faceboook

Hardware: virtualização de ambientes. Confira vantagens e desvantagens.

A virtualização de ambientes já é uma realidade em muitas empresas. Conheça suas principais características, as vantagens e desvantagens desta solução.(...)

Autor: Redação Impacta

A virtualização de ambientes já é uma realidade em muitas empresas e, apesar de parecer uma tecnologia recente, ela já existe desde os primeiros passos da informática, com o uso dos mainframes, que faziam a simulação de terminais virtuais remotos que permitiam o acesso de recursos a distância.

Existem 5 tipos de virtualização: as virtualizações de apresentação, perfil, aplicação, desktop virtual e de hardware, a mais conhecida entre elas. Ainda assim, as informações sobre esse tipo de virtualização ainda despertam muitas dúvidas. Por isso, preparamos este artigo, apresentando as principais características da virtualização de hardware, vantagens e desvantagens desta solução, que tem virado tendência no mundo da TI. Confira!

Virtualização de hardware

A virtualização de hardware permite que vários sistemas operacionais rodem em uma mesma máquina graças às Virtual Machines (VMs), programas específicos que emulam os componentes físicos de um PC, tornando possível a instalação de diferentes sistemas operacionais, aplicativos e suportes instalados em cada uma das máquinas.

As vantagens da virtualização de ambientes

É possível que a virtualização de hardware seja a tecnologia mais utilizada no próximos anos graças aos benefícios que a virtualização oferece. Conheça alguns deles:

  • Otimização da infraestrutura existente

Como a virtualização permite a execução de vários serviços em um único servidor, é possível aproveitar a totalidade da capacidade de processamento destes equipamentos. Isso diminui também o custo da aquisição de novos equipamentos e de manutenção.

A virtualização de ambientes é uma tendência no mundo de TI

  • Mais segurança

Outra grande vantagem da virtualização é que, como cada uma das máquinas virtuais funciona de modo independente uma das outras, caso apareça um problema em uma dessas máquinas, não há o risco de que as outras sejam afetadas.

  • Centralização de gerenciamento

Com a virtualização de hardware torna-se mais fácil o monitoramento de serviços em execução porque o gerenciamento é centralizado.

  • Plataformas e testes

Além da possibilidade de se ter diversas plataformas, é possível a realização de testes individuais. E a virtualização permite ainda que seja avaliado um novo sistema operacional ou mesmo uma atualização antes que ela seja efetivamente implementada, diminuindo os riscos desse tipo de procedimento.

Desvantagens

Ainda que alguns dos benefícios da virtualização sejam muito atraentes, é preciso avaliar se as vantagens compensam as possíveis desvantagens do processo, dependendo da necessidade de cada empresa.

  • Sobrecarga

O número de máquinas virtuais suportadas por um computador é limitado. Por isso, há o risco de sobrecarga, o que pode afetar o desempenho de todas as máquinas virtuais.

  • Migração

A migração de uma máquina virtual pode ter problemas de compatibilidade se, por exemplo, os sistemas possuam processadores de tecnologias diferentes (uma máquina com processador AMD migrando para Intel).

  • Imprevistos

Se a máquina principal parar de funcionar, todas as máquinas envolvidas na virtualização também têm seus processos interrompidos. Por isso, é importante que a empresa tenha um computador que atue no lugar do servidor em momentos críticos.

  • Desempenho

Algumas aplicações não têm um bom desempenho nos ambientes de virtualização. É necessário avaliar se as aplicações mais utilizadas por sua empresa seriam afetadas pelo processo.

Queremos saber a sua opinião. Sua empresa já utiliza a virtualização de hardware? Quais são as maiores vantagens desse processo para o seu negócio? Participe nos comentários!

Baixe também o seu e-Book Gratuito e descubra as falhas de um HD:

Baixe o e-Book gratuito e saiba verificar e solucionar problemas no HD

A Impacta Tecnologia possui certificações requisitadas pelo mercado de trabalho na área de Hardware, formando verdadeiros especialistas. Conheça os curso de Hardware:

  • Com o curso de Hardware Desktop, você faz a análise e soluciona erros e falhas de computadores de diferentes marcas e fabricantes.
  • O curso de Hardware Notebooks te prepara para ser um especialista na solução de problemas em notebooks, netbooks e ultrabooks.
  • Já o treinamento Hardware Tablets e Smartphones é ideal para você que quer entrar na era dos dispositivos móveis, sabendo solucionar problemas de diversos aparelhos móveis.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!