Produtividade no home office: 8 dicas para uma rotina organizada

Muitas pessoas estão se adaptando a uma nova forma de trabalhar em casa. Mas como manter a produtividade no home office? Confira nossas 8 Dicas!

Autor: Redação Impacta

Trabalhar em casa já é uma realidade na vida de muitas pessoas, especialmente com a crise causada pela Covid-19 e a necessidade de isolamento social a fim de conter a doença. Em 2018, o teletrabalho já havia aumentado 22% em relação a 2017 — e estima-se que deva crescer mais 30% após o coronavírus. Mas, afinal, como manter a produtividade no home office?

O trabalho em casa traz uma série de desafios porque muitas empresas e profissionais não estavam devidamente preparados para a mudança. A falta de planejamento é um dos principais, pois prejudica o foco e a eficiência. Pensando nisso, preparamos este artigo para que você consiga criar uma rotina organizada e produtiva. Boa leitura!

1. Planeje o dia seguinte na noite anterior

Quem quer aumentar a produtividade no home office precisa reservar alguns minutos da noite a fim de planejar as tarefas do dia seguinte. Afinal, ao organizar o cronograma e não abrir espaço às distrações, você consegue trabalhar com muito mais eficiência.

Ao adiar esse tipo de planejamento, é provável que você acabe procrastinando e usando a manhã para resolver problemas que por acaso surjam, por exemplo. Planejando as atividades com antecedência, no entanto, o começo do dia será direcionado à resolução das tarefas simples. Assim, você fica motivado em cumprir as ações mais difíceis.

2. Respeite os horários de descanso

Menosprezar a importância das pausas pode interferir na sua saúde e bem-estar. Um dos principais motivos em respeitar o horário de almoço, por exemplo, é a necessidade de um momento de repouso mental ao longo do dia.

Esse período é importante para se desligar dos assuntos profissionais, relaxar e até conversar com outras pessoas. Por isso, nada de almoçar na mesa de trabalho enquanto finaliza o relatório ou checa e-mails, tudo bem?

Fazer essas pequenas pausas durante e logo após as refeições ainda ajuda a melhorar o processo digestivo e contribui no aumento da sua produtividade no home office. Os horários de descanso também são fundamentais na redução da ansiedade e do estresse.

3. Tenha um espaço específico para trabalhar

É muito importante ter um lugar reservado exclusivamente para trabalhar, pois poucas pessoas conseguem manter a produtividade e a criatividade enquanto estão no sofá ou cama. O ideal, nesse caso, é que esse espaço tente reproduzir ao máximo a aparência do seu escritório.

Assim, evite locais barulhentos ou que outras pessoas possam transitar. Procure investir em uma cadeira ergonômica, equipamentos de informática e armários. O ambiente também deve ser arejado e ter uma boa incidência de iluminação. Uma dica é mover sua mesa de trabalho para perto de uma janela, por exemplo.

4. Trabalhe sua automotivação

Muitos profissionais se beneficiam do trabalho em casa, porém, junto a uma série de vantagens estão as dificuldades da automotivação — o que prejudica o foco e a concentração nas atividades. Essa perda de motivação costuma ser tão presente que algumas pessoas até sentem falta do velho estilo do escritório.

Aqui, a dica é fazer coisas que você gosta, como ler um livro ou preparar uma refeição. Definir objetivos e metas também é uma boa opção, pois permite que você mensure o seu trabalho e tenha uma melhor noção dos seus resultados.

produtividade no home office

5. Tire o pijama

A maioria das pessoas não começa a trabalhar logo após acordarem. Por outro lado, aquelas produtivas seguem a rotina como se estivessem indo ao escritório, o que envolve tomar um banho e se trocar.

Embora trabalhar com a roupa de dormir pareça muito mais confortável, esse tipo de vestimenta não passa uma sensação profissional às atividades que você precisa desempenhar. Esse pequeno gesto colabora não só para um desempenho melhor, como favorece a automotivação citada anteriormente.

6. Elimine distrações

Trabalhando em casa, as distrações tendem a ser maiores do que na empresa. Por isso, a dica é não deixar o celular perto de você. Dessa forma, quando bater a vontade de conferir as notificações e olhar as redes sociais, você vai desistir, porque terá que se levantar se quiser pegar o aparelho.

Também existem alguns aplicativos e extensões de navegadores que ajudam a evitar essas distrações. Com isso, é possível bloquear sites que mais tomam o seu tempo e consomem a sua atenção. No caso dos celulares, também dá para impedir o acesso às redes sociais, pelo tempo que você determinar.

7. Mantenha a mesa organizada

Sem a organização do home office, a chance de você ficar com a estação de trabalho bagunçada é grande. Em geral, a desordem visual prejudica a atenção e esgota as funções cognitivas rapidamente. Por isso, mantenha à vista apenas o essencial.

Uma boa ideia é ter uma mesa com gavetas ou até caixas organizadoras. Assim, dá para guardar a papelada e os materiais de trabalho ao mesmo tempo em que se mantém todos os documentos importantes por perto. Também é interessante decorar o ambiente com objetos do seu gosto pessoal, de modo a criar uma atmosfera aconchegante.

8. Alimente-se adequadamente

Trabalhar em casa pode fazer com que você consuma mais calorias a qualquer hora do dia. Isso costuma ser um problema principalmente para quem não tem habilidade, conhecimento ou vontade de cozinhar — e opta por comprar lanches ou pedir refeições prontas pelo serviço de delivery.

A má alimentação, no entanto, pode prejudicar não apenas a sua saúde, como também o seu foco. Portanto, tente se organizar a fim de preparar refeições saborosas e nutritivas em casa. Para isso, é recomendável deixar folhas lavadas e separadas na geladeira, comprar legumes que podem ser rapidamente preparados e montar pequenas marmitas congeladas. Desse jeito, você se alimenta bem e não perde muito tempo na cozinha.

A cultura do trabalho remoto é uma realidade que deve se estender e se intensificar nas empresas. Por isso, é fundamental se adaptar e criar uma rotina semelhante àquela cumprida no trabalho presencial. Assim, é possível manter a produtividade no home office e não perder a qualidade das suas entregas e resultados.

Gostou das dicas? Então, complemente a leitura e confira o nosso guia sobre equilíbrio entre carreira e estilo de vida!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!