faceboook

TCC de OPE’s do curso de Redes de Computadores

Os alunos do curso de Redes de Computadores da Faculdade Impacta apresentaram os trabalhos de conclusão de curso - OPE – oficina projeto empresa. Confira:(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Nos dias 08 e 10 de dezembro os alunos do quinto semestre de graduação em Redes de Computadores da Faculdade Impacta apresentaram os trabalhos de conclusão de curso, chamados de OPE – oficina projeto empresa, sob coordenação da Professora Renata Jucuk. Os trabalhos tiveram um resultado incrível e apresentaram diversas soluções – que inclusive já foram implementadas em empresas reais – além de startups prontas para virarem negócios.

O grupo formado pelos alunos do curso de redes Vinicius Camargo, Otto Miranda, Alan Rodrigues e Mauricio Coelho, sob a orientação do Prof. Carlos Falcão, desenvolveu uma solução de Active Directory para uma rede de supermercados. Além disso, foram criados e implementados políticas de grupo, impressoras padrão e bloqueio e segurança para acesso a dispositivos móveis externos.

Alunos de graduação de redes apresentaram uma solução de Active Directory

Já o grupo formado pelos alunos Alan Fabretti e Carlos Miguel Verissímo fez um trabalho completo de readequação da infraestrutura de redes. Um case real em uma empresa que teve muitas perdas com invasão de terceiros nos últimos anos. As soluções foram adequadas ao bugdet da empresa, além de diversas soluções disponíveis gratuitamente.

Cases reais foram apresentados pelos alunos do curso de redes de computadores

Joalison, Renan, Luiz, André e Vagner fizeram sua OPE sobre a Plataforma IAS (infraestrutura sobre serviço) com os softwares Apache e ClausTec, abordando os conceitos de computação em nuvem para prover serviços.

O grupo formado pelos alunos Paulo Henrique, Luis Costa, Isac Ferreira, Tito Parizotto e Kelvin – grupo BSG – desenvolveu uma solução Easy Voip, uma solução de serviços de comunicação em cloud com a visão de redução de custo e flexibilidade para alinhar o serviço de telefonia ao cliente.

Já os alunos Fabrício Souza, Lorente e Ulisses Tobias, desenvolveram uma solução de framework que analisa e entrega tipos de respostas para riscos coorporativos. A solução foi baseada nas melhores práticas ISACA e usando como base o Cobit 5.0

Para a Professora Renata Jucuk o nível dos trabalhos e evolução dos alunos durante os projetos foi surpreendente: “Esses alunos tiveram uma busca por uma oportunidade de negócio dentro da universidade, os trabalhos estão ganhando um perfil cada vez mais atual que é usar a tecnologia como oportunidade de negócios para as empresas”.  A Professora Cacilda Costha Paranhos, que participou da banca, também ficou impressionada: “todos os trabalhos mostraram resultados eficazes”.

Parabéns ao empenho e dedicação dos alunos e professores! A Faculdade Impacta deseja sorte e sucesso a todos os formandos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!