faceboook

Como a Tecnologia transforma vidas?

Responsável pela facilidade do dia a dia, a tecnologia trouxe mil vantagens para a sociedade! Veja como ela segue transformando vidas.

Autor: Jéssica Lima

Muito se fala em tecnologia e em tudo o que ela representa e facilita no dia a dia das pessoas.
Realmente: são milhares de apps que permitem a localização exata de pessoas, aparelhos e afins. São máquinas substituindo pessoas na indústria automobilística. Equipamentos realizando cirurgias através da coordenação de médicos e muitos outros que ajudam a cumprir as mais variadas tarefas. Essa é a tecnologia!
Detentora de inúmeros benefícios, ela também pode trazer maior distanciamento entre as pessoas, nos relacionamentos e nos procedimentos.
Por isso, existe a máxima de que “em terra de máquinas quem tem coração é rei”. Portanto, a premissa deve ser aliar o lado tecnológico ao lado humano e equilibrar as duas forças para evoluir.
 
Somos humanos tecnológicos ou tecnologicamente humanizados?
Não há como negar que a vida mudou muito após a chegada e evolução constante da tecnologia.
A partir disso, temos enraizados alguns hábitos, como não sair de casa sem o celular: vale esquecer documentos, dinheiro e outras coisas, mas o celular, never!
Também, pudera: já criaram um jeito de pagarmos as coisas através do celular:

E também nos “salva” do trânsito em dias de chuva, ou nos dias em que a cidade fica caótica, ele nos salva também daquela fila do banco, nos reconecta com pessoas que há tempo não vemos, nos reaproxima de quem queremos e afasta de quem não queremos por perto através dos bloqueios e controles de privacidade das principais redes sociais.
Sim! A tecnologia se tornou essencial!
Reconhecida a sua importância, deve-se levar em consideração que nem só de tecnologia vive o homem!
O dia a dia, a relações e profissões precisam ser muito mais que somente tecnologia. Precisam ser amor! Expressar o sentimento, mostrar a emoção! Isso parece até um texto romântico, não é?
E é! Afinal de contas, somos seres humanos! Gostamos de ser bem atendidos, bem tratados e cuidados com carinho.
Gostamos daquele almoço do restaurante que, às vezes, nem é lá tão gostoso, mas a equipe que atende é incrível!
Muitas vezes nem queremos comprar nada da lojinha, mas acabamos levando algo pela educação de quem nos atendeu. E é assim que é: pessoas são pessoas, com tudo que podem oferecer de melhor.
Usam a tecnologia para otimizar processos e projetos, mas continuam sendo pessoas.
Vale lembrar que é preciso saber usar a tecnologia que temos em mãos. Ela pode ser utilizada para o bem, como muitos ativistas que usam as redes para divulgar suas ações, ou para o mal, como muitos casos de pessoas que cometem crimes na rede, como injúria, calúnia e racismo.
Por isso, vale a preservação como premissa de atuação e uso! Para tudo, para todos. Sempre! Afinal de contas uma situação como essa  é bastante desagradável:
Vamos inovar, crescer, melhorar e evoluir através da tecnologia, mas não somente viver para e por ela!
O que deve ser lembrado e valorizado é que, por traz de toda a tecnologia existe uma pessoa, no caso de empresas, uma equipe de pessoas que muitas vezes estão usando a tecnologia de maneira correta e assertiva e, outras vezes, nem tão correta assim.
E aí está a importância da formação de profissionais de TI com amor pela profissão. Devemos lembrar que a tecnologia deve ser usada a serviço da humanidade e servir para transformar vidas e construir uma sociedade melhor.
 

Mundo digital X Mundo real

Existir digitalmente hoje em dia é quase uma obrigação, não é mesmo?
Causa estranheza hoje em dia a pessoa não estar em nenhuma rede social, o que não é lá muito justo! Tendo em vista que, novamente, pessoas são pessoas, com suas vidas e prioridades diferentes.
Quando se fala em mundo real, a importância dada é para a pessoalidade, a aproximação, personalização e também para o sentimento. O atender bem, com carinho, educação e brilho no olhar fazem a diferença!
O bom acolhimento, bem como o bom papo também são importantes, tanto que são itens de avaliação no aplicativo Uber, não é?
E isso mostra a integração dos dois “mundos”, até mesmo porque, constantes avaliações negativas ou uma série de comportamentos considerados inadequados pelos criadores do app causam várias consequências desagradáveis para o motorista.
Por isso, é importante aliar os dois lados: a tecnologia como um meio para que se chegue aonde deseja, tornando-a uma forma de estratégia ou ferramenta. E também a humanização, para que não se perca o prazer, o carinho, o amor pela profissão, a dedicação e o brilho no olhar, que só tem quem realmente ama o que faz!
A Faculdade Impacta tem a missão de suprir a necessidade do mercado de trabalho em Tecnologia. Assim, ela prepara seres humanos para serem os melhores profissionais da área de TI. Isso só é possível através da dedicação de um time muito importante para a formação de cada aluno.
Esse time é formado pelos professores, coordenadores, especialistas, mestres, doutores, diretores, colaboradores e parceiros. Um ponto em comum entre todos eles: o uso da tecnologia aliado ao amor por propagar conhecimento. Essa é a nossa missão! Somos a Faculdade Impacta.
 

3 Comentários

  1. Ana Silva disse:

    Otimo artigo, muito bem elaborado, vou passar a seguir o site. Obrigada!!!

  2. Márcia disse:

    Parabéns para a faculdade impacta por falar desse assunto tão importante, a tecnologia é o futuro!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!