Formação Analista de Dados: o que e como aprender? INFOGRÁFICO

O Analista de Dados é um dos Cargos que mais Crescem no Mercado. Mas o que é Preciso Aprender para ser esse Profissional? Confira no nosso INFOGRÁFICO!(...)

Autor: Redação Impacta

Em tempos de “empresas Data Driven”  e “Profissionais Orientados por Dados“, um dos cargos mais procurados no mercado, sem dúvidas, é o do Analista de Dados.

Com o crescimento de setores como o de Ciência de Dados, Inteligência de Negócios e Big Data, as empresas precisam cada vez mais desse profissional. Afinal, o analista de dados é responsável por realizar a coleta, compilar e interpretar as informações disponíveis para obter insights que possam direcionar a tomada de decisões em um negócio.

Podendo estar focado em determinada área ou departamento da empresa, o profissional terá o objetivo de monitorar processos e detectar possíveis alterações ou situações que demandam ações.

A rotina do analista de dados inclui ainda realizar diversas análises e relatórios para auxiliar equipes, como marketing ou BI, a definir estratégias e tomar decisões mais vantajosas e eficientes. 

Mas qual é a #JornadaAnalistadeDados para ter uma carreira de sucesso como esse profissional e  ter salários de até R$ 4.800, segundo o site Vagas.com? Ou melhor, o que é preciso aprender para se tornar um Analista de Dados?

Para ajudar na sua trilha, preparamos uma Formação Especial que te garante os conhecimentos nas ferramentas ideais para começar a atuar com Análise de Dados. Veja nosso Infográfico:

 

WhatsApp Image 2020-10-01 at 16.05.27

O que aprender na Formação Analista de Dados?

Devido a alta demanda e falta de mão de obra disponível, muitas empresas estão apostando na formação e capacitação de seus colaboradores para a atuação como Analista de Dados.

Para isso, ou mesmo na hora de buscar um profissional no mercado, algumas características e habilidades se destacam:

  • Raciocínio lógico e interpretação:
    O analista de dados precisa ter capacidade analítica apurada, o que depende do pensamento lógico. Conhecer essas bases e ter a chamada alfabetização em dados para saber interpretá-los corretamente é essencial.
  • Conhecimento em linguagens de programação:
    esses profissionais precisam conhecer ao menos um básico de lógica e linguagens de programação, o que pode variar de acordo com a área ou tecnologia utilizada nas empresas.
  • Banco de dados:
    dominar ao menos um tipo de banco de dados é um conhecimento essencial para o analista de dados. No mercado, o SQL (Structured Query Language)

Veja como começar sua Trilha:

Excel: do básico ao avançado

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho e na área de Análise de Dados também. Conhecendo os recursos básicos e avançados, as planilhas são grande aliadas no trabalho desse profissional, sendo capaz de organizar os dados com controle e agilidade.

Para isso, é indicado fazer um Curso de Excel 1 e Curso de Excel 2, garantindo assim a capacidade de importação de dados, funções, criação de macros e formulários personalizados.

Lógica de Programação

Com um Curso de Introdução à Lógica de Programação, o profissional vai desenvolver o raciocínio lógico, habilidade fundamental para a área.

E ainda conhece os princípios básicos de desenvolvimento como algoritmos, sistemas de numeração, variáveis, que vão permitir a sua compreensão de linguagens de programação importantes para a área, como Python.

Banco de Dados SQL

Como falamos acima, saber trabalhar com banco de dados é fundamental para se tornar um Analista de Dados. Há diversos tipos, mas nesse mercado, sem dúvidas que quem se destaca entra opções relacionais é a linguagem SQL.

Por isso, conhecer os recursos com objetos, cláusulas, tipos de relacionamento, integridade e consistência de dados pode ser um diferencial no currículo.  

Power BI

Se tem uma ferramenta que cresce conforme a expansão da análise de dados no mercado é o Power BI!

Conhecer o programa da Microsoft é ideal a todos que pretendem atuar com Business Intelligence (BI), dominando ferramentas de ETL (Power Query Editor), modelagem de dados (Power Pivot) e a criação de relatórios.

Com um treinamento em Power BI, o aluno técnicas e práticas para gerar e manipular rapidamente relatórios avançados e interligados, com rapidez e liberdade.

Sem falar que ter um certificado na ferramenta com certeza vai chamar a atenção de recrutadores!

Está esperando o que para começar a sua Jornada Analista de Dados?

Venha conversar com os Consultores Educacionais da Impacta que eles vão te apresentar tudo para você já começar a estudar: FALE AGORA NO WHATSAPP

 

1 Comentário

  1. Muito interessante esta materia

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!