faceboook

Como dar assistência no sinal de internet sem fio?

Hoje em dia ninguém vive sem Wi-Fi, não é mesmo? Então, que tal saber tudo para dar assistência no sinal de internet sem fio? Confira 6 truques!

Autor: Redação Impacta

Uma rede Wi-fi é algo imprescindível nos dias de hoje, uma época em que ceder a senha de conexão da sua casa para um amigo ou visita é quase uma prova de amor. Por isso, é necessário ter uma boa conexão para suportar tantos aparelhos conectados.

Com a maioria das pessoas possuindo vários itens eletrônicos que precisam estar ligados no wi-fi para ter acesso a internet, como notebooks, tablets, smartphones e até mesmo consoles, é possível perceber que volta e meia a velocidade ou a intensidade do sinal não estão bons.

Porém, a razão disso muitas vezes não é o excesso de aparelhos, e sim a conexão em si. Para resolver esse problema, muitas vezes não é preciso chamar o técnico da sua operadora de internet (e passar um bom tempo no telefone tentando solicitar um), basta seguir a lista que preparamos:

6 truques para dar assistência no sinal da internet sem fio: confira!

Saiba posicionar seu roteador

A maior parte dos problemas de sinal em uma casa deve-se ao posicionamento incorreto do roteador. Ele deve ocupar uma posição central, de preferência longe de paredes externas. Corredores podem ser uma boa localização.

Caso haja dois andares e você não opte por um aparelho de amplificação ou repetidor de sinal, coloque-o no lugar mais alto possível, para que as ondas Wi-fi se direcionem melhor para os lados e para baixo.

Deixe o roteador longe do telefone sem fio

Telefones sem fio devem ficar o mais longe possível do roteador sem fio. Isso porque as ondas transmitidas pelo aparelho interferem no sinal, podendo tornar a conexão intermitente ou até mesmo interrompê-la .

Arranje um amplificador ou um novo ponto de acesso

Para que se tenha sinal em todos os cômodos de uma casa grande, ou em alguma dependência nos fundos (como um escritório anexo à casa, por exemplo), é preciso conseguir um amplificador, que irá potencializar o alcance das ondas wi-fi.

Caso o terreno seja realmente muito grande, ou haja muitos obstáculos entre os cômodos, a melhor opção é arranjar um novo ponto de acesso, uma vez que um amplificador pode não ser suficiente para garantir a conexão em todos os lugares.

Atualize o firmware

O sistema operacional de todo gadget precisa passar por constantes melhorias. Assim como é preciso atualizar o videogame, o tablet, o smartphone e o computador, o mesmo deve ser feito com seu modem wireless.

Isso permite a correção de bugs antigos que podem estar atrapalhando a eficiência da conexão, e, até mesmo, de falhas de segurança que podem tornar sua conexão vulnerável à ação de hackers.

Observe o gerenciamento de energia

Se você utiliza notebook, netbook ou laptop, o problema na rede pode ser devido à opção de gerenciamento de energia escolhida. Caso esteja usando o aparelho em modo de “economia de energia”, é provável que a qualidade da recepção caia.

Para continuar utilizando essa opção sem perder a qualidade da conexão, é só ir nas configurações de energia do seu computador, clicar em “configurações de adaptadores sem fio”, e lá fazer as alterações necessárias.

Troque seu roteador

Seu aparelho antigo pode não estar comportando mais a conexão. Verifique se ele é de modelo antigo (2,4 GHz). Em caso positivo, o ideal é investir na compra de um mais recente (5 GHz), que será mais forte e não terá problemas com intermitência do sinal.

Sabe de alguma outra dica sobre como melhorar a qualidade do sinal wi-fi? Ficou com alguma dúvida? Quer continuar recebendo dicas sobre tecnologia? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog!

Seja um especialista em redes?

Que tal ser um profissional especializado nas melhores e mais modernas técnicas e ferramentas da área de Redes e cabeamentos? Para isso, o melhor lugar só pode ser a Impacta. Veja aqui as diversas opções de cursos na área!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!