riscos inerentes a ele.

Entre as suas funcionalidades, o app tem a ferramenta VizQL, com recursos de arrastamento e pesquisa. Além disso, ele se conecta com outras aplicações, como banco de dados SQL, além de proporcionar compatibilidade com os arquivos corporativos mais famosos: AWS Redshift, Microsoft SQL Server, Teradata, Oracle etc.
Essa solução informática também deixa as informações de uma companhia disponíveis a todos os setores e funcionários, tanto em arquivos locais quanto em cloud.

5. Birt

O Birt é uma plataforma de código aberto, ou seja, tem como característica a operação open source: os usuários podem modificar o app para implementar benfeitorias e até mesmo criar ferramentas de Business Intelligence inéditas.
Com livre acesso, ele não oferece muitos recursos de suporte técnico, já que não é feito para vendas. Por outro lado, é possível consultar outros adeptos da ferramenta em caso de dúvidas ou bugs, uma vez que muitos profissionais o utilizam no dia a dia.
Na prática, os usuários do software podem produzir muitos relatórios baseados em cálculos: gráficos de pizza, linhas, barras, entre vários outros tipos de documentos de BI.

6. Project BI

Outra opção de qualidade é o Project BI, um sistema elaborado com um intuito bastante singular: dar apoio de inteligência aos gestores de projetos. Esse software, desenvolvido pela empresa Project Builder, faz um ranking automático entre projetos diferentes para o administrador descobrir quais deles têm mais chances de êxito. Em outras palavras, a aplicação compara diversas iniciativas e mostra quais delas contam com maior potencial de rendimento para uma companhia de forma instantânea.
Com esse recurso, o gestor pode delinear um cronograma das atividades em andamento com base em critérios de priorização técnicos. É um instrumento muito útil para administrar recursos e perceber problemas na implementação de qualquer projeto. Desse modo, fica bem mais fácil alcançar uma gestão de sucesso.
Por esses motivos, o Project BI pode significar grandes oportunidades para quem entende sobre a sua operacionalização. Afinal, qual empresa não quer contratar um profissional que ofereça uma ajuda tão significativa e útil, não é mesmo?
Como você já deve ter percebido, aprender mais sobre as ferramentas de Business Intelligence pode ser um modo muito eficaz de conseguir sucesso na carreira. Ao dominar esses recursos, você vai se qualificar na profissão de um modo muito estratégico. Assim, você pode conseguir rapidamente aquela vaga de emprego tão desejada!

Agora que você conheceu as ferramentas, que tal começar a usá-las? A gente te ajudar com o Power BI! Inscreva-se e veja o tutorial para instalação e primeiros passos no Power BI Desktop:

Instalando_PowerBI

Se você gostou do conteúdo, que tal dividir essas informações com amigos e colegas? Compartilhe o post em suas redes sociais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!