faceboook

Mecatrônica para entrar na robótica: como aprender tecnologia de engenharia?

Leia o artigo e saiba como a tecnologia permite trabalhar em equipes colaborativas interdisciplinares para gerenciar sistemas complexos e integrados!

Autor: Redação Impacta

A mecatrônica é um ramo da tecnologia de engenharia que envolve projetar, fabricar e manter dispositivos que possuem componentes mecânicos e eletrônicos. Define a sinergia que existe entre as máquinas mecânicas e os sistemas de controle elétrico que as regulam. Hoje, a tecnologia de engenharia mecatrônica evoluiu para abranger outras disciplinas, como engenharia da computação, programação, engenharia de sistemas e robótica.

No geral, a mecatrônica valoriza o pensamento sistêmico e as abordagens interdisciplinares para a solução de problemas. A tecnologia permite que os técnicos trabalhem em equipes colaborativas interdisciplinares para gerenciar facilmente sistemas complexos e altamente integrados em fábricas modernas.

Como a mecatrônica está conectada à robótica?

A mecatrônica está intimamente ligada à robótica. A única diferença é que na mecatrônica, as entradas dos sistemas são fornecidas, enquanto na robótica, as entradas são adquiridas independentemente. 

Um Técnico de Engenharia Mecânica é responsável pelas partes mecânicas do corpo de qualquer sistema robótico, o Técnico de Engenharia Elétrica/Computação cuida dos aspectos elétricos e computacionais do sistema e um Técnico de Engenharia de Computação se encarrega da programação (o cérebro).

As unidades funcionais da robótica incluem:

  • Estrutura do corpo: A maioria dos robôs é feita de estruturas corporais físicas baseadas em metal que oferecem proteção aos mecanismos internos do robô. A forma e o tamanho dependerão da finalidade pretendida do robô.
  • Sistemas musculares: esta unidade é composta por vários mecanismos, como engrenagens, músculos artificiais, atuadores pneumáticos e propulsores.
  • Sistemas sensoriais: O sistema sensorial pode variar de mecanismos simples a complexos. Um sistema simples pode ser um detector de movimento, enquanto um sistema complexo pode ser uma combinação de câmeras ópticas que permitem ao robô ver o ambiente e tomar decisões com base no ambiente.
  • Fonte de energia: os robôs podem extrair energia de tomadas elétricas aterradas (robôs estacionários) ou unidades de bateria interna (robôs móveis).
  • Sistema cerebral: O sistema “cérebro” trabalha em estreita colaboração com o sistema sensorial. Ele envia sinais para o sistema muscular do robô dizendo-lhe para agir quando um sistema sensorial é ativado. 

Em um sistema complexo, o sistema cerebral permite que o robô identifique objetos no ambiente com base nos dados do sistema sensorial. Aqui é onde a inteligência artificial entra em jogo.

Como os engenheiros mecatrônicos podem entrar no campo da robótica?

A mecatrônica é um campo de alta tecnologia com perspectivas promissoras. À medida que mais empresas avançam em suas inovações e adotam sistemas inteligentes e robótica sofisticados, os técnicos estarão em alta demanda. Empresas de manufatura, por exemplo, recorrem a técnicos de mecatrônica para ajudá-los a avaliar a eficiência e os custos da linha de montagem.

Com um diploma em tecnologia de engenharia mecatrônica, você pode conseguir vários empregos em empresas de manufatura avançada e até mesmo em Segurança Interna. Alguns dos títulos que você pode assumir incluem:

  • Técnico Industrial
  • Técnico de Serviço de Campo
  • Técnico em Engenharia de Computação
  • Técnico em Engenharia Eletrônica

Se seu objetivo é alavancar sua carreira em manufatura avançada e robótica, um diploma de bacharel em tecnologia de engenharia mecatrônica pode ser o seu melhor caminho. O programa deve fornecer a você uma sólida formação em robótica e abrir oportunidades para obter experiência prática na indústria que o preparará para uma carreira empolgante em robótica.

Leia também: Robotista ou Roboticista? Entenda a diferença do Profissional da Indústria 4.0

Você pode trabalhar nas áreas médica e de saúde, em empresas de manufatura avançada ou nas forças armadas. Nessas posições, você pode criar soluções robóticas para melhorar a qualidade, produtividade e eficiência da fabricação.

Por que a educação formal é importante?

Um curso técnico em mecatrônica proporciona as habilidades e conhecimentos certos para atuar em equipes multidisciplinares. Os técnicos conseguem projetar, instalar, manter e reparar vários sistemas, componentes ou processos que atendam às necessidades específicas de aplicações de engenharia. 

O profissional de mecatrônica serve como um elo entre engenheiros e técnicos em uma ampla gama de indústrias, desde a concepção de sistemas eletrônicos até a implementação e manutenção.

O curso deve fornecer a base e a educação formal necessária para o emprego em uma variedade de indústrias, incluindo a indústria de computadores, automação e manufatura, Segurança Interna e educação.

Após a conclusão de algumas matérias básicas, os alunos podem abordar tópicos de controles digitais, análise de circuitos e robótica. A maioria dos cursos inclui aulas em laboratório onde os alunos têm a oportunidade de testar materiais e processos.

Como os técnicos de mecatrônica precisam saber como projetar e operar programas de software auxiliados por computador para realizar seu trabalho, eles também devem ter um profundo conhecimento de física, circuitos, cálculo e robótica.
E então, se interessou em ingressar na área? A Impacta disponibiliza o curso técnico em Mecatrônica, visite nosso site e garanta a sua matrícula!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!