faceboook

Graduação ou curso técnico? Como decidir e por que o diploma universitário ainda pesa

Entenda os prós e contras de cada formação e saiba por que a graduação universitária ainda é um diferencial competitivo no mercado. Acesse!

Autor: Redação Impacta

Quando se trata da carreira, sempre surgem diversas dúvidas de qual curso escolher, se faz curso técnico, se faz graduação, em qual área, qual instituição? Ter essas dúvidas é completamente normal, afinal, você está decidindo onde poderá passar os próximos anos se preparando para uma jornada no mercado de trabalho.

Então, antes de tomar uma decisão, primeiro pesquise o que o mercado exige para a sua área, porque o que vai diferenciar um do outro, é o tempo de graduação, aprofundamento, detalhamentos técnicos, se quer um início imediato ou prefere se especializar com mais calma.

As principais diferenças entre curso técnico e graduação

A escolha entre graduação e um curso técnico, vai conforme o objetivo profissional de cada pessoa. Pois um diploma universitário tem mais peso por conter mais anos de estudo, ter mais aprofundamento e nível de bacharelado. 

Já o curso técnico ele é mais prático e visto como um complemento curricular, além de ser concluído em curto período de até 2 anos com menos detalhamento, mas que proporciona um início imediato em um cargo iniciante.

Então tudo depende da área, cargo e nicho que estará inserido, pois muitas empresas exigem uma graduação, mas o curso técnico pode ser um pontapé inicial para você ingressar no mercado e depois pode complementar com uma graduação.

E caso, opte por uma graduação, depois pode fazer pós-graduação, mestrado, doutorado, se tornar especialista. Aumenta as chances de conquistar cargos mais altos, é um investimento a longo prazo.

Quando um curso técnico pode ser suficiente?

O curso técnico pode ser suficiente quando se trata de adquirir habilidades práticas mais rápido, elas são especificadas e mais focadas no dia a dia da profissão. Não tem tanto foco teórico, tem o tempo mais curto e pode te ajudar a conquistar um cargo iniciante na área que deseja, e no decorrer pode se aprofundar mais. 

É muito indicado na saída do ensino médio, para descobrir se a área escolhida será realmente a que deseja seguir. Após concluir o curso técnico, pode iniciar uma graduação e ter um perfil curricular mais extenso.

Por outro lado, a graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) oferece uma formação mais ampla, que combina teoria e prática, com uma duração mais longa, de dois a cinco anos, também exigindo o ensino médio completo. 

Seu objetivo principal é o desenvolvimento profissional e acadêmico, proporcionando um conhecimento teórico, prático e aprofundado, abrindo diversas áreas de atuação e a possibilidade de cursar pós-graduações.

Por que o diploma universitário ainda tem peso no mercado?

Segundo os dados do IBGE(2023), 23,1% dos brasileiros possuem um diploma de ensino superior e a taxa de desemprego para profissionais com ensino superior completo é 56,2% menor em comparação aos que concluíram apenas o ensino médio. 

Isso também impactou na faixa salarial que aos formados no nível superior era de R$ 7.622, enquanto os de nível médio era de R$ 2.827, em 2022.

Além dos dados que refletem a realidade, as empresas levam em consideração a base de conhecimento que o profissional possui, estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento.

Pois isso, faz com que se adapte às mudanças do mercado, tecnológicas, e assim faz com que a empresa o mantenha no seu quadro de funcionários, ao invés de contratar outra pessoa com mais especialização, pois o contratado já sabe como a empresa funciona, e tende a ser mais valorizado.

E também porque terá:

  • Um profissional com maior capacidade de análise, resolução de problemas, adaptação a diferentes situações.
  • Senso crítico mais apurado, comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança e capacidade de aprendizado contínuo;
  • Para conquistar uma promoção, um dos requisitos principais é ter uma graduação, principalmente em posições de liderança, pois auxilia em uma visão mais estratégica;
  • Auxilia para iniciar uma pós-graduação ou outras especializações como MBA, mestrado, doutorado, o que também contribui para um avanço na carreira e aumento salarial;
  • É visto e reconhecido como um selo de qualificação profissional, isso influencia na percepção dos recrutadores.

A graduação da Impacta como ponte entre conhecimento e empregabilidade

A Faculdade Impacta, tem nota máxima reconhecida pelo MEC, possui excelência em cursos de tecnologia, gestão e design nos cursos de graduação, permitindo que todos os alunos tenham mais conhecimento para assumirem cargos de lideranças.

Possui uma metodologia de ensino inovadora, que une teoria e prática com projetos reais, já preparou mais de 1,5 milhão de alunos para os desafios do mercado de trabalho. Temos 98% de taxa de empregabilidade após a conclusão do curso.

A Impacta também oferece um ambiente de aprendizagem digital integrado e inovador com o Google for Education, uma plataforma com cursos e trilhas para um aprendizado ilimitado. Também tem o Lab Maker, que é um espaço para a criação de protótipos e projetos práticos.

Conheça alguns de nossos cursos:

  • Engenharia da Computação: formação que abrange desde os fundamentos da computação até a concepção e desenvolvimento de sistemas de hardware e software, com foco em Internet das Coisas e Inteligência Artificial;
  • Ciência da Computação: explora os princípios teóricos e práticos da computação, preparando profissionais para a Análise de Dados e Inteligência Artificial;
  • Sistemas de Informação: integra tecnologia e gestão, com ênfase em Desenvolvimento Full Stack, Engenharia de Software & Computação Cognitiva, formando profissionais versáteis para o mercado;
  • Redes de Computadores: prepara especialistas em infraestrutura de redes, segurança e comunicação de dados;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Uma formação focada no desenvolvimento de softwares e sistemas, com uma abordagem prática e alinhada às necessidades do mercado;
  • Gestão da Tecnologia da Informação: Um curso que combina conhecimentos de gestão e tecnologia, formando líderes para a área de TI.

Saiba mais sobre os nossos cursos de graduação e inscreva-se no vestibular 2025

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!