faceboook

5 benefícios do uso de HaaS pelas empresas

A computação em nuvem ofereceu muitas possibilidades de alocação de recursos em plataformas virtuais. Nos serviços de hardware o HaaS ganhou força. (...)

Autor: Redação Impacta

O fenômeno da computação em nuvem ofereceu às empresas e aos profissionais de tecnologia da informação uma miríade de possibilidades de alocação de recursos em plataformas virtuais.

Nos últimos anos, compreendeu-se o quão vantajoso seria se não somente os arquivos fossem hospedados em Clouds, mas também os softwares, a infraestrutura de TI e até os próprios serviços de hardware. Foi nesse espectro que, nos últimos tempos, o acrônimo HaaS ganhou força no universo corporativo.

Quer saber mais sobre isso? Confira o nosso post de hoje!

HaaS: recursos de harware “locados” na medida exata de suas necessidades

Haas (Hardware as a Service) é um modelo de provisão de serviços “pay as you go” em que as organizações contratam recursos de hardware de acordo com sua estrita necessidade. Ou seja, impressão, capacidade de processamento, áreas de armazenamento e demais componentes de um PC comum. 

Tudo isso, ao invés de ser comprado, é contratado como um serviço, de maneira pontual e específica, “encaixando-se” de maneira customizada no formato e aspirações da organização. Mas quais as vantagens da adoção desse modelo revolucionário em TI empresarial?

Benefícios do uso de HaaS pelas empresas

HaaS - tecnologia de nuvem auxilia também nos serviços de Hardware

1. Escalabilidade

A passagem do tempo implica a expectativa de crescimento da empresa, algo que, se ocorrer, fatalmente irá gerar a necessidade de ampliar os recursos de hardware da organização. Novas impressoras, mais potentes e de maior velocidade, maior capacidade de processamento.

A adoção do modelo Hardware as a Service em uma empresa garante maior escalabilidade em seus recursos, à medida que a flexibilidade de ampliação de espaço em servidores virtuais é incomparavelmente maior e mais simples de ser efetivada do que na opção pelo sistema padrão de soluções de informática adotado pelas companhias tradicionais (compra de mais equipamentos).

2. Economia de recursos

O grande desafio dos gestores de TI é conciliar o que parece impossível: redução de custos e atualização da tecnologia da empresa. Utilizando modelos de nuvem, como Haas, IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Plataform as a Service) e SaaS (Software as a Service), a redução de custos é latente.

Isso porque, se por um lado os investimentos iniciais nessa tecnologia podem, de início, parecer grandes, por outro a empresa estará provida sempre e de maneira permanente com o que há de mais moderno em tecnologia de alocação e armazenamento de recursos em Clouds. Não há mais a necessidade constante de comprar novas versões de softwares, antivírus mais modernos, etc.

3. Segurança

Diretamente ligado também à questão da economia, uma vez que componentes de hardware físicos estão sujeitos a danos diversos, decorrentes de curto-circuito, incêndio, enchentes… Se as suas máquinas estão em nuvem, elimina-se mais esse risco ao capital da empresa. Para quem busca aprender mais sobre segurança da informação, vale a pena dar uma lida neste post!

4. Fácil manutenção

Confiabilidade operacional reduz a quantidade de serviços de helpdesk acionados e também implica economia de recursos. Além disso, a manutenção simples permite que os recursos de hardware estejam sempre disponíveis e com fácil utilização a partir de qualquer ponto de acesso, sem a necessidade de desenvolvimento daquela complexa infraestrutura de redes que estamos acostumados a ver!

5. Liberação da equipe de informática para se concentrar em tarefas mais estratégicas à empresa

Podemos citar o exemplo de uma equipe de redes. Staff de redes menos ocupado com o desenvolvimento de soluções ligadas à manutenção significa equipe livre para participar mais ativamente de políticas estratégicas da empresa para a área de TI. Isso representa maior motivação entre os colaboradores, além de ganho de produtividade na organização.

Caso tenha algum comentário ou dúvida sobre esses modelos de serviços, deixe abaixo sua mensagem e vamos conversar mais a respeito!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!