faceboook

Você sabe o que se aprende em um curso de fotografia?

Muitos amantes ou aspirantes já pensaram em fazer um curso de fotografia. Mas o que se aprende? Listamos os principais ensinamentos que você aprenderá. (...)

Autor: Redação Impacta

Algumas pessoas acham que para ser um bom fotógrafo basta ter uma câmera boa. Outras dizem que o que faz o fotógrafo é aquilo que ele fotografa. O que essas pessoas não sabem é que por trás de um bom fotógrafo há um bom curso de fotografia e muita experiência. Esses profissionais sabem a importância de todos os conteúdos necessários para a composição de uma boa fotografia e extraem o melhor de cada situação.
Por isso, esse post mostrará o que é ensinado em um curso de fotografia. É importante conhecer todo o conteúdo de ensino para que não sejam criadas expectativas erradas sobre os cursos. Ficou interessado em saber mais? Então boa leitura!

5 ensinamentos que todo profissional adquire em um curso de fotografia

Os bons fotógrafos precisam saber muito mais do que apenas escolher o lugar ideal para fotografar ou configurar adequadamente a sua câmera. Ele precisa desenvolver outras características que vão desde a sensibilidade até conhecimento de produção e tratamento de imagens. A seguir listamos os principais ensinamentos que um aluno aprende em um curso de fotografia.

1. Treinar o olhar

O olhar do fotógrafo é a sua sensibilidade para capturar os melhores momentos em sua câmera. Seu olhar é responsável por fazer uma composição harmônica de todo o ambiente que será fotografado. É escolher o melhor ângulo e saber onde a iluminação precisa ser ajustada. O olhar acurado do fotógrafo é responsável por fotos expressivas e marcantes.
Os cursos de fotografia estudam fotos e fotógrafos reconhecidos para tentarem entender os olhares por trás do resultado obtido. O treinamento do olhar é um exercício constante de análise e tentativa e erro.

2. Desenvolver estética e montagem de cenários

A estética e montagem de cenários que serão fotografados representam boa parte dos resultados obtidos por um profissional. Muitas vezes o ambiente não é propício para o registro, mas com pequenos ajustes obtêm-se um bom resultado.

Em um curso de fotografia o profissional aprenderá conceitos artísticos e técnicos sobre a composição e estética de cenários. Conhecimentos como enquadramento, regra dos terços, objetos de interesse, paleta de cores etc serão abordados pelos professores. O resultado é uma fotografia onde todos os elementos presentes foram minimamente pensados pelo fotógrafo.

oque-aprende-curso-de-fotografia

3. Entender melhor a câmera fotográfica

iniciante em fotografia está preocupado com o tamanho do zoom da câmera e a quantidade de megapixels que ela possui. No entanto, as câmeras profissionais possuem uma enorme quantidade de recursos que precisam ser dominadas pelos fotógrafos caso eles queiram extrair o máximo de seu equipamento.
Em um curso de fotografia o estudante aprenderá as principais funções das câmeras fotográficas. Começando das mais genéricas e importantes até as mais específicas. Conceitos como ISO, exposição, abertura, tempo de captura, resolução, macrofotografia etc serão abordados no curso.

4. Conhecer melhor o mundo da fotografia

Os cursos de fotografia lhe propiciarão conhecer fotógrafos renomados de diferentes áreas. Esses profissionais serão estudados com um olhar crítico e sob uma perspectiva que só é possível dentro de um curso específico.
Além disso, esses cursos apresentam uma boa fonte de networking. O aluno estará em um ambiente com professores que são profissionais experientes e rodados no mercado de trabalho. É uma ótima oportunidade para absorver todo o conhecimento transmitido pelos professores e receber bons conselhos e orientações para a vida profissional.
Os companheiros de curso também serão uma boa fonte de networking para o futuro. Os bons fotógrafos se indicam para os mais diferentes tipos de trabalho e constroem, assim, uma rede sólida de contatos profissionais. Por exemplo, um fotógrafo de casamento pode indicar um amigo que é especializado em fotografias de bebês, que indica outro especialista em fotografar eventos e por aí vai.

5. Aprender a manipular softwares de imagens

Grande parte do serviço de um fotógrafo profissional é por trás do computador e não das câmeras. A fotografia digital é tendência e por isso é preciso fazer todo o tratamento delas no computador. Os fotógrafos têm que selecionar as melhores fotos que irão compor o álbum de fotografias e fazerem todos os tratamentos estéticos e de cor.
Para isso é preciso aprender a manipular softwares como Lightroom e Photoshop. Essas ferramentas são complexas e possuem uma infinidade de recursos que precisam ser dominados pelo fotógrafo. Elas são usadas, principalmente, para fazer edição, correção de iluminação e cores das fotos tiradas. Esses softwares são praticamente uma extensão das câmeras fotográficas.

O mercado de fotografia no Brasil

mercado de fotografia está muito aquecido. O profissional de fotografia pode se especializar em diferentes áreas. Certamente a área mais conhecida pelo público é o fotógrafo de eventos. São os profissionais responsáveis por fazerem fotos e vídeos de casamentos, festas de formatura e aniversários de 15 anos. Há também aqueles que se especializam em público infantil e fazem fotografias de recém-nascidos, festas de 1 ano etc.
Mas o mundo da fotografia vai muito além. Uma das profissões para esse mercado é o fotógrafo de e-commerce. Esse profissional é responsável pela fotografia de publicidade e propaganda de uma empresa. Tirar fotos de produtos, profissionais, instalações da empresa, são algumas de suas atribuições.
Para aqueles que desejam uma pegada mais investigativa, há o fotojornalismo e a fotografia forense. O primeiro faz fotografias para jornais, revistas e editoriais onlines sobre os mais diferentes assuntos requisitados por eles. O segundo trabalha para a polícia ou instituições privadas que precisam fazer perícias em equipamentos, fotografar cenas de crime ou produzir provas em ações judiciais.
Há também o trabalho de documentação, restauração e arquivística de fotografia. Os profissionais que gostam de história podem fazer trabalhos de preservação de fotos antigas, fotografar documentos deteriorados e gerenciar arquivos fotográficos em museus e centros de documentação.
No Brasil existem inúmeras formas de se trabalhar com fotografia. Seja como um profissional autônomo, um freelancer ou em uma empresa. Por isso a fotografia é uma profissão muito rica de possibilidades.
No entanto, assim como as outras profissões quentes do mercado, é preciso que o profissional esteja cada vez mais atualizado e por dentro dos conceitos-chave da área. Estudar e se formar em um bom curso de fotografia é, certamente, o caminho mais fácil para o sucesso profissional.
Curtiu nosso conteúdo sobre curso de fotografia? Então, não deixe de se cadastrar para receber nossas promoções e novidades sobre fotografia e outros assuntos relevantes pra você. Até a próxima!

2 Comentários

  1. Alessandra disse:

    Gostaria de saber preço do curso

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!