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As Soft e Hard Skills mais procuradas no Marketing em 2020!

Um estudo publicado pela Microsoft apontou quais são os destaques em soft e hard skills para o Marketing, no ano de 2020. A grande surpresa foi o topo (...)

Autor: Gabriella Uota

A Microsoft publicou um estudo apontando quais são as tendências para o Marketing no ano de 2020, destacando as mais importantes habilidades – tanto pessoais quanto técnicas – que profissionais dessa área devem ter para se dar bem na área. A surpresa ficou para o topo da lista de hard skill: SEO (Search Engine Optimization)!
O levantamento aponta que as skills podem – e devem – ser utilizadas em conjunto para que se tenha destaque.
A habilidade técnica em SEO, que garante o sucesso de uma campanha ou site por meio das buscas e interações orgânicas na web, se for combinada com uma habilidade em análise comportamental, por exemplo, pode ser um grande diferencial para entender não só o que os usuários estão fazendo, mas também o porquê
As informações do estudo têm base em uma votação do LinkedIn, conduzida pela própria Microsoft, juntamente com 600 global senior marketer
Continue lendo e veja quais são as soft e hard skills mais importantes no marketing!

   Soft Skills de Marketing para 2020:

  • Criatividade

Para estar inserido propriamente no mercado de trabalho nos dias de hoje, não basta apenas ser um excelente profissional, é preciso também possuir iniciativas criativas, que é uma das habilidades mais procuradas pelas organizações.
Tanto profissionais já formados, quanto os estudantes, precisam praticar diariamente o exercício de criatividade, que pode ser apresentada em diversos tipos – deliberativa, cognitiva, emocional e espontânea – e podendo ser expressada através de milhões de formas, dependendo do que você gosta de produzir.

  • Humildade

Pode não parecer, mas ser humilde é uma habilidade que é muito valorizada nas empresas e, principalmente em círculos sociais. Isso porque não importa em qual cargo você está na empresa, todos ali são funcionários e colegas de trabalho que devem ser tratados e respeitados igualmente.
Possuir essa soft skill é de extrema importância até mesmo para desenvolver entre os funcionários mais motivação e confiança na hora de se relacionarem com os demais, criando um ambiente confortável e seguro.

  • Empatia

É uma habilidade muito importante para qualquer líder que deseja que seus funcionários estejam realmente engajados e satisfeitos em seus cargos. 
Empresas que ainda estão com o pensamento que uma liderança autoritária é a melhor solução para ter resultados e produzir mais, não poderiam estar mais equivocadas.

  • Adaptabilidade

Nos dias atuais, com tantas mudanças acontecendo continuamente, é essencial que um profissional esteja disposto a se adaptar ao novo.
Ser otimista para as mudanças que estão por vir e conseguir superá-los e incrementá-los às normas atuais das empresas é uma habilidade muito valorizada por líderes e funcionários.

  • Transparência

Outra habilidade que é valorizada por empresas em relação aos seus profissionais é honestidade. Ser transparente em suas decisões, sugestões e descontentamentos é um ponto chave para aqueles que desejam ser bons líderes e ter um bom relacionamento com seus funcionários e colaboradores.

   As hard skills que são destaque no Marketing para 2020

  • SEO

O Search Engine Optimization é o setor responsável por aumentar a relevância de sites e páginas, atuando diretamente com técnicas e linguagens de programação e o com a produção de conteúdo. 
É uma habilidade de extrema importância, pois as empresas estão cada vez mais preocupadas em manter uma posição boa nos mecanismos de buscas, sem precisar pagar por elas. 
O SEO surgiu graças a enorme quantidade de usuários dentro da web, se tornando um importante conhecimento na área de Marketing, já que permite gerar resultados sólidos com um custo muito menor do que nos anúncios. 
Como o cenário da tecnologia nos dias atuais está cada vez mais competitivo, é muito importante ter qualificações e especializações, já que todas as empresas querem um bom posicionamento na internet para seu determinado produto e/ou serviço.

  • Data Analysis (Análise de Dados)

É um processo de limpeza, transformação e modelagem das informações, para, assim, descobrir quais são relevantes para uma decisão de negócios. O objetivo por trás do Data Analysis é extrair a maior quantidade de informações e fazer a tomada de decisão baseado nos resultados na análise. 
Pense assim, sempre que é preciso decidir alguma coisa dentro do nosso cotidiano, nós pensamos sobre algum evento que já aconteceu ou imaginamos o que vai acontecer se escolhermos isso que queremos. Isso é fazer análise e determinar o resultado final.

  • Copywriting

Copywriting é uma o ato de produzir textos e conteúdos que são focados em levar o leitor a realizar um ação específica, ou seja, os objetivos são alcançados através dos elementos escritos de persuasão. 
Para que o copywriting possa ser bem-sucedido, é preciso de algumas técnicas. Sendo elas:

  • Saiba quem é seu público-alvo;
  • Tenha um tom e uma linguagem certos;
  • Crie títulos impactantes; 
  • Crie uma conexão com o leitor;
  • Sempre coloque verbos de ação (imperativo);
  • Faça comparações;
  • Trabalhe sua capacidade de persuasão.

Porque essas técnicas são importantes? Porque dentro do Marketing Digital, antes da venda acontecer, é preciso atrair as pessoas certas e criar um relacionamento com elas.

  • Behavioral Analysis (Analista Comportamental)

O profissional analisa o que os usuários querem e como eles querem através das informações comportamentais para conseguirem decidir o porquê de suas atitudes. Essa ação pode incluir rastrear a visibilidade de uma página, saber quais e-mails foram recebidos e abertos e outras diversas ações importantes que precisam ser registradas.
O behavioral marketing se baseia no comportamento dos consumidores dentro de sites e aplicações. Como por exemplo, um usuário entra em diversas páginas de uma mesma categoria em um site específico, sendo o comportamento do usuário a solução e não o posicionamento.

  • Automação

A automação de Marketing  tem por objetivo entender e agir de forma personalizada e uniforme com as pessoas que interagem com as empresas em canais on-line. 
É, basicamente, entender no que o lead está interessado e em qual estágio de compra ele está, oferecendo a ele todas as informações necessárias que precisa, no momento em que deseja e de maneira automatizada.
Consiste em usar a tecnologia a seu favor para automatizar as ações e os processos de marketing, reduzindo trabalhos manuais e aumentando eficiência. A automação é considerada a principal ferramenta para que o consumidor chegue a etapa de conversão para a compra.                         
Com as evoluções tecnológicas, as empresas que não utilizarem das vantagens da internet como estratégia de Marketing, ficarão para trás. Mas agora que você já sabe quais são as habilidades que o mercado procura, começar a se preparar para ser um profissional completo ficará muito mais simples e fácil.
Para te ajudar ainda mais nessa tarefa, confira nosso E-book gratuito – Guia Completo do Profissional de Marketing Digital, que irá possibilitar o maior entendimento sobre profissionais de Marketing Digital.

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