faceboook

Curso de Manutenção e Conserto de Celular: Por que fazer?

Quer saber se Vale a Pena Fazer um Curso de Manutenção e Conserto de Celular? Confira aqui e Saiba como Começar na área!

Autor: Redação Impacta

Sem tempo para ler? Ouça a versão em áudio se inscrevendo abaixo:

Desde a forma de consumir e gerar renda, até a maneira como fazemos as coisas – como o crescimento da cultura do “faça você mesmo” -, muitos hábitos mudaram durante o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.

Um exemplo disso é o aumento das buscas no Google por “Curso de Manutenção e Conserto de Celular” nos primeiros meses desse período de quarentena.

Seja para ter uma opção de trabalho extra ou simplesmente para saber como consertar os próprios dispositivos, o fato é que mais pessoas estão buscando essa habilidade.  

Vamos entender o porquê e saber se vale a pena fazer um Curso de Hardware em smartphones? Acompanhe esse artigo e veja ainda as vantagens de desenvolver esse conhecimento!

Por que fazer um Curso de Manutenção e Conserto de Celular?

De acordo com uma pesquisa da FGV de 2020, existem hoje mais de 234 milhões de smartphones no Brasil. Com isso, continuamos tendo mais celulares inteligentes do que habitantes em nosso país – marca essa que foi alcançada ainda em 2011.

E não é só isso, se somarmos a quantidade de notebooks e tablets, o número de dispositivos portáteis nas casas brasileiras atualmente passa de 342 milhões.

“Apenas” com essa imensa quantidade de aparelhos em uso, já podemos saber que os serviços de assistência técnica também estão em alta  – o que já é um ótimo motivo para fazer um curso na área, não é mesmo? 

Afinal, quanto mais dispositivos, mais oportunidades de trabalho para os técnicos de manutenção.

Porém, como vimos, não é de hoje que o Brasil conta com um mercado de smartphones aquecido. Então porque durante o período de isolamento as buscas pelo termo tiveram altas repentinas nos meses de maio e junho? 

Vamos entender algumas das principais razões para isso:

  • Desemprego = necessidade de Renda Extra

Sem dúvidas que a busca por uma oportunidade de gerar renda extra é o principal motivo do crescimento na procura por cursos de manutenção e conserto de celulares.

Com o aumento do desemprego e a impossibilidade de trabalhar em áreas consideradas não-essenciais durante os meses de quarentena, muitos profissionais tiveram que se reinventar e encontraram no mercado de hardware para dispositivos móveis uma ótima oportunidade.

Podendo atuar de forma autônoma e por encomenda, saber consertar equipamentos para smartphones e tablets de diversas marcas é uma ótima opção para empreender mesmo sem um espaço físico disponível – é possível trabalhar da sua própria casa, por exemplo.

  • Dólar alto

Outro reflexo da crise financeira que afeta o mundo todo, e em especial o Brasil que já vinha sofrendo com a desvalorização do Real, é alta do dólar.

Com a moeda estadunidense batendo recordes de valorização por aqui, a importação de aparelhos e dispositivos móveis se tornou mais cara, o que certamente reflete no preço dos smartphones lançados mais recentemente. 

Com tudo isso acontecendo em meio a uma realidade de desemprego e diminuição da renda, o consumidor brasileiro pensa duas vezes antes de descartar um celular com defeitos para comprar um modelo novo.

Sem dúvidas de que procurar uma assistência técnica para fazer o conserto e manutenção do dispositivo móvel sairá mais em conta para o consumidor.

  • Economia

Além de ser uma ótima opção para empreender e gerar renda extra, a busca por cursos de conserto e manutenção de celulares também tem muito a ver com o aumento das pesquisas por conteúdos e vídeos no formato conhecido como DIY.

Sigla em inglês para Do It Yourself, o termo, que em tradução ao português é nada menos que “faça você mesmo”, cresceu muito com as pessoas passando mais tempo em casa e com menos dinheiro na conta.

Assim, ao invés de procurar uma assistência especializada que atenda na sua região sem precisar sair de casa, muitas pessoas foram aprender a fazer eles mesmos a manutenção de aparelhos com defeitos.

Mesmo com um investimento inicial em ferramentas ou até em um Curso de Hardware, é possível gerar economia fazendo você mesmo esse tipo de conserto.

  • Passatempo

Apesar de representar uma parcela menor entre os usuários que buscam por um curso de manutenção de celular, não podemos deixar de citar também aqueles que estão mais interessados em um forma de passar o tempo do que realmente gerar lucros.

Com tempo de sobra para ficar em casa, muitas pessoas começaram a criar novos hábitos e maneiras de passar o tempo para driblar o tédio. 

Muitos se aventuraram na cozinha e outros transformaram a casa com pinturas e obras, mas também existem aqueles que naturalmente gostam da dinâmica de desmontar, montar, encontrar a falha e, claro, consertá-la.

Ter esse tipo de serviço como uma atividade de lazer e não trabalho, permite treinar uma habilidade com prazer, sem a pressão de horários e prazos!

Manutencao e Conserto de Celular

Como se destacar na Manutenção e Conserto de Celular?

Agora que já vimos alguns dos principais motivos para a busca por cursos de manutenção de dispositivos móveis é de se imaginar que aumente também a concorrência nesse mercado, não é mesmo?

Com mais técnicos e empresas no setor, a competitividade no setor tende a crescer e vão se destacar aqueles que souberem como atrair e manter clientes e, é claro, que oferecerem um serviço de qualidade.

Para te ajudar a se destacar nessa área e construir sua cartela de clientes, separamos também algumas dicas. Confira: 

Domine diversas marcas e modelos

Para diversificar o seu portfólio de serviços e, com isso, aumentar a demanda e a renda, é essencial saber fazer a manutenção e conserto nos mais variados tipos e modelos de smartphones.

Atualmente esse mercado conta com uma vasta opção de montadoras e plataformas, mas os três tipos mais comuns de sistema operacional continuam sendo Android (OS multiplataforma criado pelo Google), iOS (sistema exclusivo dos aparelhos Apple) e Windows Phone (da Microsoft).

Para quem pretende investir nessa área de manutenção, se especializar em um nicho desse mercado também pode ser uma boa iniciativa para ter retorno rápido.

Outra dica para se preparar nessa área de hardware é com os tablets e, principalmente, os noteboooks que também vivem uma alta no mercado com o crescimento na adoção do home-office.

Ajude o cliente a proteger os dados

Hoje em dia, usamos o smartphone para realizar inúmeras atividades e transações, armazenando e transmitindo dados a todo instante. Por isso, é impossível não se preocupar a proteção desses aparelhos.

Muitos ciberataques aos dados começam justamente por brechas invasões de celular. Por isso, conhecer técnicas e recursos que possam ajudar nessa tarefa com certeza será um destaque ao prestador de serviço.

O técnico de manutenção de dispositivos móveis pode, por exemplo, ter como diferencial a aplicação de softwares e serviços com esse objetivo, tais como:

  • Instalação de Antivírus;
  • Atualização de Sistema Operacional;
  • Auxílio para ativar os recursos de segurança de apps;
  • Criptografia dos dados.

Seja honesto e claro no orçamento

Nada é mais frustrante e revoltante para um cliente do que se sentir enganado não é mesmo? Por outro lado, o prestador de serviço que é honesto e claro com o seu público com certeza vai ter mais chances de manter um cliente fiel e ainda gerar divulgação orgânica – o chamado boca-a-boca.

Um caso que ficou muito conhecido nesse cenário foi o Rei do iPhone, loja de manutenção de celulares que viu suas vendas e atendimentos explodirem após viralizar no Facebook o relato de um cliente satisfeito.

Acontece que no estabelecimento ele teve seu aparelho consertado de graça, devido à simplicidade do serviço que foi realizado em poucos minutos, enquanto que na concorrência o mesmo reparo custaria R$ 180.

Além disso, apresentar um orçamento claro e honesto passa mais confiança ao cliente que terá mais certeza de que está tendo um atendimento justo na hora de contratar o serviço. 

Veja algumas dicas de boas práticas montar o seu contrato em Hardware neste GUIA GRATUITO!

Invista no seu marketing

Outra dica fundamental para se destacar entre a concorrência é fazer o seu marketing. Afinal, quem não é visto não é encontrado pelo cliente, não é mesmo? 

Para quem está começando, a dica é iniciar a divulgação pela sua região, construindo uma base de clientes para depois alçar voos maiores.

Durante a pandemia se tornou muito comum a criação de grupos nas redes sociais, como Whatsapp e Facebook, para divulgação de serviços e empreendedores locais. Comece por aí, divulgando com clareza os diferenciais e contatos do seu serviços. 

Caso já tenha uma base de clientes e queria ampliar seu negócio, uma boa dica é investir em anúncios digitais por geolocalização, como no Google ou redes sociais, aparecendo nas buscas para clientes nas proximidades.

E aí, o que achou das dicas para fazer o seu Curso de Hardware em Manutenção de Smartphones? Conta pra gente nos comentários e compartilha também qual é o seu objetivo: começar uma carreira, empreender ou quer uma atividade para passar o tempo?

Ah e não deixe de conhecer o melhor curso desse mercado: o da Impacta – confira aqui!

1 Comentário

  1. Wellington José de Souza disse:

    Hoje todo mundo quer emprender a população está cansada de pegar ônibus lotado e ganha muito pouco com seus empresgos tradicionais mas tá muito difícil tomar uma atitude e sair do vermelho porque não explorar mercado muito forte que não para de crescer manutenção de celulares hoje e um mercado amplo e com muitos clientes vire vc também uma solução para muita gente e aprenda a fazer vc mesmo 👉https://amzn.to/3swZo6C

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!