Como montar um local de estudo em casa? Confira

O Estudo em Casa nunca foi tão importante quanto agora. Para se organizar e manter o aprendizado, ter um local adequado faz toda a diferença. Veja as (...)

Autor: Redação Impacta

Com a pandemia do coronavírus e o afastamento social, o estudo em casa tornou-se um dever de todos para evitar o avanço da doença. Essa situação resulta em dificuldades para o mercado, e os economistas já preveem uma queda de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020.

Isso vai causar impactos no mercado de trabalho e aumentará a exigência e a concorrência pelas novas vagas. No entanto, com a preparação certa, é possível sair na frente dos demais e aumentar as suas chances de ser escolhido. Continuar a se capacitar, mesmo em momentos difíceis, faz com que você se destaque.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como montar um local de estudo em casa e aumentar a sua produtividade. Boa leitura!

Qual é a importância do estudo em casa?

Os empregos do futuro precisam de profissionais capacitados. É difícil prever as consequências da pandemia para o mercado, mas elas certamente serão inevitáveis. Incertezas são comuns nesse momento, pois estamos vivendo em um cenário que nunca enfrentamos.

A única certeza que temos é que a crise vai passar. Depois, surgirão dúvidas sobre como se empregar novamente e como reconstruir a vida. No futuro, haverá emprego, mas certamente os mais bem preparados ficarão com as melhores oportunidades.

Para se preparar, é importante ter habilidades e competências para lidar com cenários de mudança. Esse conhecimento é adquirido por meio da educação e do estudo em casa.

Como montar um local de estudo em casa?

Veja a seguir algumas dicas para ter um ambiente organizado e propício para os estudos em casa.

Encontre um bom espaço

Manter um espaço bem organizado e propício para os estudos é um dos maiores desafios dos estudantes na quarentena. Escolha um ambiente tranquilo da sua casa e mantenha o espaço sempre limpo.

Evite cômodos em que há a passagem constante de pessoas, pois é fácil se distrair. Deixe todos os materiais que você precisa de forma acessível. Assim, você não vai precisar interromper os estudos para buscá-los em outro local. Com isso, o foco e a produtividade são maiores.

Tenha uma mesa de estudos

Ter uma mesa com gavetas pode facilitar os seus estudos. Assim, você guarda os livros, cadernos, agendas, apostilas e outros materiais ao mesmo tempo que mantém tudo o que é importante por perto. Também é interessante decorar o espaço para criar um ambiente aconchegante.

Não se esqueça de deixar uma garrafa de água em cima da mesa. Essa atitude evita que você precise levantar a todo momento.

Prefira a iluminação natural

Outro ponto importante é a iluminação do local de estudo, que deve receber, de preferência, a luz solar durante o dia. Com isso, você poupa esforços, sente mais prazer em estudar e não desvia sua atenção, pois a luminosidade não vai interferir no processo de leitura.

Além disso, o espaço deve ser bem arejado. Uma opção é mover sua mesa de estudos para perto de uma janela.

Invista em uma cadeira confortável

Mesmo que pareça bobagem, a escolha da cadeira correta pode fazer uma grande diferença na qualidade dos seus estudos. Por isso, dê preferência para assentos acolchoados, pois eles são mais confortáveis e se adaptam às características do seu corpo.

A má utilização da cadeira pode gerar desconcentração e cansaço durante os estudos, além de poder gerar sérios danos para a saúde.

Cuide da organização

Sem ordem, a chance de você ficar com o local de estudo bagunçado é grande. Em geral, a desorganização visual atrapalha a atenção e consome o desempenho mental rapidamente. Por isso, deixe somente o essencial por perto.

Lembre-se de que celular, televisão, videogame e outros aparelhos eletrônicos são grandes inimigos da concentração e devem estar fora de alcance. Assim, sempre que bater a vontade de fazer outra coisa, você vai desistir. Se for necessário usar o computador para buscar conhecimento, evite acessar sites que não tenham esse objetivo.

 

Como manter a produtividade e a concentração nos estudos?

Entenda agora quais atitudes tomar para manter a eficiência no estudo em casa.

Defina um bom horário para os estudos

Não existe um tempo específico de dedicação para um bom rendimento nos estudos. Esse período deve estar de acordo com a sua disponibilidade e necessidade e deve fazer parte da sua rotina diária.

Estabeleça quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos e busque distribuir as atividades de acordo com os dias em que você tem mais tempo livre, em horário que respeite a sua produtividade. Algumas pessoas rendem mais na parte da manhã, enquanto outras acham a noite mais proveitosa.

Crie um cronograma do que será estudado em cada hora

Um cronograma de estudos é fundamental para quem quer manter a produtividade e a concentração. Ao definir um tempo exclusivamente dedicado à leitura e à resolução de exercícios, você aumenta a importância de se manter focado nas atividades.

Deixe seu plano em algum lugar acessível e faça a consulta periodicamente para não perder nenhuma atividade. Além disso, sempre destaque as ações já concluídas, pois isso ajuda a ter maior consciência do caminho já percorrido.

Outra boa dica é utilizar a tecnologia a seu favor. Mantenha seus materiais salvos na nuvem e crie alertas no celular para não perder os prazos das tarefas.

Faça pausas entre os estudos

Ter mais períodos livres para se dedicar aos estudos durante a pandemia não significa que você deve fazer isso o tempo todo. Mais do que nunca, é fundamental cuidar da sua saúde mental, por isso, não deixe as pausas de lado.

A cada hora, pare para esticar as pernas, ouvir uma música relaxante ou brincar com seu animal de estimação. Também é possível aproveitar esse período para ajudar pessoas que estão no grupo de risco da COVID-19 e não podem sair de casa.

Manter o estudo em casa no meio de uma pandemia é possível e benéfico para a sua carreira. Com um local adequado, você vai conseguir se capacitar com atividades complementares de forma produtiva e terá uma ajuda extra para superar essa fase.

Gostou das dicas? Então, complemente a leitura e entenda como escolher com sabedoria um curso de Web Design.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!