faceboook

6 opções para entrar na faculdade sem prestar vestibular

A forma de ingressar em uma graduação mudou — e para melhor! Hoje é possível até mesmo entrar na faculdade sem vestibular. Veja 6 maneiras!

Autor: Rogério Ramalho

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A forma de ingressar na faculdade mudou — e para melhor! Antes, era preciso passar por vários exames diferentes para tentar uma vaga em uma das várias universidades do País. Hoje, o cenário é outro e é possível até mesmo entrar na faculdade sem vestibular.

Vale dizer que se você já tiver uma graduação, fica ainda mais tranquilo ingressar em outro curso.

Lembre-se de que nunca é tarde para mudar de carreira e há oportunidades tanto em universidades públicas como privadas. Para começar, é bom conferir quais são as opções e seguir as regras à risca.

Então, pensando em ajudar você a se preparar para entrar na faculdade sem vestibular, separamos as melhores sugestões de ingresso no ensino superior. Confira essas dicas a seguir!

Oportunidades em universidades públicas

1. ENEM

Desde que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado, em 1998, ele começou a ganhar destaque e ainda mais importância ao longo dos anos.

Agora, por exemplo, ele já é a única prova a ser realizada que conta como parte do processo para entrar na maioria das universidades públicas. Sem contar que muitas faculdades privadas também aceitam o exame.

Para a nota valer, você tem que ter feito o exame no ano anterior à sua entrada na universidade — e, geralmente, a prova acontece sempre no segundo semestre e entre os meses de outubro e novembro.

Mas se você já fez o ENEM e não conseguiu um bom resultado, tenha calma. Ainda dá pra fazer uma graduação, ok?

2. Sisu

Outra forma de conseguir ingressar na faculdade é por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Ele é uma plataforma que organiza, para todas as universidades que aderiram ao sistema, a nota do estudante no exame do ENEM.

Nesse sistema, você pode concorrer a uma vaga em instituições fora do seu estado e, assim, ter mais chances de passar.

Só para se ter uma ideia, existem mais de 120 instituições, de todas as regiões do Brasil, que aceitam o ingresso por meio do Sisu — até nas federais isso está crescendo.

No entanto, tenha atenção: algumas universidades ainda exigem outros critérios além do Sisu e, para isso, é bom conferir o edital de abertura do vestibular e ficar de olho nessa informação.

Outra coisa importante a saber é que o Sisu abre inscrições duas vezes por ano, sempre no começo do semestre.

O bom é que não existe uma regra quanto à renda do estudante e você também pode conferir as suas chances reais de passar verificando e comparando sua pontuação no próprio sistema.

Oportunidades em universidades particulares

Já para quem quer começar um curso em uma faculdade particular, as possibilidades são ainda maiores e flexíveis, sendo um processo que pode ser feito até mesmo quando for mais prático para você. Veja só!

3. Programas de avaliação seriada ou continuada

Essa opção é mais voltada para quem está cursando o Ensino Médio. A cada final de ano escolar, o estudante realiza uma etapa do vestibular e, ao final do último ano no colégio, o aluno obtém a média final de todas as provas e usa essa nota para tentar ingressar na faculdade.

Há também algumas instituições que unem isso com o rendimento no histórico escolar, o que pode ajudar a passar para o ensino superior com uma nota bem interessante!

4. Prova agendada

Outra forma que vale a pena, quando se fala de ingressar no ensino superior privado, é que muitas faculdades ofertam a prova agendada.

Ou seja, você marca o dia, horário e local em que deseja fazer o exame e realiza a prova no momento mais cômodo para suas necessidades. Isso é, sem dúvidas, algo flexível e que pode ser primordial para quem trabalha, por exemplo.

5. ProUni

Iniciativa do Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma forma de ingressar na faculdade privada por meio de bolsas de estudo voltadas aos estudantes de baixa renda. São mais de mil universidades cadastradas em todo o Brasil.

Para se inscrever, é preciso comprovar que a renda da sua família é de até 3 salários-mínimos, ter feito o ENEM no ano anterior e ter pelo menos 450 pontos no resultado do exame — a nota na redação deve ser maior que 0. Além disso, os seguintes requisitos devem ser cumpridos:

  • ter feito o Ensino Médio todo em escola pública;
  • em caso de ter estudado em escola particular, deve comprovar que teve bolsa integral.

O cadastro no programa também pode ser feito por portadores de deficiência física e professores de escola pública.

É importante saber que o ProUni acontece duas vezes por ano e que, caso seu cadastro seja selecionado, talvez ainda haja necessidade de realizar uma prova — isso varia de acordo com a instituição.

6. Obtenção de novo título

Se você já é formado e deseja apostar em outra carreira, sem problemas. A maioria das instituições particulares também aceitam a candidatura para obtenção de novo título. Para isso, geralmente você precisa apresentar seu histórico escolar da graduação que já tem e fazer uma prova mais simples ou até mesmo passar por uma entrevista.

O interessante de começar outro curso na mesma faculdade é que você pode aproveitar algumas matérias que já tenha visto no curso anterior, sem precisar fazê-las novamente. Isso adianta sua formatura, poupa seu dinheiro e possibilita que você invista em outros cursos para suprir esse tempo que seria ocioso. Uma ótima opção, não é mesmo?

Bom, agora que você já conhece as 6 principais formas de entrar na faculdade sem vestibular, basta se organizar, planejar sua inscrição no ENEM (caso ainda não tenha feito o exame) e selecionar as faculdades de maior interesse.

Depois, vale a pena checar o que é pedido como parte do ingresso e se programar para essa etapa importante da sua vida! Que tal começar isso agora mesmo e garantir as melhores chances para o seu sucesso profissional?

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber materiais como este no seu e-mail!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!