faceboook

Como ser mais criativo no trabalho?

Ser criativo no trabalho é uma habilidade cada vez mais valorizada. Mas como treinar isso? Separamos 6 dicas que vão te ajudar a liberar as boas ideias!(...)

Autor: Redação Impacta

Algumas vezes tudo que precisamos é só uma ideia genial para alavancar um projeto ou dar aquele ânimo, mas nada vem à cabeça. Se te conforta, isso pode acontecer em diversas áreas de atuações, profissões e empresas. Mas como enfrentar esses momentos e ser mais criativo no trabalho? 

Não existe fórmula certa, mas algumas ideias simples podem te ajudar nesse desafio. Os nossos parceiros do site de empregos Adzuna listaram algumas delas para você começar a colocar em prática já. Vamos lá? 

6 dicas para ser um profissional mais criativo:

1 – Conviva com criativos

Conviver com pessoas criativas é ótimo para agregar ideias e buscar inspirações. Seja um happy hour, uma conversa de corredor ou até uma amizade com profissionais que convivem diariamente com a criatividade pode ser uma forma de entender os processos criativos dessas pessoas e ainda pedir ajuda para novas ideias. 

2 – Mude a rotina

Fazer todos os dias as mesmas coisas, da mesma forma e na mesma hora pode limitar sua criatividade. Proponha-se a fazer coisas novas e inéditas, seja mudar o caminho para o trabalho, ouvir uma nova música e até beber uma bebida diferente de manhã. Algumas dessas ações podem ser fontes de ideias e inspirações incríveis!

3 – Feedbacks

Pedir a opinião de amigos, família e até do seu chefe também pode ser uma ótima surpresa.Ouvir o que você poderia melhorar pode contribuir com a sua percepção da realidade, pois dessa forma você ouve diferentes pontos de vista sobre o que pensa e também tem a oportunidade de receber sugestões sobre o que fazer para desenvolver suas ideias da melhor forma.

4 – Aprender uma coisa nova todo dia 

A proposta de aprender uma coisa nova por dia pode ser desafiadora, mas também muito gratificante no final! 

Pense em coisas simples como aprender a usar um novo aplicativo de celular, fazer uma receita diferente para o jantar, aprender aquarela, etc. Essas pequenas coisas te fazem ficar um passo mais próximo de transformar a criatividade em hábito, justamente por aprender — e testar — uma coisa nova por dia. Além disso, você pode ter experiências que nunca imaginou ter. 

Lembre-se que a proposta aqui é aprender uma nova habilidade e não só conhecer.

criativo_trabalho

5 – Estude casos 

Muitas vezes inspirações e novas ideias podem vir de projetos já consolidados, sejam de sucesso e fracasso. Por isso, pesquise, pergunte, leia cases da sua área e aprenda com eles! 

Analise o que fizeram, de que forma criaram coisas novas e como você pode se valer dessas inspirações para construir algo novo e bem-sucedido. Desse modo, você também pode perceber o que gostaria de ter feito antes daquela pessoa, o que você gostaria de ter criado e tirar daí novas ideias. 

6 – Não confie na memória

A memória pode ser traiçoeira e te fazer perder ideias brilhantes. Por isso, mesmo que você ache que consegue lembrar de tudo, crie o hábito de anotar as coisas. Podem ser ideias prontas que surgem ao longo do dia ou qualquer coisa que te dê inspiração. 

Caso o bloquinho de papel não seja muito cômodo, baixe um aplicativo de anotações e, quando pensar em algo promissor, escreva os detalhes no celular. Isso é válido tanto para o ambiente de trabalho quanto nos momentos de lazer, afinal, nunca se sabe quando a criatividade vai surgir.

Conhece mais algumas dicas que te ajudam a liberar a criatividade? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!