faceboook

O que você precisa saber para começar a editar vídeos?

Quer começar a editar vídeos como um profissional e se tornar um Youtuber? Confira tudo o que você precisa saber para iniciar com tudo!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Quando o assunto é audiovisual, não há como negar que a edição é uma das partes mais importantes para a apresentação final de qualquer vídeo. Afinal, é nesse processo que as cenas são selecionadas e organizadas para que a narrativa tenha ritmo e impacto visual.

Apesar da complexidade desse trabalho, qualquer pessoa que possua um bom computador ou celular com acesso à internet pode aprender a editar vídeos, desde que disponha de tempo e de dedicação.

Neste post, você vai entender alguns conceitos importantes para começar a editar vídeos como um profissional. Confira:

Os termos essenciais

A maioria dos cursos de edição de vídeos costumam focar no funcionamento e na utilização de softwares e editores, mencionando poucos elementos técnicos que são essenciais para a compreensão da produção de vídeos.

Por isso, é preciso que você conheça alguns termos que serão importantes para editar vídeo, como:

  • bitrate: quantidade de informações presentes a cada segundo em um arquivo. Quanto maior for seu número, mais qualidade (e peso) o vídeo possui;
  • campo: refere-se, basicamente, à imagem que a câmera vê;
  • computer graphic image (CGI): técnica especializada na criação de imagens e de efeitos especiais por meio de softwares específicos;
  • chroma key: efeito visual que consiste na sobreposição de uma imagem sobre a outra por meio do anulamento de uma cor padrão (geralmente verde ou azul);
  • off: toda ação que acontece fora do campo, mas que pode ser percebida pelo som ou pelos efeitos visuais que produz;
  • plano: o enquadramento de um objeto (ou de um modelo) filmado em relação ao resto da cena;
  • traveling: refere-se a uma cena marcada pelo deslocamento da câmera.

Os principais programas para editar vídeos

A forma como um vídeo é editado pode impactar diretamente o seu sucesso. Portanto, selecionar o editor mais adequado para atender às suas necessidades (de acordo com o seu nível de expertise) é essencial, já que esse hardware possui um dos maiores níveis de importância no processo de produção.

O que você precisa saber para começar a editar vídeos

Movie Maker

Recomendado para iniciantes, este software já acompanha o Windows e é muito básico, recomendado para quem deseja dar os primeiros passos dentro de um editor de vídeos de forma intuitiva.

Com ele, é possível realizar tarefas simples, como:

  • cortar trechos das gravações;
  • inserir transições entre uma cena e outra;
  • adicionar música ou efeitos básicos.

Lightworks

Apesar de estar disponível apenas para PC, o Lightworks é uma opção mais completa e eficiente para os que já possuem alguma experiência com edições, pois é fácil de usar e ainda assim produz muitos resultados profissionais.

Por oferecer muitos recursos, a interface do programa pode assustar a princípio. Mas, com um pouco de prática, a navegação acaba se tornando intuitiva.

Sony Vegas

Os editores que desejam fazer produções dignas de Hollywood podem contar com o Sony Vegas, que possui interface extremamente interativa e permite editar e renderizar diversos formatos — inclusive importados do Photoshop! — com precisão.

Apesar de possuir uma usabilidade intuitiva, esse software exige um pouco mais de conhecimento para ser explorado, já que se trata de uma ferramenta profissional que inclui recursos e plugins mais avançados.

Adobe Premiere Pro

Este programa é um dos editores mais renomados do cinema norte americano, acredite! Sua estrutura é completa para criar efeitos, cortes, transições, ajustar trilhas e diferenciar produções de caráter profissional para filmes, televisão e web.

Outro ponto positivo deste software é a sua integração com outros programas da Adobe como o Photoshop e After Effects. Os recursos estão disponíveis tanto para Mac quanto para Windows. 

Adobe After Effects

Adobe After Effects não é considerado por alguns profissionais como um editor de vídeos propriamente dito, mas sim um software especializado em pós-produção. Não se engane ao pensar que os recursos deste programa são limitados: ele é um dos mais usados no mundo para a criação de efeitos especiais de animações (tanto 2D quanto 3D).

Com ele, é possível criar camadas de videos de diversas formas, aplicando e combinando efeitos audiovisuais avançados ou até mesmo animando objetos.

É importante se lembrar de que não existe nenhum programa para editar vídeo que seja o mais recomendado para todos. O ideal é explorar as opções disponíveis de acordo com o seu domínio técnico e escolher a alternativa que funciona melhor para você.

As mixagens

Pense nos últimos vídeos que você gostou de ver on-line. O que mais te atraiu na produção: a trilha sonora? Os cortes bem-feitos? A criatividade dos efeitos especiais?

Todos esses detalhes importantes só puderam ser inseridos graças a um mixer de vídeo, que é o sistema que permite as transições de cenas, o chroma key e outros efeitos. Também é por meio da mixagem que o áudio é conciliado com as imagens do filme.

Este processo é especialmente importante, já que a trilha sonora pode dar mais vida ao vídeo, determinando um caráter ou uma atmosfera adequados para cada cena. Por isso, não subestime o impacto que esse recurso pode fazer pelo seu projeto.

Nessa hora, é importante utilizar apenas as músicas ou os efeitos sonoros de domínio público para que não tenha problemas com direitos autorais. Com o tempo e a experiência, você poderá comprar ou compor os seus próprios sons no futuro.

Outra dica é ser cauteloso na escolha da trilha sonora. Cenas com diálogos ou com monólogos podem não combinar bem com músicas cantadas, que distraem o telespectador. Na dúvida, sempre opte pelas músicas instrumentais.

Os tipos de cortes

Também conhecido como “transição”, o corte é, basicamente, uma mudança abrupta que transfere uma cena para outra. Os tipos de corte que você poderá usar nas suas edições variam de acordo com o editor que está usando. Mas, no geral, as produções profissionais só trabalham com alguns deles:

  • corte seco: é o tipo mais básico de transição, pois não tem duração longa ou sobreposições. Quando uma cena termina, outra começa imediatamente;
  • fade: a mudança de cena ocorre de forma mais sutil, na qual a imagem vai aparecendo gradativamente a partir de uma tela totalmente preta ou branca;
  • jump cuts: as transições ocorrem entre cenas parecidas. Muitas vezes, o áudio da próxima imagem pode até entrar antes do final da cena atual e vice-versa.

Provavelmente, o seu editor te dará mais opções de cortes, como os wipes. Eles fazem as transições tomarem forma de círculos, corações, persianas etc. e “varrem” uma cena para colocar outra em seu lugar (de forma semelhante ao que acontece com muitas apresentações tradicionais de PowerPoint).

Apesar disso, muitas vezes os cortes simples são a melhor opção, pois transmitem elegância, discrição e conversam melhor com o espectador. Na dúvida, é melhor escolher entre o corte seco, fade ou jump cut para evitar possíveis erros.

Editar vídeo é como realizar qualquer outra atividade: a prática leva à perfeição. Fazer um canal no YouTube e gravar os seus próprios vídeos é uma ótima maneira de começar, mas você também pode baixar alguns filmes que gosta e tentar adicionar o seu próprio toque pessoal, explorando-os com os editores que você já conhece.

Gostou deste post? Então aproveite para conhecer melhor o nosso conteúdo e aprender muito mais: curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Twitter e no LinkedIn!

6 Comentários

  1. Caroline disse:

    Sempre quis aprender a editar vídeos (tenho uma youtuber presa em mim) mas nunca tive coragem. É aquele tipo de coisa que precisa de muitas horas de dedicação para aprender, mas que pode abrir muitas portas no futuro.
    Ótimo post, parabéns!

    • Redação Impacta disse:

      Quem bom que gostou, Caroline. Olha, é claro que para ser uma especialista em edição são necessárias muitas horas de estudo e prática, mas talvez para soltar essa Youtuber que mora dentro de você e começar editando seus vídeos para web não seja preciso tantas horas quanto parece. Já viu alguns cursos rápidos nessa área?

  2. Eliana Aparecida Amancio disse:

    Olá sou Eliana. Depois que me tornei aposentada, resolvi busquei novos conhecimentos na área de humanas apenas para me tornar uma pessoa “mais humana”. Todavia, depois de graduada e mestra, entendi que posso me tornar uma influenciadora social compartilhando o que aprendi. Mas, embora eu tenha adquirido conteúdo acadêmico, não tenho noções de informatica para esse compartilhar através das mídias sociais. Deste modo, necessito de um curso que me prepare para editar meus videos, pois acredito que não basta ter conteúdo é preciso saber usar as tecnologias contemporâneas. Eu consigo gravar os videos, mas preciso de ferramentas que me ajudem a torna-los mais atraentes e de boa qualidade. Espero que me ajudem a encontrar um caminho. Obrigada! Eliana

  3. Higor Soares disse:

    Olá e o Camtasia 9.1 o que você acha dele??

  4. Valeria Chauvel disse:

    gostei! um excelente artigo.

    Veja a lista de editores de vídeo.

    https://www.xp-pen.pt/forum-1637.html

    Aqui tem alguns bem legais.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!