faceboook

Mas afinal, quais são as vantagens de fazer uma Pós-graduação?

Muito se fala sobre dar continuidade aos estudos, se especializar e se manter atualizado. Mas afinal, quais vantagens eu terei ao fazer uma pós-graduação?(...)

Autor: Jéssica Lima

Fala-se muito  sobre a importância de dar continuidade aos estudos, sobre atualização na profissão, construção de uma carreira…  Mas, ninguém nunca explicou o que, de fato, quais são as vantagens de se fazer  uma pós-graduação. Veja como ela pode transformar o nosso futuro.
Por isso, quando  nos perguntam sobre as vantagens de fazer uma pós, a primeira resposta é  uma sequência  de verbos: aprofundar conhecimentos, manter-se atualizado, adquirir novas competências ou ampliar a rede de contatos, não é mesmo?
Mas, será que vou ter todas essas vantagens?
De fato, ao ingressar em uma pós-graduação, todos os verbos acima citados são realizados. Porém, nem tudo depende apenas da Instituição, já que o curso de pós tem o objetivo de somar competências às que o aluno já possui.
  

Salto na carreira

A  pós-graduação pode significar um salto na carreira,  já que para avançar na  profissão é fundamental se manter atualizado. É claro que simpósios, workshops, palestras e congressos são ferramentas importantes para isso. Mas, uma pós enriquece o currículo, pois é  uma experiência de peso que precisa ser considerada com atenção pelo aluno.
Outro fator importante para decidir fazer uma pós  é pensar que o mundo está em constante e rápida evolução e as competências exigidas para atender as necessidades do mercado são cada vez mais específicas e complexas em todas as áreas de atuação.
Uma pós também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio e, para aqueles que atuam no meio corporativo, pode ser uma forma de manter um alto nível de empregabilidade, conquistar aquela promoção, ou até mesmo  investir em uma nova oportunidade.
É importante lembrar que a pós por si só não garante a ascensão profissional. Portanto, vale a pena levar em consideração fatores como o relacionamento interpessoal, capacidade de liderança, experiência no mercado, vivência no exterior e o domínio de outras línguas.


Aprofundar conhecimentos

Geralmente, o start para a necessidade de uma pós surge durante o dia a dia no trabalho.
O profissional realiza as suas atividades normalmente, até que um dia se depara com novos desafios e sente que é hora de voltar aos estudos, adquirir competências novas ou se atualizar.
Por isso, é importante lembrar que, para recorrer a uma pós, é preciso ter metas muito claras. Logo, é recomendado  que o curso  esteja atrelado aos objetivos profissionais e seja aplicável na carreira.
Mas atenção: o inverso também é verdadeiro! Existem pessoas que buscam uma pós-graduação em outras áreas de atuação em função do investimento.

Novos horizontes e novos projetos

A pós-graduação pode significar a conquista de novos horizontes, pois ela também é um modo de atenuar  ou alterar a rota profissional.
Para quem está prestes a assumir uma nova função em uma empresa, os cursos de especialização são ideais, já que ofertam  pouco tempo, o que permite uma flexibilidade ao estudante, e oferecem um apanhado geral de uma área específica do conhecimento, capacitando o profissional a dominar determinado assunto com segurança.
Além disso, os novos horizontes que podem surgir são frutos do famoso networking,  afinal, durante cursos de pós-graduação são realizados diversos eventos que têm como objetivo  incluir todos os cursos e proporcionar maior integração entre as áreas.

Networking

Um dos maiores benefícios de fazer uma pós é conviver com pessoas que possuem os mesmos interesses e campos de atuação, o que faz com que seja possível ampliar a rede de contatos profissionais e também de parceiros para futuros projetos.
Com o crescimento dessa rede de contatos, é possível ampliar também os círculos de amizades. E aí está a velha história das redes sociais, não é mesmo? Pessoas conhecem pessoas, que conhecem pessoas e por aí vai…
 

Mas, quais são mesmo as vantagens de ser pós-graduado atualmente?

Vejamos: tudo depende do objetivo que se deseja conquistar.  Uma coisa é certa: a pós-graduação é um grande investimento na carreira.
A necessidade existe e é latente! O avanço tecnológico trouxe diversos benefícios e, junto com eles, surgiram  novas necessidades. Assim,  a exigência do mercado é ter cada vez mais pessoas em conectividade com a tecnologia.
Partindo da premissa de que as empresas, cada vez mais, irão investir em profissionais qualificados para ocuparem suas vagas. É correto afirmar que a vantagem de uma pós- graduação é ter o conhecimento que o mercado necessita e poder oferecê-lo da melhor maneira.
Veja os cursos de Pós-Graduação e MBA que a Faculdade Impacta oferece para tornar você o profissional que o mercado necessita!

2 Comentários

  1. nino disse:

    Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

  2. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!