faceboook

Quais são as Certificações Microsoft disponíveis?

Se você atua ou pretende entrar para a área de TI, saiba que as Certificações Microsoft podem ser fundamentais para sua carreira. Conheça as principais!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Uma forma de sobressair perante a concorrência é obter certificados que comprovam a qualidade como um profissional. Por isso, as certificações Microsoft andam em alta do mercado.
Neste post conferiremos o porquê das certificações da Microsoft serem tão valiosas no mercado. Também descobriremos os tipos de certificações mais comuns, as principais áreas e o que é preciso saber para conseguir uma. Ficou interessado? Então continue a leitura até o fim!

Por que Microsoft?

As certificações da Microsoft se tornaram um requisito necessário no processo de seleção de muitas empresas. Os profissionais que não têm essas certificações estão perdendo espaço nos processos seletivos e, consequentemente, grandes oportunidades estão escapando.
Isso por que a Microsoft ainda domina grande parte do mercado. O sistema operacional Windows, ferramentas de escritório como o pacote Office e ferramentas de desenvolvimento como o .NET e SQL Server são só alguns exemplos da variedade de recursos usados pelas mais diferentes empresas do ramo tecnológico.
As certificações oficiais oferecidas pela Microsoft atestam a competência dos profissionais para manipular as tecnologias da empresa. Isso garante credibilidade maior no currículo desses profissionais, que conseguem provar, por meio de certificados, sua experiência no assunto.
As certificações mais avançadas da Microsoft tem reconhecimento global, habilitando o portador a trabalhar em qualquer empresa do mundo. Além de serem permanentes, ou seja, nunca expiram.

Tipos de certificações Microsoft

Microsoft divide os níveis de certificados em basicamente três: MTA, MCSA e MCSE. Em algumas áreas há uma variação como a certificação básica em Office que se chama MOS e a mais avançada de desenvolvedor que se chama MCSD. Vamos ver o que cada certificação exige do usuário.

Microsoft Technology Associate, MTA

O MTA é feita para iniciantes que procuram o conhecimento fundamental da tecnologia. Ela abrange um amplo espectro de conceitos básicos. Além de avaliar o conhecimento técnico padrão e aprimorar a credibilidade.

Microsoft Certified Solutions Associate, MCSA

O MCSA tem como alvo as pessoas que procuram um emprego de nível júnior em uma empresa de TI. Além de fornecer conhecimentos mais aprimorados que o MTA, o MCSA também é pré-requisito para as pessoas que desejam tirar certificações mais avançadas.

Microsoft Certified Solutions Expert, MCSE

O MCSE é uma certificação destinada aos profissionais de TI com experiência profissional e ampla bagagem na área. Ela atende aos profissionais que buscam criar soluções inovadoras nas mais diferentes tecnologias, tanto localmente, quanto em nuvem.

Microsoft Office Specialist, MOS

O MOS é destinado ao domínio das ferramentas Office. Cada certificado MOS atesta que o usuário consegue explorar todas as ferramentas oferecidas dentro de um programa Office específico.

Microsoft Certified Solutions Developer, MCSD

O MCSD é a certificação de nível mais alta oferecida para desenvolvedores. Ela atesta que o detentor do certificado seja capaz de criar soluções inovadoras em várias tecnologias de desenvolvimento.

Áreas de Certificação

Os níveis apresentados na seção anterior dizem respeito apenas às exigências dos certificados. Para cada área é preciso ter conhecimentos específicos, a fim de tirar certificações de nível MTA, MCSA ou MCSE. Nesta seção vamos discutir os principais requisitos para se certificar em algumas áreas da Microsoft.

Windows Developer

Para se tornar um Windows Developer é preciso, antes de mais nada, ter um conhecimento prévio em lógica de programação. Essa certificação habilita o usuário a desenvolver aplicações que funcionem usando o sistema operacional Windows. A linguagem utilizada na certificação é o C#.
Para isso é preciso conhecer os fundamentos básicos de C# como ações, decisões. repetições e tratamento de exceções. Além de estrutura da linguagem, ao uso de arrays, coleções, entre outros recursos.
É preciso conhecer o básico em banco de dados, como o SQL Server. Como ter acesso a esses bancos usando ferramentas como ADO.NET, DataSets e LINQ para a realização de consultas, passando por funcionalidades dos WebServices e ReportViewer, entre outros.
Por fim é cobrado do usuário como trabalhar com delegates, eventos, threadstasks, Windows Services, WCF Services, WPF, integração com ferramentas Office e realização de testes unitários.
Para adquirir os conhecimentos necessários, é preciso fazer pelo menos 140 horas de cursos. Para quem não tem conhecimento em lógica de programação e nem banco de dados, será preciso um total de 220 horas de estudos.

Web Developer

É similar à certificação de Windows Developer. No entanto, o Web Developer é o profissional capaz de desenvolver aplicações web usando tecnologia da Microsoft. Essa certificação também precisa que o usuário tenha um conhecimento prévio em lógica de programação e o básico em SQL Server.
A certificação contempla conhecimentos para desenvolvimento de aplicações reais disponibilizadas para o mercado de trabalho. Ela aborda vários temas e recursos simultaneamente como conceitos de HTML5, CSS3, JQuery, além de requisição e resposta usando a linguagem C# e a plataforma .NET para o back-end.
Para quem não possui os requisitos mínimos para esta certificação, é necessário 180 horas de estudos em cursos. Para quem só deseja aprender aplicações web, é possível estar habilitado para certificação com apenas 100 horas.

SQL Server

Os certificados em SQL Server reúne os aspectos mais básicos aos mais avançados da ferramenta. Isso inclui técnicas da linguagem de programação SQL, conceitos básicos como objetos, cláusulas, tipos, relacionamento, integridade e consistência de dados. Também é exigido conceitos avançados como viewsproceduresfunctions e triggers.
Além disso, são exigidas técnicas de gestão de backups, segurança, automação, replicação e distribuição de dados. Os níveis mais avançados de certificação exigem o domínio em ferramentas como o SQL Server Integration Services, conhecido como SSIS, SQL Server Analysis Services, o SSAS e SQL Server Reporting Services, conhecido como SSRS. Ambas as ferramentas são utilizadas para desenvolver aplicações avançadas em SQL.
O aprendizado completo dos conhecimentos em SQL Server podem ser realizados por meio de vários cursos que somam um total de 200 horas de aprendizado.

Windows Server

As certificações Windows Server habilitarão o detentor do certificado a instalar, configurar, implantar, gerenciar e manter servidores, além da configuração e gerência da alta disponibilidade deles.
Para instalar e configurar servidores serão cobradas as habilidades de instalação e gerenciamento dos mesmos. Além de configurar servidor de arquivo e impressora, configuração e diretivas de acesso a rede, active directory e políticas de grupos.
Para implantar, gerenciar e manter servidores é preciso que o usuário tenha as habilidades de instalação e configuração e também técnicas para gerenciar o funcionamento de um servidor.
O último exame, que configura alta disponibilidade de servidores, cobra do usuário as habilidades citadas anteriormente, além de configurar e gerenciar disponibilidade, configurar servidor de arquivo, armazenamento e continuidade de recuperação.
Os cursos para MCSA em Windows Server duram 120 horas e para MCSE 80 horas totalizando 200 horas de estudos para fazer as provas de certificação.
Para continuar no mercado ou obter um novo caminho profissional é preciso estar sempre atualizado. Aproveite essa oportunidade para desenvolver o seu potencial e agregar valor ao seu currículo com as certificações Microsoft.
Gostou do nosso conteúdo sobre certificações Microsoft? Aproveite a sua visita e confira o quê o Microsoft Project pode fazer para a gestão do seu projeto.

2 Comentários

  1. jUNIOR disse:

    Bom dia, gostaria de saber como prestar o exame para certificação MOS em Excel, local, preço e datas. Preciso ter um curso comprovado?
    obrigado.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!