faceboook

Professor de Jogos Digitais participa do SBGames 2016

O Professor e Coordenador da Graduação de Jogos Digitais da Faculdade Impacta participou do SBGames 2016, um dos maiores eventos da área. Veja como foi!(...)

Autor: Rogério Fonseca

Docentes da Faculdade Impacta marcaram presença em fórum que tem como objetivo a discussão da formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Entre os dias 8 e 10 de setembro, aconteceu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na capital paulista, o SBGames 2016, um dos eventos mais importante na área de jogos e entretenimento digital da América Latina.

O evento conta com um formato composto por quatro frentes – Computação, Artes e Design, Indústria e Cultura -, assim como o Festival de Jogos e a Mostra de Arte e Tutoriais.

Entre os participantes do encontro, que reuniu professores, pesquisadores, estudantes e empresários de diferentes países, estiveram os professores Álvaro Gabriele Rodrigues e Diego Marques de Carvalho e o coordenador do curso, prof. Alan Henrique Pardo de Carvalho do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta Tecnologia. Ele esteve na primeira edição do Fórum de Ensino de Jogos Digitais, que faz parte das atividades do SBGames 2016, e tem como objetivo debater a formação de profissionais para a área de Desenvolvimento de Jogos Digitais no Brasil.

Professor de Jogos Digitais da Faculdade Impacta participa do SBGames 2016

O professor Diego participou da mesa-redonda “Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação”, em que contribuiu com a discussão apresentando as principais características dos cursos técnicos da área.

Já o professor Álvaro falou das expectativas de empregabilidade que o curso oferece no debate “Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?”, e ainda contou sobre as experiências de alunos que participaram do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, durante o debate “Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?”.

O prof. Alan, que é um dos responsáveis pela organização do Fórum, foi também o mediador do evento e articulador dos representantes das diversas faculdades e universidades participantes, em que conduziu as cinco mesas-redondas que compuseram a programação com temas como: “Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação”; “Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?”; “Métodos inovadores de ensino em jogos digitais”; “Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?”; e “Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?”.

Entre os assuntos debatidos no Fórum, foram abordados temas como a oferta dos cursos de Jogos Digitais por instituições de ensino e as principais diferenças de cada modalidade: nível técnico, graduação e pós-graduação.

Além disso, foram discutidos também assuntos de extrema importância, como as expectativas e objetivos da busca pelo estágio sob a ótica dos alunos, dos estúdios, das instituições de educação, e suas relações com o mercado de trabalho.

Outros pontos que entraram em pauta no evento foram as novas metodologias de ensino que podem revolucionar o conhecimento e suas influências no aprendizado do aluno, as variáveis existentes entre parcerias que as escolas, faculdades ou universidades podem fazer e como tal prática pode ser benéfica para a relação instituição-aluno, e as influências dos cursos de Jogos Digitais de outros países nos cursos brasileiros.

A primeira edição do Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e da International Game Developers Association (IGDA).

Conheça mais sobre a Graduação em Jogos Digitais da Faculdade Impacta aqui!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!