faceboook

Vagas em Startups: 5 dicas para trabalhar em uma!

As procuras por vagas em Startups cresce cada vez mais no mercado, em busca de uma área que não para de crescer, sendo um caminho de fácil desenvolvimento.(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A cada dia que passa, aumenta-se a procura de profissionais por vagas em Startups. Tais empresas vêm atraindo o interesse de quem deseja entrar e conquistar espaço em mercados promissores, pois até mesmo em cenários de crise é possível contar com boas oportunidades de crescimento.
De forma geral, o ambiente de trabalho costuma ser mais descontraído, dinâmico e flexível, oferecendo a possibilidade de desenvolver habilidades e aprendizados de forma constante. Ficou curioso? Então, continue a leitura e conheça a seguir 5 dicas que ajudarão você a conquistar sua vaga em uma Startup. Acompanhe!

  Saiba por que é vantajoso trabalhar em uma Startup

O setor de Startups não para de crescer — ainda mais no Brasil, onde novas vagas são abertas todos os dias. Isso ocorre porque esse tipo de empreendimento tem percorrido caminhos de maior prosperidade e facilidade de desenvolvimento.
As Startups consistem em empresas cujo modelo de negócio é baseado em tecnologia, produtos e serviços inovadores, fazendo com que as lideranças testem e mudem diversos aspectos a todo momento. Com isso, elas buscam acompanhar as demandas do mercado a fim de oferecer novas soluções para as pessoas.
Entretanto, quem deseja se profissionalizar no setor deve se preocupar em desenvolver determinadas competências, sobretudo para obter maior competitividade. Nesse sentido, o candidato deve estar disponível para assimilar a cultura da empresa, apresentando senso de iniciativa, entusiasmo e experiências diferenciadas no currículo.
Portanto, umas das maiores vantagens e oportunidades que uma vaga em Startup oferece para a carreira é, justamente, a possibilidade de crescer em um ambiente inovador, conquistando sucesso, reconhecimento e valorização profissional. Para isso, é preciso ter um mínimo de conhecimento técnico sobre a função que será desempenhada.
Entretanto, não é apenas esse fator que é considerado no momento de passar por uma entrevista de emprego. O que, de fato, chama a atenção dos recrutadores de Startups são os aspectos comportamentais que o profissional exerceu em trabalhos anteriores. Assim, contando com uma boa indicação, certamente haverá excelentes oportunidades de cargos nessas empresas.

  Confira 5 dicas para concorrer a vagas em Startups

Em um primeiro momento, é preciso entender o que as Startups mais valorizam em seus colaboradores, pois assim a pessoa consegue planejar e compreender o que deve demonstrar de diferencial no momento de uma entrevista, por exemplo.
A primeira dica, portanto, é estudar bastante a empresa e sua atuação no mercado. Isso pode ser feito conferindo as redes sociais, além de posts de blogs e sites. Com isso, será possível elaborar uma solução para algum tipo de problema que ela esteja enfrentando, o que certamente dará mais pontos para que o candidato se destaque.
A seguir, listamos mais 5 dicas para que você entenda como conquistar a tão sonhada vaga em uma Startup.

      1. Trabalhe a sua mentalidade

O primeiro passo consiste em mudar o modo de pensar uma empresa. No mundo das Startups, é comum que exista uma grande quantidade de profissionais de diversas áreas de atuação. Isso ocorre porque o que é mais valorizado é a mentalidade dos candidatos, além dos comportamentos e atitudes que apresentam.
Sem contar que esse tipo de negócio, geralmente, busca por pessoas que tenham espírito inovador e que possam revolucionar com suas ideias. Inclusive, muitas vezes as funções não são tão claras e delineadas, o que faz com que o colaborador tenha que ser proativo e determinado para encontrar soluções, mesmo diante de cenários de crise.

      2. Procure as vagas no lugar certo

Antes mesmo de se candidatar a uma vaga, é importante que você já tenha tido alguma experiência ou, até mesmo, participado de eventos que demonstrem o seu interesse no setor. Isso possibilitará um maior aprendizado e, também, permitirá que conheça pessoas que estão na mesma trajetória profissional.
Funciona mais ou menos como um investimento, pois no futuro, ao buscar por vagas em plataformas de emprego específicos para Startups, as lideranças perceberão o seu empenho e vontade de aprender. Certamente, isso será um grande diferencial no momento de conquistar o seu espaço no mercado.

      3.Fortaleça seu networking 

Outra importante recomendação é fortalecer o seu networking, pois esse é um fator que ajuda bastante. Assim, ampliar a sua rede de contatos permite que você encontre as melhores vagas, novas possibilidades de atuação e, ainda, que esteja em contato direto com o mercado.
Para isso, é fundamental participar de eventos de empreendedorismo, conversando com quem já conhece a realidade do setor. Essa também pode ser uma excelente ocasião para compreender quais são as oportunidades abertas e em quais áreas a demanda por profissionais é maior.

      4. Trabalhe o seu perfil nas redes sociais

Um passo interessante é utilizar as redes sociais a seu favor, até porque diversas Startups avaliam o perfil de seus candidatos por meio da internet. Embora seja preciso prestar mais atenção com o que você anda divulgando, isso também pode ser uma ótima chance de mostrar quais são os seu interesses, que tipo de eventos frequenta, o que está estudando etc.
O importante é ser você mesmo, indo um pouco mais além para ser estratégico o bastante e conquistar a atenção de um líder. Portanto, busque compartilhar mais conteúdos que tenham a ver com a sua carreira e, também, com as empresas que o interessam.

      5. Invista em seu aprendizado

Já que um colaborador de Startup deve apresentar diferencial competitivo, um ponto relevante é contar com experiências, cursos e capacitações no currículo. Isso confirma que você se preocupa com o seu aprendizado e demonstra que é uma pessoa interessada em oferecer suas melhores habilidades profissionais.
Antes de uma entrevista, por exemplo, fale um pouco sobre os conhecimentos que aprendeu em outros cargos e funções que exerceu, além de mostrar quais são os seus pontos fracos e fortes, e como lida com eles. Refletindo sobre si mesmo, é possível gerar uma impressão favorável e definidora para o recrutador.
Sem dúvidas, aperfeiçoar as suas competências para concorrer a vagas em Startups pode ser determinante para o futuro da sua carreira. Dessa maneira, empenhe-se e dedique-se o suficiente para que as lideranças empresariais possam notar as qualidades que você tem a oferecer.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e conheça também 13 profissões relacionados à carreira em TI que prometem continuar crescendo!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!