faceboook

Quem é você no time da tecnologia? Confira e descubra!

O Futebol é uma paixão nacional e traz lições até mesmo para Carreira. Mas e se tivesse um Time da Tecnologia, qual seria sua posição? Veja nossa (...)

Autor: Redação Impacta

Sabia que em 19 de julho é comemorado o Dia do Futebol no Brasil? Além de ser um dos esportes mais populares do mundo e uma verdadeira paixão nacional, o futebol traz na sua história grandes exemplos de superação, liderança e trabalho em equipe que podem inspirar até mesmo a nossa vida profissional.

A campanha do Leicester City na Premier League de 2016, por exemplo, pode nos ensinar muito sobre liderança e gestão, como já falamos aqui no Blog. Mas e se tivesse um Time da Tecnologia? Qual seria a sua posição nessa escalação? 

Como dizem que todo brasileiro tem um pouco de treinador de futebol, nós fizémos a nossa seleção com os cargos mais importantes para uma equipe de TI atualmente. O que acha? Vem conferir!

Quem é você no time da tecnologia?

1 – Goleiro: Defesa Cibernética

Assim como o goleiro de um time, o especialista em defesa cibernética é aquele jogador da equipe que não pode falhar. 

Garantindo a segurança das informações do negócio, o profissional evita vazamentos, fraudes e ações maliciosas que podem trazer grandes prejuízos para toda a operação.  Saiba mais sobre a posição aqui!

3 e 4 – Zagueiros: DPO e Big Data 

O Data Protection Officer é o responsável pela proteção de dados de uma empresa. 

Portanto, assim como um bom camisa 3, ele deve implementar soluções e estratégias para evitar ataques e garantir a segurança das informações de acordo com as determinações da LGPD. Conheça mais sobre o DPO no nosso Guia!

Já o especialista em Big Data deve estar bem entrosado com o DPO e a área de Defesa Cibernética, garantindo que a grande quantidade de dados disponíveis atualmente será tratada com segurança e inteligência.

Atuando como aquele zagueirão que sabe desarmar e começar jogados, o Big Data pode ser fundamental para gerar insights importantes ao negócio. Entenda mais sobre a área aqui!

2 e 6 – Laterais: Engenheiro da Computação e Cientista da Computação

Versáteis e responsáveis pelo desenvolvimento de soluções inovadoras como os laterais de um time, o Cientista e o Engenheiro da Computação são profissionais que se completam no time de TI.

Enquanto o especialista em Ciência da Computação tem a missão de elaborar programas e sistemas de informática nas mais variadas plataformas e tecnologias, a área de Engenharia deve desenvolver softwares e hardwares para áreas como robótica, redes de computadores e Internet das Coisas.

Entenda as diferenças entre as áreas no nosso Guia Gratuito!

5 e 8 – Volantes: Desenvolvedor Full Stack e Especialista em Metodologia Ágil

No time da Tecnologia o Full Stack é aquele jogador polivalente, que é capaz de criar jogadas completas com conhecimento tanto de trás (back) quanto da frente (front). 

Na carreira, esse desenvolvedor deve elaborar aplicações completas, encontrando os melhores caminhos para cada solução. Saiba tudo sobre a profissão aqui! 

Já o profissional especializado em métodos ágeis é aquele chamado de “motor” do time de TI. Isso porque é ele o responsável por garantir que as entregas sejam feitas com eficiência, alinhando qualidade no trabalho e respeito aos prazos.

Assim, esse profissional ajuda a dar a agilidade tão fundamental para se ter sucesso hoje em dia, tanto nos gramados quanto no mercado corporativo. Entenda melhor a área no artigo especial!

time tecnologia

10 – Meia: Cientista de Dados

O camisa 10 geralmente é o cérebro da equipe, o responsável por armar as jogadas mais importantes e criativas. Já no time da tecnologia, função parecida tem o Cientista de Dados.

É ele o responsável por analisar os dados com inteligência e inovação para propor e elaborar soluções de impacto para o negócio. Atualmente, é um dos profissionais mais valorizados na área de TI e pode evoluir para atuação como Business Analytics ou BI. Descubra tudo sobre a carreira aqui!

7 e 11 – Atacantes: Marketing Digital e UX

Responsáveis pela criação de jogadas de ataque de um time de futebol, os atacantes pelos lados são aqueles que unem criatividade e precisão para encontrar os melhores caminhos no campo. Tarefa semelhante na equipe de TI têm os especialistas em Marketing Digital e UX!

O Profissional de Marketing atual precisa ser dinâmico e usar da inteligência e da inovação para criar estratégias que aumentem os resultados da empresa em mercados cada vez mais competitivos. Entenda mais aqui!

Já o UX Designer precisa facilitar a vida do usuário, testando e aplicando as melhores soluções para que o caminho até a conversão e os resultados fique o mais simples e eficiente possível. Veja nosso Guia do UX para saber mais

9 – Centroavante: Inteligência Artificial

O camisa 9 é conhecido como o responsável pela função mais importante de um time de futebol: o gol. Na posição, habilidades como precisão e agilidade na tomada de decisões são fundamentais para o sucesso.

É por isso que escolhemos o Especialista em Inteligência Artificial para vestir essa camisa. 

Afinal, o mercado de tecnologia caminha cada vez mais para as incríveis possibilidades da I.A. em nossas vidas e quem tem esse profissional em seu time, com certeza, vai garantir resultados e sair na frente da concorrência!

Técnico: Gestor de TI e Inovação

Todo time de verdade tem um líder, não é mesmo? Então, para a nossa seleção estar completa também precisamos de um técnico.

Assim como os times de futebol contam com diferentes tipos de líderes, as equipes de tecnologia também podem ter gestores de variados modelos de atuação. Porém, nosso time ficou com o Gestor de TI e Inovação!

Isso porque esse profissional é capaz de liderar com eficiência a equipe e entregar projetos que sejam ao mesmo tempo inovadores e eficientes para a empresa.

E aí, o que achou do nosso time? Qual posição você ficaria nele? Não deixe de comentar e dar sugestões para nossa escalação também!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!