faceboook

Os 7 melhores softwares de modelagem 3D para testar agora!

Seja em filmes, animações ou nos games, os softwares de modelagem 3D são fundamentais no trabalho do designer hoje em dia. Veja nossas lista!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Se você já pensou em seguir uma carreira na área de design gráfico, provavelmente já tentou manusear algum software de modelagem 3D, não é mesmo? Essa atividade ainda é uma das mais fascinantes e desafiadoras do universo do design e oferece diversas oportunidades de atuação em projetos incríveis dentro de agências, na indústria de games, no cinema e como freelancer.

Mas a pergunta que não quer calar é: Por onde começar e quais ferramentas são as mais indicadas para a carreira que você pretende seguir? Por isso, selecionamos 7 dos melhores softwares que responderão às suas perguntas e o ajudarão a fazer a melhor escolha. Vamos lá!

1. AutoCAD para 3D

Desenvolvido pela Autodesk em 1982, esse software foi especialmente criado para projetos focados em desenho técnico, mas evoluiu para servir a todos os segmentos de engenharia, arquitetura, design e áreas afins. Para quem trabalha com qualquer uma dessas profissões, é improvável que não o conheça ao menos pelo nome.
Seus recursos são muito avançados e o programa é perfeito para garantir precisão nas dimensões técnicas dos projetos. Ele também possibilita a criação de projetos em 3D com acabamento impecável. Por isso, o AutoCAD é uma excelente opção para atender as demandas dos clientes, que ficam satisfeitos e impressionados com resultados tão realistas.
Se você tiver interesse, existe uma versão de avaliação disponível pelo período de 30 dias após a instalação. Para quem gosta e necessita de muita precisão nas medidas, vale a pena testar com os mais variados tipos de projetos.

2. Modo

Distribuído pela R3F Digital Design, o MODO tem sido considerado um poderoso recurso para modelagem e animação 3D. É um software robusto e está ganhando ótima reputação, se destacando como o mais completo, rápido e intuitivo programa 3D do mercado — aliás, o seu caráter intuitivo é excelente para iniciantes.
É utilizado em diversos segmentos, por oferecer enorme liberdade criativa em um ambiente imersivo e moderno, ideal para ilustradores, designers e publicitários que precisam reproduzir ou elaborar variados tipos de produtos com um resultado surpreendentemente realista.
O MODO oferece extrema agilidade aos profissionais para que possam experimentar diversas combinações de padrões, texturas, materiais, cores e integrá-lo a um workflow de produção para fabricação imediata, impressão em 3D ou para geração de imagens com a finalidade de impressão, apresentação web 360º e outras mídias.

3. Blender

O Blender tem uma grande vantagem: é gratuito e pode ser usado como você quiser! Mas não pense que, por ser livre, ele perde em qualidade. Muito pelo contrário: esse software, que já foi mal visto por conta da sua pouco amigável interface, é rico em recursos integrados que permitem a produção profissional de trabalhos de animação e até de jogos.
No passado, sua curva de aprendizado era difícil, pois sua interface realmente era pouco intuitiva. Atualmente, o Blender evoluiu, se modernizou e já é considerado bastante intuitivo, além de ser o programa que tem a comunidade mais ativa e uma documentação mais extensa entre todos os outros, com direito a um portal brasileiro para sanar todas as dúvidas dos usuários.

4. 3D Max

Mais um software desenvolvido pela AutoDesk, o 3D Studio Max ou 3D Max é indicado para modelagem, animação 3D e maquete eletrônica. Ele surgiu em 1990 e foi pioneiro na época, pois, até então, não havia programas bons para animação e renderização a preços acessíveis, principalmente para PC.
O software ganhou espaço no mercado tornando-se popular na área de animações em 3D. Ele foi e ainda é muito usado para a produção de desenhos animados e personagens memoráveis, como os do filme Toy Story, além de ser muito utilizado na produção de games, animações em filmes, animações em TV, comerciais e muito presente em projetos de engenharia e arquitetura.

O resultado das apresentações têm altíssima qualidade e um realismo excepcional, o que garante um diferencial. Animadores 3D e artistas gráficos só terão benefícios ao dedicar seu tempo para aprender as numerosas possibilidades do programa. O tempo necessário para dominar todos os recursos do Studio Max pode ser longo, se comparado com outros programas limitados. No entanto, vale muito o esforço para conseguir apresentações superelaboradas, que valorizam qualquer trabalho.

5. Z Brush

Se você gosta de trabalhos artísticos, com modelagem de personagens para animações e games — como as esculturas em massinha — esse software da Pixologic atende às suas necessidades.
Para começar, você encontrará formas básicas com diversas opções de pincéis para usar como preferir. À primeira vista, parece tudo muito simples, mas seu ponto fraco é o mesmo que sempre assombra usuários desse tipo de software: uma interface nada amigável. Contudo, basta investir um tempinho em tutoriais e seus trabalhos ficarão impecáveis.

6. SketchUp

Os profissionais de arquitetura e design de interiores usam muito esse software simples e prático para elaborar ambientes e projetos arquitetônicos em 3D com intuito de fazer uma apresentação em tempo mais hábil. O SketchUp é também conhecido pela versatilidade ao atender engenheiros, desenhistas técnicos, escultores e outros profissionais que buscam eficiência em suas modelagens.
Com uma interface simples e intuitiva — se comparado aos outros softwares de arquitetura com a mesma finalidade — ele ganhou espaço entre diversos profissionais que procuravam algo mais prático para o dia a dia. Seus comandos são ágeis para projetar desde peças detalhadas de marcenaria e interiores de residências até o planejamento urbano de cidades.

7. SolidWorks

O SolidWorks é conhecido como um dos mais perfeitos softwares de modelagem 3D já desenvolvidos para projetistas e engenheiros. Trata-se de uma ferramenta completa para a criação de todo tipo de modelo mecânico inovador.
Sua interface é amigável e ele pode ser amplamente manuseado por estudantes de engenharia que estão em busca de um recurso ideal para desenhos mecânicos. Isso porque o programa dispõe de inúmeras funcionalidades apropriadas para essa finalidade, incluindo funções direcionadas para projetos de chapas metálicas, moldes e construção soldada, o que faz dele uma solução que engloba todos os níveis dos processos de desenvolvimento de produtos.
Além disso, promove um fluxo de trabalho integrado e contínuo para projetar, verificar, comunicar e gerenciar dados. Mesmo sendo pago, ele conta com uma versão de avaliação gratuita que dispensa o download (basta criar a sua conta no site e usar).
Todas essas são apenas algumas das alternativas disponíveis no mercado. Embora sejam os programas mais conhecidos e preferidos por uma gama de profissionais, existem outras opções. É importante deixar claro que cada profissional ou estudante desenvolve afinidade com o software de modelagem 3D que mais se adapta ao seu estilo e necessidade. Teste o máximo que puder e escolha o seu.
Ainda está procurando um software que atenda perfeitamente às necessidades do seu trabalho? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre assuntos relacionados a esse!

2 Comentários

  1. Sdftt disse:

    Se nem o nome do software escreve direito…. Imagina os cursos

    • Redação Impacta disse:

      Olá, sobre qual software você se refere para arrumarmos a escrita? Erros de grafia e digitação podem acontecer e estamos à disposição para corrigir qualquer possível equívoco nosso, mas nossos cursos são reconhecidos por sua qualidade, em especial na área de modelagem 3D. Abraços!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!