Quero estudar marketing: por onde começar e o que o mercado espera hoje?
Quer entrar na área de marketing? Veja por onde começar a estudar e o que o mercado exige dos novos profissionais. Acesse e saiba mais!
Autor: Redação Impacta
Se você pensa em iniciar no mercado de marketing, comece frequentando eventos do setor e converse com profissionais experientes. Pergunte sobre os desafios do dia a dia, as áreas de maior satisfação e os cursos que foram mais relevantes em suas jornadas.
Essa troca de experiências pode te guiar para uma especialização que realmente te interesse. Pois dentro do marketing tem muitas áreas: inbound, growth, SEO, redes sociais, tráfego pago, influência, UX. Basicamente, todos os setores precisam de marketing para crescer e ter uma base de clientes, oportunidades não irão faltar.
Para ter uma visão mais prática, busque por visitas técnicas em agências ou departamentos de marketing para entender o funcionamento cotidiano prático da profissão.
O que estudar primeiro marketing?
Isso depende do seu ponto de partida, se ainda não iniciou no mundo acadêmico, comece por cursos livres de curta duração, para aprender os fundamentos, as teorias. Pode optar por faze um curso técnico e iniciar com estágio.
Agora se você já tem uma formação superior, pode optar por um MBA ou uma pós-graduação em marketing, pois assim você dá um upgrade no seu currículo, seja para uma transição de carreira ou como complemento das suas habilidades.
Veja a seguir o que é exigido pelo mercado, quais habilidades são interessantes para a para e quais critérios deve avaliar antes de escolher a faculdade que vai se matricular. Confira!
O que mudou no perfil dos profissionais de marketing nos últimos anos?
O marketing, embora tenha uma estrutura fundamental adaptável a todos os setores, está em constante evolução, acompanhando de perto as tendências e inovações. Prova disso é a crescente relevância da análise de dados e da inteligência artificial (IA), que não só criam novas áreas no mercado de trabalho, mas também impõem novas exigências aos profissionais.
Para se manter competitivo nesse cenário dinâmico, é essencial estar em constante transformação e nunca parar de estudar. A atualização contínua é a chave para atender às novas necessidades do mercado e garantir a relevância em sua carreira.
As habilidades mais valorizadas em marketing hoje
No panorama atual, dois perfis de profissionais se destacam, o especialista com conhecimentos mais aprofundados, e o generalista que sabe de tudo um pouco. Os dois profissionais são importantes para o mercado do marketing, e geralmente um atua ao lado do outro.
Especialista
Foca em uma única área do marketing, buscando dominá-la com maestria e se diferenciar. Esse perfil continua sendo requisitado, mas precisa estar sempre atento a novos conhecimentos e tecnologias para manter sua relevância e buscar diferenciais competitivos.
As suas habilidades envolvem análise detalhada de dados, foco em resultados mais categóricos como retorno de investimentos (ROI), custo por clique (CPC), capacidade de resolver problemas mais complexos e específicos por conta da base de conhecimento.
Generalista
Caracteriza-se pela capacidade de atuar em diversas frentes do marketing. Esse profissional consegue se adaptar, “se virar nos 30”, e organizar diferentes tarefas para manter a qualidade e a operacionalidade. Sua versatilidade garante uma demanda contínua por seus serviços, pois ele nunca perde trabalho.
As habilidades consistem em ter uma visão mais estratégica, ser um profissional mais adaptável e flexível que conhece diversos cenários, e isso permite que tenha uma comunicação mais fluida com outros setores diante adversidades.
Como escolher a faculdade?
Busque sempre cursos que possuem certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que possua nota máxima na avaliação, tenha programas de network e uma grade reconhecida pelo mercado de trabalho.
Saiba mais sobre os nossos cursos e leve a sua carreira para um novo nível
Deixe o seu comentário!