faceboook

5 cuidados para considerar na instalação de cabeamentos ópticos

Cabeamentos ópticos são a melhor opção para quem deseja velocidade e segurança na transmissão de dados. Porém, ao instalar alguns cuidados são necessários.(...)

Autor: Redação Impacta

Os meios físicos para transmissão de dados têm sido aprimorados ao longo do tempo. Atualmente, cabeamentos ópticos é a opção mais adequada para quem deseja velocidade, eficiência e segurança na transmissão de dados.

No entanto, instalar uma estrutura dessa natureza exige um conhecimento especializado. É necessário seguir um projeto e garantir que a conexão dos dispositivos seja feita da maneira correta.

Veja, a seguir, alguns cuidados que você deve considerar na instalação de cabeamentos ópticos:

Trabalhar com material de boa qualidade

O interior dos cabos contém materiais delicados e que podem ser prejudicados pela ação do tempo ou em consequência de características do local em que se encontram instalados, como ambientes excessivamente úmidos, por exemplo.

Além de ser recomendada a frequente verificação do estado dos cabos, a fim de constatar alguma eventual oxidação ou outro tipo de dano que comprometa a instalação da rede, é fundamental escolher material de boa qualidade. É a escolha do equipamento que vai viabilizar a manutenção da instalação e é também o que pode determinar uma maior durabilidade a ela.

Instalação de cabeamentos ópticos exige cuidados especiais

Conectar corretamente cabos a equipamentos e sempre verificar os encaixes

O cabo deve estar perfeitamente encaixado ao equipamento. Nessa junção, quando cabo e equipamento ficam mal encaixados, a rede pode ficar inacessível. É preciso também verificar se os conectores estão falhando, mesmo quando parecem adequadamente acoplados, ou ainda se o cabo sofreu oxidação.

É importante observar se o desencaixe total ou parcial do cabo no equipamento é resultado apenas de um posicionamento incorreto das estruturas ou se o conector usado na situação foi mesmo a melhor escolha.

Cortar e depois encaixar um novo conector é uma das opções, no entanto essa medida exige conhecimento especializado – é essencial uma manipulação conveniente do material, além das ferramentas necessárias ao fim.

Amadorismo ou soluções simplificadas podem danificar os equipamentos, que normalmente têm alta qualidade e, consequentemente, um custo elevado, e avariar a rede como um todo.

Investigar as causas da lentidão na rede

O cabeamento óptico é reconhecido pela transmissão de dados em altas velocidades e para grandes distâncias. É incomum uma situação de lentidão na rede, por isso deve ser averiguado se o cabo está rompido, por exemplo.

Para verificar se há rompimento é necessário testar o cabo com ferramenta específica, utilizando testadores nas duas pontas. Dessa forma é possível ter certeza se está rompido e em qual parte isso ocorreu. Depois, basta substituir o cabo, jamais reaproveitá-lo fazendo emendas ou consertos desapropriados.

Um problema desse tipo pode piorar progressivamente até inviabilizar por completo o acesso à rede, isso porque os dados são enviados a partir dos equipamentos que, por sua vez, verificam a existência de erros – quando os dados chegam ao destino apresentando erros, um reenvio é feito. E assim sucessivamente, até que os dados cheguem em perfeito estado ao destino.

Respeitar os padrões específicos para cada instalação

As instalações podem exigir padrões a serem seguidos. Quando existem é porque representam orientações que irão garantir o sucesso da instalação e do funcionamento dos equipamentos.

T568A e T568B são padrões de cabeamento universais e amplamente conhecidos. O uso dos padrões deve ser respeitado, sob o risco de ter problemas futuros de manutenção com a rede ou mesmo comprometer o seu funcionamento. Deve-se escolher os cabo, com um respectivo padrão de cores dos fios, de acordo com o propósito de cada situação, essa é uma atitude determinante para alcançar um eficiente desempenho para a rede.

Atenção à certificação da rede

Existem normas publicadas sobre o cabeamento estruturado. O ideal é que cada estrutura seja instalada amparada nas orientações descritas nas referidas normas. Posteriormente, em razão do surgimento de problemas ou da necessidade de revisões, pode ser preciso analisar se a estrutura seguiu corretamente os padrões estabelecidos em norma e se possuem certificação que ateste a correta instalação do cabeamento.

É de suma importância que o serviço seja realizado por técnicos capacitados, aptos a elaborar uma descrição da concepção do projeto, com todas as informações necessárias, desde quem foram os profissionais envolvidos nele, até informações sobre os equipamentos utilizados e o desenho das ligações físicas. Documentar é tão importante quanto executar e tem uma função preventiva.

O cabeamento óptico é uma estrutura de alta qualidade e por isso exige mais atenção em diversos aspectos relacionados à instalação. É, antes de tudo, um investimento e atrai porque traz diversos benefícios aos usuários, inclusive a economia de tempo e a garantia de segurança na transmissão das informações.

Ambos representando itens de grande valor para pessoas e empresas nos dias de hoje. Ainda tem dúvidas sobre como fazer? Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. Lopes Antonio disse:

    Eu só um principiantes desta matéria, quero tanto aprender com vosco

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!