6 Conselhos para ser um Empreendedor de Sucesso!

Para um empreendedor que procura por sucesso em sua futura carreira, um insight bem construído e com personalidade já basta para que os projetos comecem.(...)

Autor: Redação Impacta

Para que o empreendedorismo seja eficiente dentro da carreira do profissional, não adianta ele ter um turbilhão de ideias que vão “revolucionar” o mercado e não colocar nada em prática. É preciso apenas que uma única ideia tenha personalidade e diferencial. 
Se for algo que não existe no mercado e pode ser eficiente para resolver alguma questão, melhor ainda!
De qualquer forma, ter uma visão empreendedora é muito importante para qualquer profissional, dado que o mercado está crescendo cada vez mais e precisando de olhares inovadores para que problemas ainda não solucionados se tornem inovações, ao invés de caírem no esquecimento.

    O empreendedorismo na era Digital

Com as evoluções tecnológicas, o empreendedorismo digital vem crescendo muito dentro do mercado, já que a maioria das empresas estão aderindo à técnicas digitais e apostando nesse novo segmento para o futuro. Dois do mais conhecidos modelos quando se trata dessa prática são: o E-commerce e o Marketplace. 
Sabendo que 70% da população brasileira está conectada à internet, podemos esperar cenários ainda mais promissores para empreendedores digitais. 
Um dos pioneiros nesse tipo de empreendedorismo no Brasil, o presidente da Impacta, Célio Antunes, preparou algumas dicas valiosas para quem deseja seguir esse caminho profissional. Confira!

  • Saiba qual seu tipo de empreendedor

Para estar na carreira empreendedora é preciso ter algumas características específicas para cada tipo de profissional. É importante saber qual será sua escolha para que o sucesso na área seja garantido. Os 6 tipos são:

  • O tradicional- perfil para quem gostaria de abrir o próprio negócio porém não gostaria de assumir riscos muito grandes.
  • O informal- é independente, mas não tem um CNPJ. Quer, um dia, ter seu próprio negócio porém não tem muita experiência nos negócios. 
  • O determinado- além de empreendedor é vendedor e faz marketing pessoal. O profissional determinado procura negócios com potencial de crescer. 
  • O experiente- leva a profissão muito a sério e tem como objetivo deixar algo para as próximas gerações. Esse empreendedor já viu todas as etapas do empreendedorismo e sabe qual a melhor época para apostar nos negócios.
  • O inovador- o foco é na criação de novos produtos, se arriscando no mercado e tendo em foco o empreendedorismo digital.
  • Identifique as boas ideias

O foco de qualquer empreendedor é ter um insight que possa mudar o jeito que as coisas estão dentro do mercado de inovação atual. A etapa mais difícil é tornar essa ideia sólida e fazer com que ela seja executada de maneira que deixe seu real valor à mostra. 
Alguns pontos que podem te ajudar a fazer sua ideia dar o primeiro passo em direção ao sucesso e reconhecimento são, por exemplo, pensar em alguma coisa que ninguém tem uma solução, já que problemas sempre – ou na maioria das vezes – podem ser resolvidos com alguma invenção. 
Outro ponto é a observação dos comportamentos pessoais de indivíduos ou de massas, uma vez que a maioria da população compra produtos ou utiliza serviços baseados na emoção.

  • Entenda seu mercado

Muitas vezes temos um planejamento para nossa carreira e quando vemos, já não dará mais certo. Isso acontece mais do que se imagina, devido a diversas variáveis e às constantes mudanças do mercado.
Para que seu negócio tenha futuro, é muito importante considerar:

  • a área em que o investimento está sendo direcionado seja detalhadamente analisada;
  • pesquisar a posição em que o setor escolhido está no mundo dos negócios;
  • qual a tendência atual do mercado;
  • fazer com que suas ideias caminhem juntas com a tecnologia.
  • Não desista

Apesar de, na teoria, o conceito de empreendedorismo ser simples e parecer “fácil”, na prática é totalmente o contrário. Muitos que desejam se tornar empreendedores acabam desistindo por falta de oportunidade dentro do mercado ou desmotivação, mas a dica para que a realização profissional chegue é justamente a teimosia.
Se na primeira tentativa não der certo, tente de novo, persista. O mercado não espera nada menos do que ideias e iniciativas que vão ser lembradas por gerações futuras.
Um exemplo disso é o co-fundador da Apple, Steve Jobs, em que a trajetória foi marcada por fracassos e teve até mesmo ser demitido de sua própria empresa, para, somente depois, revolucionar o mundo com o iPhone, iPod e MacBook.
Outro exemplo de teimosia nos negócios empreendedores é a famosa escritora J.K Rowling. Os livros de Harry Potter só são mundialmente famosos porque a autora foi em oito editoras diferentes até achar uma que publicasse sua obra. 

  • Tenha uma equipe f#d@

Com a exigência tão grande do mercado para a empregabilidade de profissionais cada vez mais qualificados, as empresas de hoje possuem apenas os melhores e, por essa razão, a percepção de mundo que eles têm são diferenciais muito eficazes para a formação de uma equipe de sucesso. 

  • Prepare-se 

Um bom empreendedor é aquele que, além de saber sobre os negócios que estão mais em alta – ou ter noções sobre o que ainda irá ficar em alta -, também precisa se aprofundar em outras áreas como gestão, vendas e até mesmo marketing.
Possuir mais conhecimentos dentro da carreira que está seguindo pode ser fundamental para que seja mais fácil a identificação de possíveis melhorias nos processos da sua empresa.
Afinal, um empreendedor que não “coloca a mão na massa” nunca será um profissional de sucesso, não é mesmo?
Não há dúvidas de que empreender, ainda mais na situação atual que o mercado de trabalho se encontra, é de extrema importância e gera diversas oportunidades para que a carreira profissional seja uma de sucesso.
E um grande exemplo disso é Célio Antunes, presidente da Impacta, que começou seu empreendimento oferecendo apenas assistência técnica e hoje possui uma faculdade totalmente voltada para a educação das gerações futuras, preparando-as para seguir profissões em alta no mercado.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se você gostaria de seguir na área empreendedora ou, caso já esteja inserido nesse segmento.
 

2 Comentários

  1. Ricardo Ferreira disse:

    Parabéns, meu caro! Postei no Face o comentário: “Esse eu conheço, desde que o Grupo era apenas um embrião! Vale a pena conhecê-lo, ouvi-lo, saber de sua história!”

  2. Ricardo Ferreira disse:

    Parabéns, meu caro! Postei no Face o comentário: “Esse eu conheço, desde
    que o Grupo era apenas um embrião! Vale a pena conhecê-lo, ouvi-lo,
    saber de sua história!”

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!