faceboook

Autocad: conheça as diferentes áreas de atuação

o Autocad funciona eficazmente para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos. mas também pode ser utilizado de outras formas, venha saber como!(...)

Autor: Redação Impacta

Um importante software, capaz de atender as necessidades específicas de qualquer cliente, também contribui para minimizar possíveis erros em projetos. Trata-se do Autocad, uma tecnologia que permite que cada vez mais profissionais utilizem a ferramenta em diferentes áreas de atuação.

Está sem tempo para ler o conteúdo agora? Escute o áudio abaixo:

Assim, o Autocad funciona eficazmente para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos. Porém, também pode ser usado como uma alternativa para apresentar propostas inovadoras aos clientes.

Ficou curioso? Então, continue a leitura para conhecer mais sobre os recursos que o Autocad oferece e, ainda, em quais áreas ele é mais utilizado. Acompanhe!

Como surgiu o Autocad?

O Autocad surge com o intuito de transformar significativamente o modelo com que os projetos arquitetônicos e de engenharia são elaborados. Assim, ele se caracteriza como uma imponente ferramenta de criação gráfica, capaz de contribuir, também, em outros setores, como o de design de interiores, decoração e indústria automotiva.
A tecnologia foi lançada nos anos 1980 pela Autodesk, e seu software tem chamado a atenção de muitos gestores devido à sua versatilidade, organização e eficiência. Com isso, o mercado também tem valorizado os profissionais que contam com cursos e certificações de Autocad no currículo, principalmente por oferecerem as habilidades exigidas para utilizar as funcionalidades da ferramenta.
Na arquitetura, por exemplo, o Autocad é muito usado para projetar casas e edificações, o que facilita a visualização da proposta final e a personalização da construção. O planejamento de desenhos de projetos nessa área são definidos por meio de etapas, conferindo e avaliando o que é necessário para que o projeto saia do papel e seja fabricado.
Na engenharia, por outro lado, o profissional deve desenvolver os projetos no programa para que outros engenheiros possam avaliar o esboço. Assim, a tecnologia é bastante útil para criar plantas e simular o planejamento de obras da construção civil.
Independentemente da área em que for aplicado, o Autocad é um aliado quando o assunto é redução de custos. Isso porque ele indica quais são os materiais e a quantidade necessária que será preciso empregar para que cada produto seja fabricado.

Por que ele é essencial atualmente?

Quanto mais rápido e ágil um projeto estiver pronto, melhor para a empresa. Nesse sentido, o Autocad representa um enorme avanço tecnológico, promovendo competitividade no mercado de trabalho, uma vez que ele atende, com precisão, a elaboração de desenhos e projetos.
Uma grande quantidade de setores utilizam o Autocad para o detalhamento técnico de diferentes tipos de construção, principalmente para obter uma arquitetura visual antes mesmo de tornar o projeto real. Assim, o cliente consegue ter uma ideia mais concreta se o esboço está ou não de acordo com o que se deseja.
Além disso, por meio do Autocad é possível efetuar cálculos estruturais e interpretar desenhos, o que contribuiu para a redução de erros e custos no projeto final. Para o profissional, a ferramenta é capaz de produzir diferentes ideias, verificando rapidamente se o resultado está como o esperado.
Portanto, o recurso tecnológico torna-se fundamental no momento de apresentar a proposta ao cliente. E mais do que isso: ele também é um importante diferencial para a carreira e o currículo de profissionais de inúmeras áreas da construção civil.

Quais são as áreas que mais utilizam o Autocad?

Muitas são as habilidades exigidas para se utilizar o Autocad nos mais diferentes projetos. Os profissionais que fazem uso do software aumentam as chances de receber melhores salários e atingir posições mais valorizadas no mercado. Assim, uma série de profissões têm requerido colaboradores que dominam a ferramenta, principalmente por enxergar um grande potencial de eficiência no trabalho. 
A seguir, conheça as 4 principais áreas de atuação que utilizam o Autocad em seus processos produtivos, a fim de obter melhor desempenho em seus projetos.

1. Indústria

O Autocad é bastante usado na indústria, justamente por oferecer a possibilidade de criar desenhos técnicos, nos formatos 2D e 3D, servindo como uma excelente ferramenta de trabalho para mecânicos industriais. Até porque os projetos devem ser minuciosos para as empresas desse setor — e a tecnologia atende muito bem a tais requisitos.

2. Arquitetura

No caso dos arquitetos, o Autocad é empregado para elaborar e criar projetos exclusivos de arquitetura, avaliando os detalhes de construção e decoração. Além disso, é possível indicar os melhores materiais e a quantidade de cada produto que deve ser empregado na obra, o que contribui, principalmente, para a redução dos custos e para a criação de plantas em um curto espaço de tempo.

3. Engenharia

Os engenheiros civis utilizam o Autocad, de forma geral, para analisar, estudar e executar um projeto. Muitas vezes, não são os engenheiros quem elaboram o desenho, mas é preciso entender como manusear adequadamente a ferramenta a fim de interpretar e fazer mudanças em sua estrutura, quando achar necessário. 

4. Design gráfico

O mercado do Autocad para o designer gráfico ainda é considerado insipiente, embora a sua importância para o setor não possa ser descartada. Isso porque o profissional que consegue manipular o programa tem mais chances de obter melhores salários e cargos. Nessa área, o software é utilizado, principalmente, para desenvolver peças, desenhos e projetos que envolvem a área gráfica.

Quem é o profissional que trabalha com o Autocad?

cadista, ou seja, o técnico responsável pelo Autocad, tem como função elaborar os projetos de acordo com as especificações dos equipamentos e materiais que serão utilizados na produção e fabricação de determinado produto ou edificação. Ou seja, o profissional esboça os desenhos definitivos dos projetos, sempre levando em consideração as normas e as especificações técnicas.
Com isso, o cadista consegue modificar, redesenhar e atualizar desenhos, inclusive os já existentes. Ele também define as etapas do processo de fabricação, conferindo e avaliando os detalhes de cada projeto. Além disso, é possível elaborar desenhos de plantas, fachadas, projeções, mapas cartográficos e, até mesmo, visitar as obras e os clientes.
perfil exigido deve contar com uma série de habilidades, principalmente para aplicá-las estrategicamente nos projetos e conseguir dialogar com outras áreas responsáveis pela execução. O recomendável é que o profissional mantenha-se sempre por dentro das novidades do mercado para que possa entregar os trabalhos de forma eficiente e ágil.
Sem dúvidas, o Autocad é uma tecnologia que permite um melhor planejamento, tanto para a viabilidade de construções quanto para a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o ideal é que o indivíduo busque se qualificar para atender às demandas do mercado, por meio de cursos e certificações de instituições reconhecidas. 
Gostou do conteúdo? Se você deseja continuar recebendo mais conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!